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Clientes estão indo menos às lojas mas isso é uma boa notícia

Pesquisas mostram que o comércio cresce mas clientes querem comodidade e agilidade
na prestação de serviços

Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo mostra que a movimentação das lojas cresceu em média 20%

Após o fim da pandemia o comércio iniciou uma retomada gradual. Este ano o comércio comemora uma alta média de 20% em relação às datas comemorativas de 2021 mostram dados de entidades como a ALSHOP e Abrasce, que reúnem informações do comércio. Mas uma pesquisa recente do Índice de Performance do Varejo, organizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, mostra que os clientes estão indo menos às lojas físicas. E na contramão dessa tendência o cliente gasta cada vez mais e quer serviços de comodidade. Essa tendência de comportamento já aumentou o faturamento das lojas de todos os setores incluindo o automotivo.

Especialistas são unânimes em reforçar a tática de agregar serviços mas pensar soluções que facilitem a vida do cliente

A pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo mostra que a movimentação das lojas cresceu em média 20% neste ano enquanto o faturamento avançou 35%. Um recorte dessa pesquisa mostra que a movimentação de clientes só cresceu 11%.

O índice prova que as pessoas estão indo menos às lojas mas gastando mais em novos canais de compra e de serviço, tendência irreversível do pós-pandemia.

“O que o varejo chama de omnichannel deve ser aplicado a todos os setores, incluindo o automotivo. Clientes querem atendimento delivery, entrega de produtos em casa, personalização rápida e acessível. Por isso eles estão indo menos às lojas ao se acostumarem com a tendência do atendimento whattsapp, a comparação de preços e a valorização de um profissional que pode instalar o som na casa dele”, explica Mateus Miranda, especialista em varejo da ESPM.

Miranda acredita que os empresários atentos a essa tendência irão aproveitar mais para crescer neste momento do mercado. Outra dica é agregar serviços essenciais que vão atrair o cliente para fazer outros serviços menos essenciais no mesmo estabelecimento. É o caso de lojas como a Smart Garage de São Paulo que é um ponto de instalação de rastreadores o que aumenta o fluxo do ponto de venda e na contrapartida aumenta o consumo de produtos e acessórios. “Ao vir até a loja o cliente encontra serviços unidos no mesmo lugar e pode conhecer um serviço de detalhamento, atualizar o som do carro ou instalar uma película”, aposta Thiago Banharelli, sócio da Smart Garage.

Como aproveitar essa onda?

Os especialistas são unânimes em reforçar a tática de agregar serviços mas pensar soluções que facilitem a vida do cliente. “O tempo de montar uma salinha de espera com café e uma TV no mudo acabou. O cliente que vem até a loja quer um wifi aberto de alta velocidade, uma boa cadeira para fazer sua reunião ou então ele fica em casa e agenda o serviço que vai até ele”, explica Mateus Miranda.

Empreendedores que pensam nessa jornada do cliente vão desenvolver melhor seu whattsap para responder rápido, agendar o serviço e enviar um profissional qualificado para a casa do cliente.

Claro que existem desafios. O maior deles é ter mão de obra para levar um determinado serviço a contento para a casa do cliente. Mas o segredo está no treinamento e no processo. O colaborador deve ser munido de ferramental completo, uniforme, procedimento para tratar com o cliente e fazer o trabalho em uma garagem, por exemplo. O segredo está no treinamento. “Treinar não é algo específico do segmento automotivo. Uma loja que implanta um tóten de auto atendimento também enfrenta dificuldades de encontrar um profissional que sabe manipular esse equipamento em caso de falha. É sempre um desafio”, explica Miranda.

Veja um guia que a Revista AutoMOTIVO preparou para quem atua no segmento automotivo e pode melhorar e aproveitar essa onda dos serviços de facilidade para o cliente.

  • Desenvolva o seu whattsap com atendimento ágil, preciso e profissional. Não use linguagem direta “eu” e sim “nós” e estabeleça um horário para responder logo na primeira mensagem. Seja efetivo.
  • Estabeleça quais serviços você vai oferecer para ir à casa do cliente. Película, upgrade de som, estética automotiva, instalação de acessórios? Certifique-se de apurar exatamente como é a casa do cliente e se há ponto de energia, iluminação e se é possível fazer esse serviço em uma garagem.
  • Faça a diferenciação de preços. O cliente pagará pelo serviço delivery. Em geral a solução em casa custa até 30% mais do que o serviço executado em loja.
  • Valor agregado. Ofereça, sem excessos, serviços que agreguem valor à visita. Uma higienização de ar condicionado, um pacote pronto de serviços para instalar kits de acessórios por exemplo, tudo é válido mas sem excessos e sem condicionar o cliente a contratar serviços extras
  • Treine seu profissional. Uniforme, postura, ferramental limpo e treinamento são fundamentais para que o cliente fique satisfeito. Controle os processos com fichas de controle digital com tablet e registro de foto do serviço executado.
  • Estabeleça limites. Serviços que não podem ser feitos devem ficar claros para o cliente bem como algo que não estava dentro do combinado. O ideal é enviar uma aprovação de orçamento prévia para o cliente que dará o “aceite” digital

Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de novembro, nas redes sociaise também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.

Marcos Camargo

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