Categories: Produtos

Alarme detecta se criança está trancada no carro

Ainda há muitas oportunidades para serem aproveitadas no mercado de acessórios automotivos. Um exemplo interessante é o equipamento desenvolvido por um aluno de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, que detecta se há uma criança trancada em um carro sem ocupante no banco dianteiro e age em função disso.

Infelizmente, casos de motoristas que esquecem crianças dentro de veículos estão se tornando cada vez mais comuns. O fenômeno não está limitado só ao Brasil e preocupa pais e cientistas do mundo todo. De acordo com o website especializado Kids and Cars, só nos Estados Unidos esse tipo de acidente cresceu 10 vezes num período de 20 anos, passando de 5 em 1990 para 49 em 2010.Graças à divulgação, o número de casos baixou para 44 em 2013 e até o final de outubro de 2014 tinha somado 30 casos.

O grande número de casos divulgados pela Imprensa no Brasil motivaram o ex-aluno da PUC-Campinas, Victor Angel Bocchi Castellaro, de 24 anos, a criar um sistema de segurança que detecta e avisa o responsável pelo veículo de que há uma criança dentro do carro.

O estudo foi realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) , na Faculdade de Engenharia Elétrica da PUC-Campinas, e defendido em maio de 2014.  Castellaro criou um sensor que identifica se o veículo possui alguma criança no banco de tras e se há algum passageiro no banco da frente. Caso o adulto saia e feche os vidros, esse sensor passa imediatamente a medir a temperatura interna do veículo.

O sistema desenvolvido estabelece a temperatura de 38 °C como nível máximo tolerável. Se internamente o carro atingir essa temperatura, o sistema envia uma mensagem para o celular do responsável pelo veículo, avisando-o que há uma criança dentro do carro. Se dentro de um minuto o adulto não responder ou não voltar para o veículo, o sistema interage automaticamente com o acionador elétrico e abre os vidros.

“Diante de inúmeras notícias de pais que esquecem os filhos dentro do automóvel e a criança morre em razão da alta temperatura, eu decidi realizar esse trabalho”, conta Castellaro. O ex-aluno ressalta, ainda, que durante o estudo não foi encontrado nenhum dado sobre esses casos no Brasil. “O que justificou meu trabalho foram notícias de jornais, que são inúmeras. Contudo, infelizmente, eu não localizei estatísticas sobre esses casos”, completou.

O projeto de Trabalho de Conclusão de Curso foi premiado por ser considerado um dos melhores trabalhos do ano de 2014, no curso de Engenharia Elétrica. O estudo teve orientação dos docentes André Luís Peternella e Frank Herman Behrens, e foi realizado entre anos de 2012 e 2014.

A empresa que passar a oferecer esse produto ou um similar com certeza vai atrair muita atenção da Imprensa e do mercado. Quem se habilita?

 

fabio codellos

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

3 dias ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

4 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

6 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

1 semana ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

1 semana ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

1 semana ago

This website uses cookies.