Depois de apresentar no Salão de Frankfurt de 2015 a nova geração do Tiguan, SUV compacto que é o irmão menor do Touareg, a montadora alemã levou a Detroit uma versão híbrida desenvolvida de olho no mercado americano.
Montado sobre a plataforma modular MQB (sigla de “Modularer Querbaukasten” ou Matriz Modular Transversal), o Tiguan é o primeiro SUV da Volkswagen a se beneficiar das vantagens oferecidas pela plataforma, também adotada por outras empresas do grupo, como a Audi, a SEAT e a Skoda.
Segundo a Volkswagen, embora apresentado como carro conceito, o Tiguan deverá chegar ao mercado norte-americano em 2017, utilizando uma versão de chassi alongado que permitirá oferecer versões que acomodarão até sete ocupantes.
Para a Volkswagen, o novo Tiguan marca o pontapé inicial de uma ofensiva no segmento de SUVs que irá expandir significativamente a gama de veículos oferecidos, especialmente na América do Norte.
Tração integral
Uma das grandes sacadas do Tiguan GTE Active Concept é o inovador sistema de tração integral, que permite excelente performance em condições de uso fora de estrada mesmo no modo de propulsão 100% elétrica.
O concept conta com três motores, sendo um TSI® turbo a gasolina com injeção direta, de 148 cavalos, acoplado a dois motores elétricos que adicionam 54 cv às rodas dianteiras e 114 cv nas traseiras.
A transmissão automática tem 6 velocidades e foi especialmente concebida para uso híbrido, com o motor elétrico dianteiro alojado no interior da caixa de câmbio.
Preparação off road
Para preparar o concept para enfrentar as durezas do uso fora de estrada, o SUV foi submetido a várias alterações: a distância do solo foi aumentada e os ângulos de aproximação e de saída foram melhorados.
No que diz respeito a elementos visuais, a frente recebeu uma placa resistente de alumínio indo do para-choques até abaixo do motor, complementada por quatro protetores de polímero preto sólido facilmente substituíveis para proteger contra o contato com pedras e arbustos.
O teto ganhou racks em alumínio de alta resistência e dois faróis moldados em alumínio fosco e dotados de lâmpadas LED. Já os paralamas receberam extensores em padrão “Dark Graphite” para acomodar os pneus 245/70 e rodas de 16 polegadas. Uma placa de proteção semelhante à da frente protege a parte inferior da traseira, também com quatro protetores de polímero substituíveis.
Infotainment de ponta
Se por fora o Tiguan GTE do Active Concept parece “pronto para a briga”, por dentro o que domina é a tecnologia de ponta, com um sistema de infotainment de ponta equipado com uma tela touchscreen de alta definição e 9,2 polegadas, posicionada em frente ao motorista e preparada para reconhecimento de comandos por gesto.
Além de incorporar botões sensíveis ao toque, essa tela configurável pode exibir dez tipos diferentes de conteúdo, desde os relacionados às músicas, o número e a imagem de quem está ligando ou recebendo uma ligação, mapa de navegação por GPS ou ainda instrumentos para uso off road, como ângulo de direção, bússola, indicador de altitude, etc.
Além disso, o sistema permite espelhamento de tela e reconhece os padrões Android Auto e Apple CarPlay.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.