Categories: Representantes

Comercial entre 4 paredes – Conheça o outro lado da representação realizada através de uma única empresa.

 

 

 

Já a algumas edições temos publicado entrevistas com representantes experientes do setor automotivo e em sua maioria, que trabalham com diversas marcas e nas ruas, visitando as lojas, conhecendo os lojistas e suas necessidades de perto.

Nesta edição, trazemos uma história um pouco diferente, nem por isso, menos importante. Ao contrário, apresentamos uma entrevista com o representante Carlos Piza, que atua na área de compra e venda de acessórios há 23 anos, e conhece os pormenores de um outro lado da profissão – a de representar através de uma única empresa (distribuidora) grandes marcas e conseguir com sucesso atrair o cliente.

Revista AutoMOTIVO – Qual a empresa que você representa e há quanto tempo?
Carlos Piza – Nova Retrosul é a empresa em que atuo há 11 anos.

RA – Sempre atuou em São Paulo, ou já esteve em outros Estados?
Piza – Não. Sempre atuei no Estado de São Paulo. E fortemente na região de São Bernardo na Grande São Paulo, onde cerca de 90% dos lojistas são clientes Nova Retrosul.

RA – O que difere um representante chamado ‘de rua’, do trabalho que você realiza junto à distribuidora?
Piza – O trabalho de rua, do representante que tem sua carteira de clientes e os visita e as vezes trabalha nove horas por dia é muito importante e ainda bastante presente no mercado, mas principalmente em São Paulo, e mais precisamente em São Bernardo, onde atuo fortemente , o trabalho que eu realizo tem sido cada vez mais valorizado por várias questões. A mais importante delas é a facilidade com que o lojista pode fazer seus pedidos e atender sua demanda, sem precisar designar espaço para estoque. Pois nós podemos ter um estoque bem amplo e diversificado para atendê-lo rapidamente.

RA – Na sua opinião, há alguma mudança significativa que ocorreu no modo de trabalho do representante na última década? Principalmente com a entrada de tecnologias como internet, e-mail e etc.
Piza – Sim. Houve uma mudança muito radical, pois antigamente dependíamos de fax, correios e outros modos de envio para as malas diretas e outros tipos de promoções e divulgação. Atualmente, temos à nossa disposição a internet onde se encontra de tudo, sites que em segundos os clientes já estão sabendo de promoções e malas diretas, além de conseguirem fazer pedidos e muito mais. Para o meu trabalho internamente isso melhorou e muito, pois não é preciso que eu esteja fisicamente na loja, pois as tecnologias nos aproximaram o suficiente.

RA – Pode nos definir características específicas do mercado paulistano? 
Piza – É um mercado muito diferenciado em todas as partes, já que estamos tratando da maior cidade do Brasil. Existem clientes exigentes com marcas de produtos, tempo de garantia e outras coisas, mas outros são mais maleaveis e querem um produto simples somente para tocar um cd mp3, por exemplo.

RA – Qual acessório automotivo você considera o top de vendas em SP? Ou ainda, quais os principais produtos comercializados na cidade?
Piza – Kit multimidia. Os principais produtos são: CD’s, DVD’s, alarmes, falantes, modulos de potência, vidros elétricos, travas elétrica e muito mais…

RA – Os grandes lançamentos, normalmente, acontecem em Feiras na cidade de São Paulo. Acredita que essa prática facilita o trabalho do representante de São Paulo? Porquê? 
Piza –  Sim. Facilita não só para São Paulo, mas para todo o Brasil pois às feiras de hoje em dia comparecem empresarios, representantes, lojistas e até consumidores finais de todas as regiões para conhecer os lançamentos.

RA- Há ainda alguma dificuldade, ou algo que os fabricantes poderiam fazer para tornar melhor o trabalho do seu representante? 
Piza – Olha, hoje em dia existem alguns fabricamentes, que frente há alguns clientes (lojistas) com potencial acabam vendendo direto, o que acaba atrapalhando nosso trabalho. Melhor seria, separar verdadeiramente cliente de fornecedor e não ‘atravessar’ o distribuidor. Estamos aqui para atuar como verdadeiros parceiros, mas na atual posição de alguns fabricantes esse trabalho de parceria fica prejudicado.

Denise Andrade

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

20 horas ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

2 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

4 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

5 dias ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

1 semana ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

1 semana ago

This website uses cookies.