A empresa foca no desenvolvimento contínuo de novos produtos para se manter no topo do mercado
A história do início da AR70 é parecida com o de outras histórias vencedoras que conhecemos neste setor automotivo, mas o que consolida esta marca em meio ao mercado e com clientela fiel é outra história (e bem particular).
Voltando no tempo, mais precisamente no início de 2006, os fundadores da empresa e atuais sócios – Alexandre Faustino e Renato Minnone – criaram a marca com um objetivo bem diferente: trabalhar com o mercado e-commerce (tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador). Naquela época, ambos trabalhavam para multinacionais do setor de eletro-eletrônicos e vislumbraram uma demanda de mercado pouco explorada.
Um ano, inúmeras pesquisas de mercado e viagens depois. Os sócios então, já com a expertise de mercado, licenciaram a marca AR70 para um investidor que possibilitou aos fundadores viabilizarem o desenvolvimento de produtos voltados ao mercado de som automotivo. “Trabalhei junto à engenharia, acompanhando o desenvolvimento do produto AR70, que é exclusivo e em 2007, fechamos a primeira compra”, nos contou Alexandre Faustino, que completa: “Quatro meses depois estava eu de volta à fábrica, já pensando no desenvolvimento de novos produtos”.
Em 2008 a AR70 trabalhava a todo vapor. “Nossos maiores clientes eram as concessionárias, que compravam o maior volume de nossos produtos”, afirmou Alexandre. Mas também atuavam já com locadoras de veículos, varejistas físicos e distribuidores.
Mas foi no final de 2008 e início de 2009 que a AR70 enfrentou seu primeiro e grande obstáculo: a crise econômica mundial. “Tínhamos viajado para fechar mais um lote de produtos num clima de excitação e bons negócios e quando voltamos, encontramos um cenário totalmente desfavorável”, nos contou Renato Minnone. “As montadoras tiraram a força das concessionárias e nosso principal cliente na época quebrou”.
Como todo bom empreendedor, não é só de conhecimento do mercado que se obtém sucesso, é preciso coragem. E os sócios foram em busca de outro canal de distribuição e vendas de seus produtos. “Neste cenário, voltamos ao início de nossa história e foi a internet quem nos abriu as portas. Conseguimos nos manter no mercado com as vendas do e-commerce”, afirmou Renato.
Vendo o crescimento do poder de compra da classe C, a internet ganhou força e possibilitou que a AR70 superasse a crise econômica e se mantivesse forte no mercado. “Já com a situação econômica do país equilibrada, passamos a fazer ações para reconquistar outros canais de venda e distribuição e, hoje, temos o nosso produto vendido nas diferentes frentes e com equilíbrio”, afirmou Alexandre.
Atualmente já estabilizados e com credibilidade reconhecida no mercado, a AR70 atua forte em três frentes: desenvolvimento de produto, estrutura logística e tecnologia. Trabalham com ferramentas que os possibilitem verificar estoque, reposição, giro de produtos e expectativa de lançamentos. Além de visitarem feiras como a CES (Consumer Eletronics Show), em busca efetivamente das tendências para o próximo ano. “Acreditamos, por exemplo, no fim do CD no auto rádio. Além das entradas auxiliares e USB darem requinte ao aparelho, são também tecnologias que dão muito menos problemas ao fabricante”, nos contou Alexandre.
Outra característica da marca, além da qualidade de seus produtos, é a preocupação com o atendimento ao cliente e pós-venda. Eles mantêm um Call Center próprio, com profissionais treinados para responder ao consumidor o mais rápido possível e solucionar o problema. “Contamos com um engenheiro da fábrica localizado aqui no Brasil, e é o mesmo que analisa possíveis danos ao produto para que a solução tomada seja eficaz”, afirmou Renato.
Perguntados sobre a possibilidade de terem uma fábrica no Brasil, Alexandre afirmou: “Com o dólar como está, não compensa. O processo de importação é mais rápido pra gente do que trazer de Manaus”. Ainda sobre a questão da importação, a AR70 se mostra atenta ao mercado econômico e afirma: “Mesmo que haja uma desvalorização da moeda, a nossa situação frente aos concorrentes que fabricam no país não é ruim, pois hoje a maioria dos fabricantes nacionais também importam muito de sua matéria prima”.
Para se fazer presente no mercado e aumentar o poder de vendas, ações de marketing também são importantes. A AR70 foca-se em ações mais pontuais e em parceria com seus principais clientes. “Temos que garantir ao nosso licenciador garantia do retorno investido. Com essas ações em parceria, conseguimos mensurar esse resultado”.
Quanto à expectativa para 2011, já iniciamos um novo ano, com novo governo, Alexandre Faustino e Renato Minnone afirmam que não poderia ser melhor. “Com uma nova quebra de recordes em vendas de automóveis no final de 2010, a classe C conquistando cada vez mais poder de compra e preocupada em aliar qualidade, tecnologia e preço, acreditamos que mesmo com novo governo, o crescimento econômico se manterá”.
Por: Denise Andrade
Fotos: Arquivo RA e Divulgação
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