Recentemente estava em São Paulo, me locomovendo pelas ruas desta metrópole dentro de um carro conduzido por um motorista de aplicativo.
E nesse curto trajeto, de cerca de 25 minutos, decidi passar o tempo contando as motos que passavam e que também estavam ligadas a Uber Eats, Rappi, ifood, James entre outros.
No total, durante esse período, contei 23 motocicletas, ou seja, quase uma por minuto.
Volto uma semana no tempo e lembro do mesmo exercício que fiz com as bicicletas e patinetes compartilhadas, aqui então a conta foi muito superior e avistei centenas em poucos minutos.
Dentro dessas categorias, o crescimento acelerado é quase um imperativo para se manter vivo.
A Yellow é um desses exemplos, que inclusive já barrou a chegada de players chineses, a briga no “moto entrega” já vitimou a Glovo, que resolveu sair do país e a briga entre os carros de aplicativo tem se concentrado entre Uber e 99.
Sou um entusiasta do mundo do software como serviço, conhecido como SaaS, principalmente por esse potencial de crescimento, muitas vezes global, que a tecnologia permite alcançar. O mundo está literalmente a um clique de distância.
Mas também no universo SaaS, o crescimento acelerado parece se tornou um imperativo de diferenciação e defesa de território.
Captar rodadas de investimento cada vez maiores para continuar expandindo sua base de clientes, aumentar seus canais de aquisição e sonhar com mercados internacionais, está virando uma regra que nem sempre é saudável.
Crescer sem ter um bom produto, um claro ‘market fit’ e sem garantias financeiras para cobrir um alto ‘burn rate’ pode ser o fim de um sonho empreendedor, resultando no fim da sua empresa.
É preciso ter muita atenção a sede do crescimento a qualquer custo, mas, no entanto, eu também acredito que no mercado como um todo sempre teremos apenas dois ou três grandes players operando.
Veja o case de Google, Facebook, LinkedIn, Twitter, Microsoft, Apple, AWS e outros tantos gigantes da tecnologia que sempre acabam competindo com pouquíssimas empresas.
Quando e o quão rápido crescer é o segredo para o sucesso de seu empreendimento digital!
Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…
Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…
Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…
SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…
SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…
Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…
This website uses cookies.