O Brasil está enfrentando uma pandemia mundial. Todos os 27 estados, mais o Distrito Federal foram atingidos, alguns com mais gravidade e outros com menos com relação à saúde da população.
Devido a esta pandemia, o Brasil tem enfrentando uma outra crise, tão séria quanto, que é a econômica. Várias empresas de diversos setores precisaram fechar as portas, e no mercado de acessórios automotivos não foi diferente.
Todo este cenário gerou muita preocupação e incertezas, além de ter causado queda de renda. Por isso, a AutoMOTIVO entrou em contato com grandes Distribuidores de diferentes regiões do país, para saber como eles estão lidando com esta crise.
DASA – Distribuidora NACIONAL, que atua em todos os Estados do país
Rogério Giestas – Diretor de Produtos
“Neste momento difícil para todos, a Matrix reforça a necessidade da nossa união. Para proporcionar segurança e conforto ao funcionamento do transporte de bens essenciais e dos profissionais, cujo trabalho se faz imprescindível, estamos fazendo nossa parte. Mantemos nossas atividades comerciais em operação em todas as filiais, com atendimento telefônico, e em nosso canal on-line, com entregas para todo o Brasil.
Considerando que o momento é importantíssimo para as vendas via e-commerce, destacamos que estamos muito bem preparados com estoques e condições comerciais para abastecer todos os lojistas que atuam na internet, desde as menores lojas que vendem via plataformas como Mercado Livre, B2W, Via Varejo, Magazine Luiza e Amazon, até as grandes lojas com representatividade nacional. Por se tratar de uma venda sem contato pessoal, e baseada no delivery, sua importância cresce nesses dias de recolhimento social.
Importante destacar que grande parte dos componentes dos produtos que distribuímos é importada, ou tem seus preços cotados em dólar, e a grande variação cambial que está ocorrendo deverá reposicionar muitos preços para cima. Nesse momento, estamos trabalhando com estoques embasados em custos antigos, prestando atendimento rápido, e contribuindo para que as vendas virtuais de nossos mais diversos clientes continuem ativas.
Enquanto isso, estamos tomando todo o cuidado necessário para garantir a segurança e a saúde dos nossos colaboradores, seguindo rigorosamente as recomendações do Ministério da Saúde, protegendo as vidas que trabalham conosco. Tudo para oferecer mais tranquilidade para o Brasil continuar rodando com segurança e conforto. ”
DIC SOM – Distribuidora Regional, que atua no interior do Estado de São Paulo
Daniel Moita- Diretor
“O início foi uma surpresa e tanto e não tivemos a noção da dimensão do problema, digo em todos os sentidos: paralisação, remanejamento, adaptação, entre outros. Com isso tivemos que nos enquadrar conforme normas de prevenção.
Elaboramos um planejamento, e semanalmente reavaliamos as decisões baseadas em dados e informações da semana. Assim decidimos quais os próximos planos de ação a ser tomados. De início demos férias para 90% dos colaboradores. E agora que praticamente todos estão retornando de férias, vamos aderir a uma única ação que o Governo disponibilizou: vamos suspender temporariamente o contrato de trabalho de 20% dos colaboradores e reduzir a jornada de 50% deles. Assim manteremos 30% da força trabalhando normalmente, o que no momento é o suficiente devido a demanda de trabalho.
Neste período de pandemia tivemos uma redução de 64% nas vendas. E a demanda pelos produtos tem oscilado bastante, temos dias muito bons e dias com faturamento zero, o que torna muito difícil avaliar a retomada do mercado. Mas não perdemos as esperança e acreditamos em nosso segmento. Acreditamos que é nesta hora que devemos unir forças para passar mais essa crise, como outras que já superamos! ”.
IRMÃOS CAVAZZANI – Distribuidora Regional com atuação na Cidade de São Paulo e Grande São Paulo
Ricardo Cavazzani – Diretor
No início fechamos a Distribuidora e permanecemos assim por 10 dias. Demos férias coletivas a 100% da equipe. Depois deste período começamos a receber consultas via whatsapp e voltamos a abrir a distribuidora, atendendo meio período.
Com a inadimplência muito alta, estávamos vendendo somente à vista. E há pouco mais de 7 dias voltamos a atender normalmente. Como a demanda e o faturamento caíram muito, mantivemos 3/4 do nosso pessoal em férias. E temos conseguido atender plenamente nossos clientes.
