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Conheça as características que identificam os cabos padrão RCA

Para começar a falar sobre os diversos cabos e conectores que constituem o padrão RCA, vamos iniciar falando um pouco sobre os cabos em geral.

Todo e qualquer cabo possui quatro componentes elétricos, que são: resistência por metro, impedância, capacitância e indutância. A alta resistência diminui a intensidade do sinal e é uma resistência em série com a unidade geradora até o amplificador. A capacitância causa a limitação na resposta do cabo, criando atenuações consideráveis em altas frequências.

É análogo a um capacitor em paralelo com a carga, que direciona os sinais de alta frequência para o fio terra. Quanto maior a capacitância, mais baixa é a frequência em que isto começa a ocorrer. Para cabos curtos a capacitância não chega a ser o maior problema, exceto quando temos aparelhos com deficiências de sinal. A indutância também atua como um filtro low pass (passa baixa), e possui um efeito muito mais danoso para o sinal de áudio.

Normalmente um cabo com baixa capacitância possui grande indutância, e cabos de baixa indutância possuem capacitâncias mais altas. Isto por que, quanto mais próximo estiver o condutor de sinal do condutor terra, mais se diminui a indutância (anulam-se os campos magnéticos). Porém isto eleva a capacitância. O inverso também é verdadeiro.

A única forma de se ter um cabo com valores baixos de indutância e capacitância é investindo em materiais nobres na sua construção, o que justifica o alto preço envolvido. Uma coisa que pode aumentar a indutância é enrolar o cabo em bobinas, por isso o excesso de cabo RCA ou dos cabos dos alto-falantes e principalmente o de alimentação não devem ser enrolados juntos debaixo do banco ou do carpete do veiculo.

Independente da qualidade e procedência do cabo, ele sempre vai ter estes três componentes, que podem ser menores ou maiores, sendo que quanto menor a resistência, capacitância e indutância, melhor o cabo, pois o sinal passa com a menor alteração possível. Sem entrar na discussão dos audiófilos, quando possível, faça a comparação de um cabo de média qualidade e outro de alta qualidade.

Deve-se lembrar que as diferenças, ao contrário do que muitos dizem, não significam que seu sistema sonoro mudará da água para o vinho. Ele melhorará sim, numa proporção que depende dos outros equipamentos, mas que podem ser sentidas nos pequenos detalhes que, quando percebidos, dão outra dimensão ao ato de ouvir música.

Portanto, concentre seus investimentos primeiro em amplificadores, unidades de áudio (CD e DVD) e alto-falantes. Não adianta testar ou comparar um cabo de alta qualidade, baseando-se em equipamentos de baixa qualidade em gerar sinal. Exemplo: utilizando um CD player ou mesmo amplificador de péssima qualidade, o resultado obtido não será real e não fará diferença nenhuma, mesmo no cabo de alta fidelidade vai ser tudo igual, ou seja, distorção de sinal generalizada, pois o cabo não corrige, apenas transporta o sinal de uma fonte à outra.

Os cabos RCA tem tendência a dar problema, principalmente quando a qualidade é duvidosa. Evite cabos com conectores injetados, pois eles costumam ter problema de contato nas conexões internas. No caso de problemas nos conectores injetados, a única solução é cortar o conector e colocar outro, o que vai dar trabalho e esteticamente não agrada. Para evitar transtornos depois da instalação, sempre teste os cabos com um multímetro procurando por circuitos abertos, ou curtos-circuitos.

Passe os cabos com cuidado, evitando quinas e locais onde exista algum metal que possa cortar ou dobrar muito o cabo, caso o cabo se rompa ou tenha problema de circuito aberto, não convém fazer uma emenda no meio do cabo, sendo necessário substituí-lo. Para passar os cabos nos orifícios da lataria, utilize anéis de borracha, ou cubra com alguma fita que proteja o cabo, utilize silver-tape ou abraçadeiras plásticas para fixar os cabos embaixo do carpete.

Nos cabos RCA, os problemas encontrados geralmente ocorrem nos plugs e juntas entre conector e cabo, estes pontos são os mais exigidos, onde a flexibilidade do cabo pode evitar transtornos com mau contato. Se o plug é de boa qualidade o conserto é simples, precisando apenas cortar o cabo e fazer a solda novamente.

Uma boa conexão entre plugs (macho e fêmea) depende de um bom contato entre os dois, alguns conectores machos não têm pressão suficiente e acaba sem pressão para fazer o contato com precisão, ficando frouxo, assim causando problemas de sinal e até ruídos; para evitar teste a pressão do seu conector macho antes de finalizar a instalação.

Ruídos: É bom saber que os problemas de ruído por indução, ocorrem geralmente em carros que têm muitos acessórios acoplados, principalmente quando se trabalha com um nível de sinal de saída baixa (abaixo de 2 volts). Geralmente nos sistemas convencionais, quando ocorre algum tipo de ruído, é problema de instalação ou algum equipamento com defeito, raramente o problema encontra-se no veículo. Muita atenção aos tipos de cabos utilizados, pois eles também podem ser sensíveis a ruídos.

Os cabos RCA blindados existem há muito tempo e se apresentam em vários modelos. Alguns possuem um fio que passa entre os dois cabos. Este fio tem origem em sistemas profissionais, onde vários equipamentos, sem contato com um terra único estão sujeitos a ruídos causados por ground loops.

Estes ruídos ocorrem quando existem diferenças de potencial de terra entre os aparelhos, o que provoca uma DDP (diferença de potencial) circulando pela blindagem dos cabos, causando ruídos. A função deste fio é aterrar os equipamentos, reduzindo os efeitos deste distúrbio elétrico. Nunca utilize este fio como remoto.

Alguns cabos, contam com uma malha de isolamento a blindagem que são subdivididos em três níveis de isolamento:

  • 1ª Blindagem: Formada pelo par trançado (2 fios enrolados um sobre o outro, como em cabos de rede, sendo que um deles conduz o sinal e o outro é o terra). Este trançamento possui grande imunidade a ruídos
  • 2ª  Blindagem: Uma malha metálica que envolve os condutores, e é ligado ao terra nas duas pontas, ou em apenas uma delas (caso de cabos que possuem a direção do sinal especificada)
  • 3ª Blindagem: Uma capa de filme metálico que cobre a segunda blindagem formando assim a tripla blindagem

De um modo geral estes cabos fazem parte do dia a dia do instalador. Esperamos ter esclarecido alguns dos mitos e mistérios que rondam estes cabos tão usados nos sistema de áudio e vídeo que construímos nos veículos diariamente em nossa loja.

O nome RCA é a sigla de Radio Corporation of America,  o mesmo nome da empresa que introduziu este modelo para conectar tocadores mono em amplificadores, na década de 40. Justamente por isso, este grupo de conectores também é chamado de conectores phono (abreviação de phonograph, fonográfico), pois ele era utilizado para criar a conexão entre um tocador de vinil e um rádio que amplificava o sinal.
Leia mais em: www.tecmundo.com.br

Por: Serginho e Bila

Projetistas de áudio da Stop Car Audio Design.

consultores@revistaautomotivo.com.br

Fotos:  Divulgação

fabio codellos

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