Marca famosa pelos esportivos se rende as tendências do mercado e lançará um SUV, que mantém características agressivas
O Urus é a aposta da italiana Lamborghini, famosa pelos superesportivos, para conquistar espaço no segmento dos utilitários esportivos (SUVs). A pretensão é aumentar a presença da marca italiana, não só na China (Oriente Médio), onde o carro foi apresentado, mas também na América do Sul, Estados Unidos e Rússia.
Segundo o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Lamborghini, Maurizio Reggiani, a montadora tem interesse em penetrar nesses mercados, onde ainda não estão tão fortes.
O modelo foi apresentado na última edição do Salão de Pequim. A China será o primeiro país onde o modelo será comercializado, a partir de 2015. Lá, o preço do SUV deve ficar em torno de US$ 635 ml (R$ 1,2 milhão), valor que pode variar dependendo das diferenças de cada versão. O país foi escolhido, porque a marca o considera seu maior mercado. A estimativa da Lamborghini é vender de 3 a 4 mil unidades do SUV por ano em todo o mundo.
E com o crescente interesse dos consumidores chineses por SUVs, a Lamborghini aposta com segurança, que será um sucesso entre os chineses.
Essa certeza se deve ao valor agregado a cada detalhe do Urus, que é totalmente feito de fibra de carbono.
Confira a seguir mais detalhes desse grande conceito!
Com um visual indiscutivelmente esportivo e agressivo, o utilitário recebeu todas as características da marca, inclusive sob o capô, onde foi colocado um motor (não especificado) de 600 cv. A “única” diferença em relação aos tradicionais esportivos da marca é que o Urus tem 4,99 m de comprimento e 1,66 m de altura.
As proporções do utilitário fazem jus à explicação do nome escolhido para batizá-lo. Como manda a tradição da marca de Sant’Agata, todos os carros recebem nomes de touros famosos.
Os Urus, também conhecidos como Aurochs, eram os ancestrais selvagens dos gados domésticos. Eles chegavam a medir 1,8 metro de altura do solo até os ombros e viveram na Espanha há 500 anos.
Apesar do tamanho assustador e da potência exagerada para um SUV, a Lamborghini garante que este “touro” é domável o suficiente para o uso familiar e diário.
Principalmente pela tração integral permanente que acompanha o modelo e pela série de artifícios tecnológicos que mantém o carro estável. Conforme informou a marca, o SUV terá espaço para, no máximo, quatro passageiros.
O visual do Urus é inquestionávelmente bonito, mesmo os mais aficionados pelos esportivos da Lamborghini terão que admitir que o SUV recebeu total identidade da marca e acertou em cheio.
Ele não é apenas mais um SUV com cara de cupê, com traços que fogem completamente a regra e vincos salientes por todos os cantos da lataria. Ele é muito parecido com um Aventador, mas mais alto – muito alto mesmo.
O mais impressionante é que todos estes cortes e entradas de ar tem um propósito. Além de esbanjar pedaços feitos com fibra de carbono para otimizar o peso do SUV, os técnicos da Lamborghini utilizaram cada parte do Urus para diminuir a incidência do atrito com o vento a partir de desenhos milimetricamente planejados. As rodas de 24 polegadas também são destaque no visual que o Urus provoca.
Para os que estão loucos para saber quando o carro estará em solo brasileiro, isso é uma incógnita, mas diretores da Lamborghini afirma que o Brasil hoje se tornou um grande mercado e eles estão de olhos bem abertos e voltados para cá. Então é só torcer e esperar!
Maurizio Reggiani ressaltou que o Urus não se afastou da linha de criação da montadora italiana. “É perfeito em termos de design, pois você pode imediatamente reconhecer as características da Lamborghini.