Destaques

Veja a nova geração do Audi Q5 que terá novo design e motor híbrido

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare

Lançamento na Europa antecipa versão que teremos importada no Brasil

A Audi vem demonstrando claro sinais de que a eletrificação total pretendida pela empresa dentro de poucos anos não irá acontecer na velocidade esperada. A marca das quatro argolas apresentou a nova geração do Audi Q5 que ganha a base da nova plataforma PPC multicombustível e não 100% elétrica. A novidade estreia em três versões: Basic, Advanced e S line.

Entra em cena um visual bem mais esportivo, uma nova identidade suave para a grade single frame, nova tecnologia de iluminação e segurança entre outras novidades. 

O porte, no entanto, é apenas 3,5m mais longo que a versão anterior. No comprimento são 4.717 mm, a largura é de 1.900 mm, a altura de 1.651 mm e a distância entre eixos de 2.820mm. 

Entre as novidades estão novos faróis de Matrix LED com 15 elementos e ainda OLEDs digitais com até 266 segmentos em painéis que formam imagens. 

Por dentro a linguagem dos novos carros da Audi está presente com duas telas OLED com  instrumentos de 11,9″ e multimídias de 14,5″ e mais 10,9 de uma terceira tela para o passageiro como opcional. Head up display com tela grande, sistema Android Automotive OS e comandos de voz além do Chat GPT também estão disponíveis. Outra opção está no som Bang&Olufsen Premium com amplificador de 685 watts e 16 alto-falantes no pacote. 

Novo motor híbrido leve 

Na motorização há muitas novidades. A principal delas é que os engenheiros da Audi apresentaram um novo motor 2.0 com assistência híbrida leve bem mais evoluída do que a atual.

O motor principal é um 2.0 TFSI que tem 204cv, 2.0 TDI turbodiesel de 204 cv e 3.0 V6 TFSI com 367 cv (apenas no Audi SQ5) sempre associado a um motor gerador de partida e uma correia que ficam no eixo de saída do câmbio de dupla embreagem e sete marchas aumentando a potência em 24,5cv e a regeneração em 25kw graças ao sistema alimentado por bateria de ferro e lítio de 47V e 1,7kwh. 

Ainda teremos os Audi Q5 híbridos plugin que trarão o mesmo motor 2.0 com sistema elétrico mais evoluído em 2025. Entre os pacotes de suspensão estarão os sistemas pneumáticos e também amortecedores adaptativos do tipo “Frequency Selective Damping” capazes de se auto ajustarem ao tipo de terreno. 

Os preços partem de 52 mil euros na versão 2.0 a gasolina de entrada, 54 mil para a versão Quattro com tração integral e a versão turbodiesel chega a 57 mil euros. Em uma conta rápida chegamos a R$ 325 mil, R$ 340 mil e R$ 357 mil na versão diesel que não estará disponível por aqui quando o carro chegar no próximo ano. 

Marcos Camargo

Share
Published by
Marcos Camargo

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

2 meses ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

6 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

6 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

9 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

9 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

9 meses ago