Categories: Painel

CET começa processo para implantação da Zona Azul eletrônica em São Paulo

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT), por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realizou nessa semana uma audiência pública para debater com a sociedade a modernização do sistema de estacionamento em vias e logradouros públicos da cidade de São Paulo.

As diretrizes da licitação para a exploração da Zona Azul eletrônica foram apresentadas pelo secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, no Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (CETET).

A proposta da implantação da Zona Azul Eletrônica é melhorar a eficiência do sistema por meio do controle automatizado. A exploração do estacionamento com equipamentos eletrônicos de coleta (parquímetros) permite uma série de benefícios à sociedade.

Com a tecnologia móvel e integrada, a ideia é que por meio de aplicativos para smartphones, tablets e web, os usuários consigam identificar se a vaga está disponível em tempo real e reservá-la antecipadamente, otimizando o tempo na procura por estacionamento, efetuar o pagamento tendo diversas opções, como cartão de crédito ou débito, dinheiro e bilhete único ou pagamento eletrônico pela internet. Outra vantagem aos usuários é a possibilidade de fracionar o tempo de utilização da vaga e pagar somente o período em que o veículo ficou estacionado.

A expectativa é que o sistema automatizado melhore o processo de fiscalização pelos agentes da CET. Uma das exigências da concessão será a instalação de uma Central de Controle que fará o monitoramento das vagas de forma remota e fornecerá relatórios de gerenciamento, planejamento e utilização do sistema por região. Por meio da central, os agentes da CET terão as informações sobre a ocupação irregular das vagas, sem a necessidade de percorrerem toda a região para identificarem os motoristas estacionados irregularmente, além do combate à fraude e à comercialização a preços não oficiais que, atualmente, ocorrem com a utilização do cartão Zona Azul.

De acordo com Jilmar Tatto, a modernização vai melhorar a mobilidade urbana, reduzir o tempo perdido pelo usuário na busca de vagas e o congestionamento. O secretário destacou que o sistema de estacionamento rotativo utilizado atualmente está atrasado e é preciso utilizar a tecnologia para melhorar a eficiência do serviço.

A consulta pública para a futura licitação do serviço ocorrerá no período de 3 a 7 de fevereiro. A publicação do edital está prevista para o dia 20 do mesmo mês. As informações da audiência pública estão disponíveis na página da CET.

Denise Andrade

Recent Posts

Salão do Automóvel de SP 2025 recebeu mais de meio milhão de visitantes

Qual o balanço do salão do automóvel de são paulo 2025? Durante o evento, bem…

4 dias ago

Veikko by NP no Salão do Automóvel: confira o que marca levou para o evento

fabricante de soleiras, protetores e adesivos está no maior evento de carros do Brasil A…

1 semana ago

Ecotap no Salão do Automóvel: veja o que marca levou para o evento

No setor de acessórios, marca destacou produtos de borracha no maior evento do setor A…

1 semana ago

Renault Kardian recebe nota máxima no LATIN NCAP

SUV compacto é bem avaliado em novo teste pelo órgão independente Renault Kardian obtém nota…

1 semana ago

Corzus está no Salão do Automóvel 2025: veja os lançamentos da marca

Fabricante de amplificadores e caixas levou últimas novidades para o evento Screenshot Além de participar…

1 semana ago

Brucke engates no Salão do Automóvel: confira as novidades

Fabricante levou linha de engates e acessórios para o Salão Screenshot "Uma alegria estarmos com…

1 semana ago

This website uses cookies.