Categories: Artigos

Uma empresa inesquecível

Uma empresa inesquecível 

Como é, ou será, uma empresa inesquecível?

Todas as vezes que perguntamos isto às pessoas, elas começam me dizendo: “Ah! Ela é, ou será, muito diferente de todas as que conheci até hoje”. Quando pergunto por quê, elas dizem que isso se deve a uma série de boas razões, que enumero a seguir:

1 – Porque ela sabe que os grandes capitais de que dispõe são a inteligência e a vontade de trabalhar e produzir de todos os que trabalham nela, e não o tempo e/ou a simples presença física delas, e sabe conquistar isto competentemente;

2 – Porque ela sabe que fornecedores, colaboradores e clientes não são públicos a serem explorados, mas sim a serem conquistados todos os dias e em todas as oportunidades possíveis;

3 – Porque ela sabe que jamais irá precisar de um código do consumidor para respeitar, pois tem o seu próprio código, no qual estão claramente explícitos princípios que dizem que o principal papel dos fornecedores não é apenas fornecer; que o principal papel dos seus colaboradores não é apenas trabalhar; e que o principal papel dos seus clientes não é apenas comprar, mas sim que todas estas pessoas têm que ser, na prática, transformados nos seus maiores vendedores;

4 – Porque ela sabe que ética é indispensável e insubstituível, e que, por isso, a grande “sacada” é a honestidade total e irrestrita em todas as suas relações e em todos os momentos;

5 – Porque nela todas as chefias têm a consciência clara de que o seu principal papel é desenvolver pessoas e não processos, pois todas as suas chefias sabem que é a dimensão das pessoas que resulta na dimensão da empresa, e não apenas as suas competências técnicas, e que a empresa só crescerá se e quando todas as pessoas que nela trabalham crescerem;

6 – Porque sabe que alegria é um dos maiores geradores de lucros que existe e que, por isso, todos trabalham para que o ambiente seja sempre o mais alegre possível;

7 – Porque todas as chefias, de todos os níveis, têm a clara consciência de que sabedoria não é sinônimo de diretoria e nem que criatividade é sinônimo de gerência, e que, portanto, há que se descobrir o tempo todo novas formas inteligentes de colocar todas as sabedorias e criatividades em pleno funcionamento para o bem comum;

8 – Porque ela sabe que hierarquizam-se apenas e tão somente as funções, mas nunca as pessoas e, principalmente, as idéias;

9 – Porque ela sabe que o segredo do sucesso em todo o trabalho coletivo tem um nome: “futuro comum”, e que, se isto estiver no coração e não apenas na mente de todos, todos se ajudarão e que, portanto, a chave é conquistar o coração das pessoas; isto se chama “sinergia emocional”;

10 – Porque ela sabe que o sucesso nas relações interpessoais está na capacidade dos detentores do poder saberem manter os conflitos de idéias no nível das idéias, não permitindo nunca que eles se tornem conflitos pessoais;

11 – Porque ela sabe, claramente, que quem aceita a mediocridade recebe a mediocridade, e que basta a incompetência de um para destruir a competência de todos; e que só o medíocre e incompetente aceita a mediocridade e a incompetência como padrão de desempenho.

Esta empresa inesquecível pode ser a sua. O que é preciso fazer para tornar tudo isto real? Bem, aí está um bom exercício para todos os que pretendem dar início a uma nova era em termos de conceitos e fundamentos de uma “nova empresa”.

Tudo isso porque, conforme você acabou de verificar, com toda a certeza será preciso “demolir” uma porção de verdades que habitam as “cabeças coroadas” para que seja possível “nascer” a empresa inesquecível.

   

Professor Ribeiro Sousa – Master Practitioner e Trainer em Programação Neuro Linguística
www.treinamentoeficaz.com.br
contato@treinamentoeficaz.com.br
Telefones: (11) 3361-4658 – Celular (11) 9 8336-5748

 

Denise Andrade

Share
Published by
Denise Andrade

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

2 meses ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

6 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

6 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

9 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

9 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

10 meses ago