BRANDING – o termo em inglês pode ser traduzido como o trabalho de gerenciamento de uma marca, conjunto de práticas e técnicas que visam seu fortalecimento. A construção de uma marca forte para um produto, uma linha de produtos ou serviços é consequência de um relacionamento satisfatório com o mercado-alvo.
Sua execução não é tomada apenas por ações de marketing que posicionam e divulgam a marca no mercado, mas também por ações internas na empresa, transmitindo, para todos os interessados, a imagem pretendida.
Atualmente, com a velocidade que temos no acesso às informações e utilização de novas mídias, principalmente as digitais, existe um novo perfil de consumidor; um consumidor mais antenado às novidades e a esta nova era digital. Ele tem uma nova sensação ao ter contato com a empresa e este contato começa na sua imagem – refletida na marca.
Um atraso na decisão de mudar e se atualizar, pode estar gerando prejuízos enormes às empresas, como falta de captação de novos clientes, perda de posicionamento para concorrência e, consequentemente, queda no faturamento.
Marca – o que sua empresa é realmente!
Marca é a definição do que uma empresa representa. O nome de uma empresa faz parte de sua marca assim como seu logotipo e a postura em seu atendimento. O valor da marca reflete como a empresa é percebida pelo público, como ela se diferencia no mercado.
NEXTEL – A marca que teve grande penetração no Brasil, em 2011 com avanço do 3G, novos pacotes de serviço e padrão de atendimento, quis que isso se revelasse na sua imagem. Resultado: mudou toda identidade. Observe nas fotos ao lado, que fazem parte da identidade não só a logomarca, mas toda comunicação aplicada em pontos de venda, etc. Além do logotipo e tagline, a Landor, agência que criou a identidade, também criou as tipologias (sim, são exclusivas!), embalagens e arquitetura de lojas. “Os clientes percebem a Nextel como uma prestadora de serviço de qualidade premium e parceiro confiável, que oferece produtos e serviços diferenciados e inovadores, que ajudam os clientes a serem mais produtivos. Com nosso projeto de lançar redes de terceira geração (3G), agora é o momento ideal para lançar uma nova identidade visual e uma estratégia de marca que reflitam melhor o nosso foco em conectar nossos clientes e o mundo. [Press Release Nii Holdings Inc]”, informou o porta voz da empresa na época.
A marca não é escolhida, e sim, percebida pelo público. Para a formação da marca, a empresa precisa ter sua filosofia bem definida, assim como também seus processos, organização, objetivos, etc. Mas é preciso ficar atento: uma mudança de apenas um traço, por mais sutil que seja, passa outra sensação ao consumidor. A escolha da tipologia correta, da cor, etc, infl uem em grande escala na decisão.
E se for uma marca já consagrada no mercado, não significa que não precisa passar por mudanças, já que em determinado momento, ela pode já não refletir a política e tudo que a empresa objetiva transmitir a seus clientes, em relação a seus produtos ou serviços.
Trabalho para profissionais
Alguns especialistas consideram o redesign ainda mais difícil do que a criação de uma nova marca. Deve-se levar em consideração todo o tempo de mercado da empresa entre outros fatores para que se avalie o que realmente deve ser alterado, para que o redesign trabalhe a favor do novo momento e não contra, claro.
Alguns erros fatais numa logomarca
1 Falta de leitura – Um dos mais clássicos. O cliente tem que identificar rapidamente sua marca. Fontes complexas, excesso de elementos e falta de contraste de cores são alguns exemplos de erros;
2 Marcas muito parecidas com existentes – A marca precisa ser única,ter personalidade. Não deve se parecer com nenhuma outra;
3 Marcas que não suportam redução nas aplicações.
Em muitos casos, vemos no mercado empresas com grandes restrições a mudanças, mesmo estando muito claro a necessidade de se atualizar por motivos atribuídos ao tempo da marca fatores afetivos tais como “foi o fundador da empresa que desenhou a marca”.
Mas assim como um “filho”, que também evolui, a empresa está evoluindo sempre. Portanto, mudanças são necessárias, avalie com especialistas no assunto o que a logomarca da sua empresa está realmente refletindo e se for o caso, um rumo novo na sua empresa começa aí, afinal, uma boa imagem é tudo!
Fábio R. Codellos é formado em Design Gráfico e Marketing pela Universidade São Judas Tadeu. Atuou como Diretor de Arte e atualmente é Editor Chefe da Revista AutoMOTIVO
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