Categories: Concept CarsPainel

Concept de SUV elétrico é atração da Audi no Salão de Frankfurt

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare

Ilustração mostra como deve ser o concept Audi e-tron quattro

Um concept de utilitário esportivo com motorização 100% elétrica é uma das atrações que a Audi prepara para o seu stand no tradicional Salão de Frankfurt, que acontece na segunda quinzena de setembro e é considerado um dos mais importantes do mundo.

Batizado de Audi e-tron quattro, o concept adianta muito do que a montadora de Ingolstadt deve incorporar no seu primeiro carro veículo elétrico a ser produzido em série, previsto para 2018.

Segundo a empresa, um dos objetivos do projeto é mostrar que dirigir um Audi elétrico será um prazer e não um compromisso.

Projetado desde o início como um carro elétrico, o concept tem comprimento entre o do Audi Q5 e o do Q7, com uma carroceria alongada na qual se destacam o teto baixo e as rodas enormes. 

Ilustração de displays OLED usados no interior do concept da Audi

O espaçoso interior com visual clean e futurista oferece espaço para quatro ocupantes. Um dos destaques são os displays curvos com tecnologia OLED, que permite curvas e resulta em telas ultrafinas e leves.

A tecnologia laser OLED foi adotada pela Audi nos faróis do concept, que é o primeiro veículo já criado a usa-la.

Os faróis usam a tecnologia OLED laser

O Audi quattro e-tron chama a atenção pela importância dada à aerodinâmica, desenvolvida de acordo com o conceito Audi “Aerosthetics”, que combina técnicas para reduzir o arrasto aerodinâmico com soluções criativas de design, como elementos aerodinâmicos móveis na frente, nas laterais e na traseira para melhorar o fluxo de ar ao redor do carro.

O cuidado alcança até a parte inferior da carroceria, que é inteiramente fechada para otimizar a penetração aerodinâmica. Graças a esse trabalho cuidadoso, o concept tem um coeficiente de resistência aerodinâmica (Cx) de apenas 0,25 que é um novo recorde no segmento de SUVs. Isso contribui consideravelmente para a autonomia de mais de 500 quilômetros.

Na motorização, a Audi usou sua experiência com o esportivo elétrico R8 e-tron, adotando três motores elétricos, um no eixo dianteiro e dois no eixo traseiro, para tracionar o concept e-tron quattro.

Sketch do interior do concept Audi e-tron quattro

A grande bateria de lítio-íon está posicionada entre os eixos, abaixo do piso do compartimento de passageiros. Esta posição confere ao concept um baixo centro de gravidade e uma distribuição de carga por eixo equilibrada, além de dar ao carro uma melhor dinâmica de condução e segurança de condução do que outros veículos do segmento.

 

fabio codellos

Share
Published by
fabio codellos

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

2 semanas ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

4 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

4 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

8 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

8 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

8 meses ago