Fizemos uma reunião com nossos colaboradores e expusemos o planejamento, que neste momento será a utilização das férias e a redução da jornada de trabalho de 50%. A ideia é manter todos os colaboradores. Nossa empresa tem mais de 47 anos história e não será essa crise que vai nos abalar. Demoramos muito para montar a equipe que temos hoje. É uma equipe comprometida com a empresa. Eles entendem a situação do momento e veem as ações que a empresa está realizando para manter os empregos e conseguir manter as vendas.
Esperamos que com a reabertura gradual do mercado, o faturamento volte a subir, mas também devagar e gradual. E precisamos da nossa equipe para nos ajudar a retomar o crescimento.
EDUSOM EQUIPAMENTOS – Distribuidora Regional que atual nos Estados do Nordeste do país, como Pernambuco, Paraíba e Alagoas.
Eduardo Queiros – Diretor
A primeira semana de parada foi muito difícil. Muito mais por todas as dúvidas e incertezas, do que por qualquer outra questão. Depois com o anúncio da Medida Provisória 963 conseguimos fazer um planejamento e reavaliar todas as questões para manter a EDUSOM funcionando e sem precisar dispensar ninguém.
Nós aqui no Estado de Pernambuco, só estamos abertos porque sou distribuidora também de autopeças, porque nossos clientes que atuam somente com som e acessórios não puderam reabrir ainda. Diante disso, nosso faturamento caiu muito e tem ficado em torno de 20% do que faturávamos para o período.
Temos honrado todos os nossos compromissos financeiros, dando prioridade para quem nos entregou mercadoria. Alguns fornecedores acabaram ficando com mercadoria parada em algumas transportadoras e com estes eu renegociei. Nossa estratégia é ter mercadoria, estamos garantindo um estoque completo para atender a demanda que certamente ocorrerá com a retomada de mercado.
Uma grande surpresa que não poderia deixar de citar, é a que tivemos com os pequenos clientes, que em sua maioria fizeram questão de honrar os compromissos e para estes a EDUSOM tem dado inclusive crédito como forma de reconhecimento. Porque crédito nestes tempos de crise, em que a inadimplência está alta, realmente é uma prova de confiança.
Acredito neste momento é que a união faz a diferença. Se eu tenho dois pães e com um eu consigo alimentar a minha família, porque não dividir o outro? Alguns empresários, infelizmente, mesmo sem precisarem estão prorrogando pagamentos para manterem caixa, mas com isso prejudicam outras empresas, e isso não é parceria. Este é um período em que reconheceremos quem são os parceiros de verdade!
NATAL ACESSÓRIOS – Distribuidora Regional que atua no Norte e Nordeste, com sede no Rio Grande do Norte
Adno Andrade – Diretor
Este cenário que estamos vivendo agora, é algo que começamos a ver no final do ano na China, já impactando o mercado na questão de insumos e componentes, mas nunca imaginaríamos que chegaria na Europa e aqui no Brasil dessa maneira. Está sendo muito mais grave do que tudo que pudéssemos imaginar.
A Natal acessórios está atuando com metade do quadro de colaboradores, e tomando todos os cuidados de limpeza, higiene e distanciamento. Eu estou trabalhando home office. Não demitimos nenhum funcionário. Demos férias de 30 dias para metade da equipe em abril, e agora em maio, daremos as férias para a outra metade.
Estamos investindo em treinamento dos colaboradores neste momento. É hora de repensarmos muitas coisas e sairmos da nossa zona de conforto, precisamos ter toda a nossa força e bem treinada para quando essa turbulência passar.
Eu mesmo, trabalhando home office tenho trabalhado tanto quanto antes. Mas tem sido um momento importante também, para aproveitar o tempo com a família.
Sobre a retomada do mercado, aqui em Natal/RN, as lojas estão reabrindo aos poucos, parece que este primeiro momento de parada surtiu efeito, pois temos leitos de UTI sobrando, o que dá respaldo para uma reabertura gradual, mas temos que continuar com cuidados.
O nosso faturamento caiu 50%, mas agradeço por ainda ter faturamento e acredito que mesmo superando esta crise, vão ficar sequelas financeiras no mercado, para alguns mais sérias, para outros menos. Mas aprenderemos muito com tudo isso e com certeza estaremos mais fortes lá na frente!
Lá no início da pandemia conversamos com algumas empresas sobre o mesmo assunto. Você pode reler a notícia abaixo:
Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…
Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…
Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…
SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…
SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…
Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…
This website uses cookies.