Lançamento na Europa antecipa versão que teremos importada no Brasil
A Audi vem demonstrando claro sinais de que a eletrificação total pretendida pela empresa dentro de poucos anos não irá acontecer na velocidade esperada. A marca das quatro argolas apresentou a nova geração do Audi Q5 que ganha a base da nova plataforma PPC multicombustível e não 100% elétrica. A novidade estreia em três versões: Basic, Advanced e S line.
Entra em cena um visual bem mais esportivo, uma nova identidade suave para a grade single frame, nova tecnologia de iluminação e segurança entre outras novidades.
O porte, no entanto, é apenas 3,5m mais longo que a versão anterior. No comprimento são 4.717 mm, a largura é de 1.900 mm, a altura de 1.651 mm e a distância entre eixos de 2.820mm.
Entre as novidades estão novos faróis de Matrix LED com 15 elementos e ainda OLEDs digitais com até 266 segmentos em painéis que formam imagens.
Por dentro a linguagem dos novos carros da Audi está presente com duas telas OLED com instrumentos de 11,9″ e multimídias de 14,5″ e mais 10,9 de uma terceira tela para o passageiro como opcional. Head up display com tela grande, sistema Android Automotive OS e comandos de voz além do Chat GPT também estão disponíveis. Outra opção está no som Bang&Olufsen Premium com amplificador de 685 watts e 16 alto-falantes no pacote.
Novo motor híbrido leve
Na motorização há muitas novidades. A principal delas é que os engenheiros da Audi apresentaram um novo motor 2.0 com assistência híbrida leve bem mais evoluída do que a atual.
O motor principal é um 2.0 TFSI que tem 204cv, 2.0 TDI turbodiesel de 204 cv e 3.0 V6 TFSI com 367 cv (apenas no Audi SQ5) sempre associado a um motor gerador de partida e uma correia que ficam no eixo de saída do câmbio de dupla embreagem e sete marchas aumentando a potência em 24,5cv e a regeneração em 25kw graças ao sistema alimentado por bateria de ferro e lítio de 47V e 1,7kwh.
Ainda teremos os Audi Q5 híbridos plugin que trarão o mesmo motor 2.0 com sistema elétrico mais evoluído em 2025. Entre os pacotes de suspensão estarão os sistemas pneumáticos e também amortecedores adaptativos do tipo “Frequency Selective Damping” capazes de se auto ajustarem ao tipo de terreno.
Os preços partem de 52 mil euros na versão 2.0 a gasolina de entrada, 54 mil para a versão Quattro com tração integral e a versão turbodiesel chega a 57 mil euros. Em uma conta rápida chegamos a R$ 325 mil, R$ 340 mil e R$ 357 mil na versão diesel que não estará disponível por aqui quando o carro chegar no próximo ano.
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