O segmento de pick-ups compactas vem ganhando ainda mais destaque ano a ano. Um dos motivos é o aumento nas vendas, talvez acompanhando a crescente nas vendas de automóveis. Mas outro motivo, e talvez mais percebido pelas fábricas, é que o ranking das cinco mais vendidas pouco se alterou nos últimos dez anos, com a Fiat Strada em primeiro lugar, seguido pela Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana em terceiro.
Para ‘mexer ou não’ com este mercado, as fábricas das duas primeiras colocadas – Strada e Saveiro – resolveram lançar versões com significativas mudanças das compactas preferidas dos consumidores. A Fiat mira, é claro, nos fiéis compradores e pretende manter o seu primeiro lugar no ranking. Já a Volkswagen espera mudar essa história com um up em seu modelo.
Segundo os lojistas e instaladores da Stop Car, Serginho e Bila, as duas pick-ups tem motivos para estarem nos primeiros lugares do ranking. “De longe são as pick-ups que mais entram em nossa loja para instalação de acessórios, mas neste quesito a Strada está à frente. Posso dizer que de 100 pick-ups que entram na loja, 70% são Stradas”, afirma Serginho.
O depoimento dele só confirma o número de vendas divulgado pela Fenabrave que é de 13.017 do modelo Fiat Strada para 4.383 da Volkswagen Saveiro (dados de março/2014).
Mas em matéria de instalação de acessórios, os dois modelos oferecem uma gama ampla de opções. Ainda segundo Serginho, as duas pick-ups tem ótima acústica, o que facilita o desenvolvimento de um projeto de som até mesmo utilizando o sistema original do carro.
Um ponto positivo para o modelo da Fiat é que mesmo nas versões mais completas ainda há muitas possibilidades para apliques e instalação de acessórios novos, o que na Saveiro é mais restrito, já que ela sai mais completa de fábrica. “O que não pode ser considerado negativo para a Saveiro, já que mesmo completa, o consumidor se quiser pode melhorar todos os sistemas originais, pois eles permitem mudanças”.
Fiat Strada ainda mais no topo!
Mesmo à frente de suas concorrentes já há alguns anos, a Fiat mostra que não é possível se acomodar. A fabricante investiu para criar uma inédita terceira porta da versão Cabine Dupla, em outubro do ano passado. E a facilidade de acesso aos bancos traseiros deu a pick-up compacta “status” de carro de passeio.
Parece que a estratégia deu certo. A já campeã de vendas atingiu, com a nova versão, o título do carro mais vendido no mês de março. Deixou para trás os hatches compactos Fiat Palio e Volkswagen Gol (líder nacional de vendas desde 1987), que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. E 50% das Strada comercializadas têm cabine dupla, metade delas na configuração Adventure, a topo de linha.
Volkswagen Saveiro aposta na segurança
Sem se deixar vencer, a Volkswagen aposta na segurança para levar a Saveiro ao topo do ranking e elevar a preferência da compacta entre os consumidores. Um exemplo é o modelo 2015 da Saveiro, que chega para assumir o posto de pick-up compacta com mais recursos de segurança no mercado nacional. O modelo passa a contar, de série em todas as suas configurações, com um novo sistema de freio, com discos nas quatro rodas.
Já a Saveiro Cross, além de receber o novo motor 1.6l MSI, passa a contar – também como item de série – com controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema de freios ABS com função off-road, sistema de assistência à frenagem (BAS), controle de tração (ASR) e assistente para partida em subida (HSA) – itens inéditos na categoria.
Por: Denise Andrade
Fotos: Divulgação
Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…
Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…
Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…
SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…
SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…
Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…
This website uses cookies.