O índice de furtos nas grandes cidades brasileiras não para de subir. Motivados pela impunidade, ladrões se aproveitam da boa-fé, distração e displicência dos motoristas para cometer seus crimes.
Não existe, segundo a Polícia, um balanço desse tipo de crime em específico, pois na maioria das vezes a vítima não faz o boletim de ocorrência. Em diversos casos, só nota a ausência do estepe na hora de calibrar, ou pior: quando fura um pneu. Sem a data e o local da ocorrência, fica difícil para a Polícia mapear a zona de ação dos criminosos.
Para isso, agora eles têm evitado levar o estepe que fica pendurado do lado de fora, como no Ford EcoSport ou VW CrossFox. Eles preferem que a vítima não perceba o furto no momento em que chega ao carro, justamente para que aquele local não entre para as estatísticas do crime e eles possam continuar agindo impunemente.
Por conta desse tipo de crime, os consumidores têm buscado alternativas para tentar impedir ou mesmo coibir a ação dos ladrões. Hoje existem diversos tipos de travas, parafusos codificados, cadeados, correntes e até alarmes para estepes.
O sistema ao qual ele se refere é um parafuso especial que gira em falso, caso o ladrão use uma chave comum. “Só pode ser aberto com a chave específica para o parafuso”, conta Washington. “Mas é preciso tomar cuidados na instalação, pois se for instalado de forma incorreta, o ladrão leva a roda do mesmo jeito”, complementa.
Além do parafuso, que custa em torno de R$ 120 em lojas especializadas, os clientes também têm procurado o cadeado com cabo de aço e chave tetra, vendido em média a R$ 80.
Os estepes de pick-ups tornaram-se alvo dos ladrões devido à facilidade para levar a peça – alguns ficam embaixo do carro, outros em cima da caçamba – e ao seu alto preço no mercado paralelo. Um conjunto novo custa cerca de R$ 1500, por isso é facilmente revendido por até R$ 500.
O grande problema está justamente na receptação desse tipo de mercadoria. Muitos lojistas inescrupulosos vendem produtos de procedência duvidosa e os revendem sem nota fiscal, a preços mais baixos do que o mercado pratica. Além disso, não é tão fácil encontrar a roda sobressalente em qualquer lugar, e quando o consumidor encontra, se depara com preços proibitivos.
É importante lembrar o cliente que andar sem o estepe rende multa de R$ 127,69 e punição de cinco pontos na habilitação. Ou seja, é melhor indicar a compra e instalação do dispositivo antifurto e se livrar da desagradável surpresa de não encontrar o estepe durante uma emergência ou mesmo durante uma blitz. Afinal, como diz o velho ditado: é melhor prevenir do que remediar.
• Parafuso antifurto
Só pode ser aberto com a chave específica para o parafuso, devido às micro ranhuras codificadas feitas a laser. Em caso de perda, não é necessário comprar um kit novo. Preço: de R$ 100 a R$ 300.
• Cadeados
Parecidos com os cadeados para bicicleta, são feitos com cabo de aço ultra reforçado, que dificultam o corte com alicate e revestidos com mangueira, para evitar ruídos. Preço: de R$ 30 a R$ 150.
• Alarmes
Criados para desencorajar o roubo, devido à sirene e ao sistema independente dos alarmes convencionais, só podem ser instalados na loja. Preço: de R$ 90 a R$ 200.
• Corrente
Sua desvantagem é o barulho, porém são mais baratas. Muitos lojistas já vendem correntes de moto para que sejam colocadas junto ao estepe, pois são difíceis de serem cortadas. Preço: em torno de R$ 50.
• Travas
Existem diversos modelos no mercado, mas os mais vendidos para pick-ups. São pintadas em cores chamativas, para que o ladrão as veja facilmente e desista do furto. Preço: de R$ 160 a R$ 200.
Texto: Ismael Jr.
Ilustrações: Divulgação e Equipe AutoMOTIVO
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