Consultor ensina o que fazer para vender mais

Um dos maiores desafios da atualidade é descobrir como vender mais. E vender mais deixou de ser uma simples questão de praticar o menor preço, vender parceladamente a juros módicos, ou ainda, aplicar economia de escala, vendendo em grandes quantidades com baixa margem de lucro.

No passado, quando a concorrência parecia ser mais “generosa”, ou até mesmo inexistia em determinados segmentos de mercado, tornava-se mais cômodo colocar produtos e serviços para o mercado consumidor.

No Brasil, na década de 90, com a abertura do mercado para o resto do planeta, a “música começou a tocar em outro tom”. O empresário brasileiro viu seu “feudo” invadido por novidades, lançamentos e preços desconhecidos por seu tão leal e submisso público.

Para isso, a saída inicial foi adaptar-se a essa avalanche, incorporando “os forasteiros” ao seu cardápio de vendas. Assim, quem tinha maior variedade, acabava saindo na dianteira para uma plateia ávida pelas “novidades”.

O tempo foi passando, as empresas foram de uma forma ou de outra “se virando”, montando seus estoques variados, e aí o problema começou a surgir por trás dos bastidores. Estoques encalhados, promoções forçadas para “desova” do que não se conseguia vender pelos métodos convencionais, e o gargalo financeiro foi apertando a “guela” dos que tinham capital de giro encolhido.

E o que fazer agora para vender mais, diante de uma concorrência crescente e “tubarônica” ? O que fazer para enfrentar esse momento que chamávamos de crise, palavra que ouvimos por décadas a fio?

Uma coisa sempre foi e será certa: A concorrência cada vez está mais presente, mais forte e crescente dia a dia. Hoje, tudo está ao alcance de todo e qualquer empresário. Basta ter “coragem” e “grana”. Ao menos, é assim que pensam muitos…

Será que só isso é o suficiente para sobreviver nesse mercado voraz onde a fidelidade da clientela cada vez escasseia mais? Ainda vemos os “gurus” preconizando o reforço do marketing e da propaganda, afinal, obviamente, “quem não é visto não é lembrado”.

Então, o que fazer para vender mais? Os “visionários” estão descobrindo, vejam só…

A receita? Olhar e cuidar muito bem do seu capital humano…

Apesar de toda a tecnologia atual e a abertura global do mercado, estamos voltando aos tempos antigos, quando atenção, gentileza, preocupação com o cliente, sinceridade e, principalmente, vontade de ajudá-lo eram obrigações e não atributos.

Isso mesmo, atitudes simples, típicas de quem está disposto a resolver em seu balcão o problema do cliente que o procura, principalmente ouvi-lo!

Acima de tudo, é preciso desenvolver o potencial profissional de cada um de seus colaboradores, antigamente chamados de empregados, e que hoje são a “essência” fundamental da empresa.

É preciso entender que a empresa não é apenas sua razão social, seu patrimônio e o quanto é vista e fixada no mercado. A empresa é constituída essencialmente pelas pessoas que nela atuam, desde sua mais simples e valiosa colaboradora de serviços gerais até seu alto escalão, passando principalmente pelos seus “profissionais de vendas”, chamados antigamente de vendedores, ou tiradores de pedidos, e que hoje são peças valiosíssimas no tabuleiro do comércio.

É preciso investir maciçamente em treinamento desse capital humano, preparando-o para realmente “fazer a diferença” diante de seu público consumidor e também de sua concorrência.

Definir metas, estimular a criatividade de cada um, capacitá-los no conhecimento da concorrência, implantar a cultura de retenção de clientes e prepará-los com técnicas “motivacionais” de vendas.

Isso terá de ser o cardápio principal e indispensável para a sobrevivência das empresas que pretendem permanecer vivas e saudáveis no cenário atual e futuro de um mercado cheio surpresas.

Wilson Santos

Wilson Santos é palestrante, consultor, treinador de pessoas e profissional de vendas. Suas especialidades são técnicas motivacionais de vendas e marketing de vendas. Perguntas relativas ao assunto podem ser encaminhadas ao e-mail: consultoresrevistaautomotivo.com.br

fabio codellos

View Comments

  • Muito boa análise! Ótimo texto! Capital humano ainda é o sustentáculo das Empresas.

    • Olá, Carlos.

      Em nome da AutoMOTIVO e do nosso articulista Wilson Santos, agradecemos a sua avaliação.

      Continue participando com os seus comentários!

Share
Published by
fabio codellos

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

2 dias ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

3 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

5 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

6 dias ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

1 semana ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

1 semana ago

This website uses cookies.