Últimas Notícias

Como manter sua loja lucrativa no segmento automotivo

Em nossos 21 anos de Stop Car Áudio Design, vimos várias mudanças em nosso segmento de som e acessórios automotivos. Quando começamos, o carro chefe da empresa era realmente o sistema e construção de projetos de sonorização, pois os veículos da época saiam da fábrica, na maioria das vezes, sem nenhum equipamento, ou seja, o cliente necessitava construir um projeto por completo.

Os projetos variavam, do mais simples ao mais requintado, o que gerava um ticket médio excelente, com vendas e instalações em alta. Depois vivemos a fase dos sistemas de automação automotiva. Quando, além de sonorização, o cliente instalava vidros e travas elétricas, tudo isto interligado a um alarme. Os produtos da vitrine, praticamente se vendiam. Sem contar os outros acessórios que vendíamos: desde, odorizadores (cheirinho), calotas e uma infinidades de miudezas. Bons tempos!

Depois vieram outras mudanças e tendências que tivemos que acompanhar, como a fase do kit de xênon, os DVDs e até as centrais multimídias. Até aí a loja de som vendia e nenhum lojista reclamava do setor correto!? Mas será que aí não foi o começo do fim de muitos lojistas!?

Acostumados a vender automaticamente e com tickets com valores agregados altos, a loja ia de vento em polpa e com a empresa faturando, a maioria dos empresários se acomodaram e acharam que isto nunca iria acabar. Isto não é uma crítica, e nem muito menos estamos julgando alguém. Simplesmente eu também me acomodei e citei acima um breve relato do que vivi. Mas como todos, e em vários segmentos temos que inovar, percebi em uma conversa com amigos em um evento da revista AutoMOTIVO, que: ou eu mudo a loja, ou terei que fechar, pois o ticket médio do meu cliente caiu 60% em média, atuando no mesmo portfólio que sempre trabalhei, foi ai que percebi, é hora de inovar!

A loja de som e acessórios de hoje em dia vai ter que se transformar em lojas de Custom Systems, onde o som e os acessórios deixam de ser o carro chefe e passam a ser parte de uma ampla gama de produtos e serviços a serem ofertados ao seu cliente. A minha ideia é fazer com que o cliente tenha o lojista como seu consultor de serviços, a pessoa que ele irá procurar sempre que precisar fazer algo em seu veículo seja som, película, envelopamento, manutenção e etc…

Na realidade, a loja deverá ter desde a venda de produtos e a venda de serviços de instalação e manutenção na vida útil do veículo com seu cliente. Caso não consiga ou não tenha espaço para agregar mais produtos e serviços em seu espaço físico, a solução é se aliar cm um parceiro. O que nosso cliente precisa é ganhar tempo, e se ele tem uma pessoa na qual ele possa confiar na hora que precisar fazer algo em seu carro, fica tudo mais fácil e centralizado em um só local, está é a ideia a ser maturada ok!

Alguns itens que podem ser agregados em nossa grade de produtos e serviços:

Bancos de couro;
Envelopamento de partes cromadas;
Customizações de rodas ;
Proteção de pintura (polimento, espelhamento entre outros, que pode ser terceirizado);
Higienização interna;
Higienização e manutenção de ar condicionado;
Martelinho de ouro;
Customização de escapamentos.

Estes são alguns itens, entre muitos, que podemos agregar a nossa atual loja de som e acessórios, a ideia é facilitar a vida do seu cliente e com isto centralizar grande parte das necessidades que o cliente necessitar ao máximo em um só local, e isto com certeza vai aumentar, e muito, o valor do ticket médio do seu cliente.

Na próxima edição vamos mostrar um projeto que estamos executando aqui em nossa loja em um Hyundai Creta. Neste projeto, mostraremos passo a passo a construção e valores de cada item vendido e demonstrar, na prática, o valor do ticket final que o cliente fechou conosco. Modificamos desde rodas, iluminação, estofamentos, películas, envelopamento, tratamento para proteção de pintura, automação e construção do sistema de áudio, é claro, aguardem na próxima edição!


Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

 

Felipe Negri Vicentini

View Comments

  • gostei muito da matéria pois estou montado uma loja de som e assessórios automotivo aqui na cidade onde moro e agora com a proibição do som automotivo fico preocupado com o que fazer para sobreviver

  • Bom dia,estou me organizando e fazendo alguns planejamentos e gostaria de informação onde posso encontrar fornecedores, custo e ingformacao de cursos e eventos.
    Obrigado.

  • boa noite, tenho uma loja de som aqui na minha cidade, mais com a proibição do som automotivo os vendas cairam muito, vou ter que dar uma inovada para não fechar a loja, gostei muito das dicas!

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

1 dia ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

2 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

4 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

6 dias ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

1 semana ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

1 semana ago

This website uses cookies.