Categories: PainelRevistaSUVs

Conheça o Murano, o SUV topo de linha da Nissan

Uma das muitas atrações do recente Salão de Nova York foi a nova versão do Nissan Murano, SUV desenvolvido pelo departamento de estilo mantido na Califórnia pela filial americana da montadora japonesa.

Montar filiais de seus departamentos de engenharia e – principalmente – estilo nos Estados Unidos, com engenheiros e designers americanos, foi um dos segredos das montadoras do Japão como Nissan, Honda e Toyota para oferecer veículos projetados sob-medida para atender o gosto do consumidor americano e conquistar o mercado local.

Graças a isso, de fabricantes de carrinhos (quando comparados aos carros full size que imperavam nos Estados Unidos) de design estranho e com aparência de frágeis, as marcas japonesas em poucas décadas conquistaram o mercado americano, o maior do mundo da época.

Talvez em nenhum outro mercado os SUVs façam tanto sucesso quanto nos Estados Unidos, o que torna o lançamento e a atualização de modelos uma tarefa complicada, na qual qualquer erro pode implicar em perda de participação e prejuízos milionários.

Por isso, a Nissan, que lá fora mostra muito mais desenvoltura e oferece uma linha de produtos muito mais ampla e diversificada do que no Brasil, caprichou em cada aspecto da nova versão desse crossover de porte médio, topo de linha entre os SUVs da empresa, que também fabrica o Juke, o Qashqai e o comportado X-Trail .

Estilo marcante

Baseado no concept Resonance, apresentado no Salão de Detroit do ano passado, o Murano mantém muito do seu estilo agressivo e as linhas marcadas e fluidas, com a frente e a traseira bem inclinadas, caixas de rodas bem pronunciadas com rodas de 18 ou 20 polegadas e jeitão de esportivo comportado, numa mistura bem equilibrada dos pontos mais marcantes para o público-alvo.

Um deles é o parabrisas grandão e bem inclinado, que parece continuar por todo o teto do carro, graças à proximidade com os dois tetos solares para as partes frontal e traseira do compartimento de passageiros. Debaixo do capô, a Nissan instalou um equilibrado V6 de 3,5 litros, comum a todas as versões do Murano, que desenvolve 260 hp, oferecendo um bom torque e ótimo consumo de combustível. O câmbio é um automático CVT e a tração AWD garante força bem distribuída em todas as rodas. Em breve a fábrica deve lançar o modelo na Europa, para onde estão previstas uma versão com motor diesel e, mais para a frente, uma de propulsão híbrida.

Interior

Se acertou no estilo e na plataforma mecânica, é no interior que a montadora parece ter caprichado mais, tanto em termos de espaço e conforto para os cinco ocupantes quanto de acabamento e equipamentos, a ponto de batizá-lo de “social lounge”, algo como salão social.

Entre os equipamentos oferecidos pela Nissan estão painel multimídia touchscreen de 8 polegadas com GPS 3D ativado por voz, som Bose com onze falantes, chave canivete com botões que acionam portas, porta-malas e ignição, monitores com DVD players na traseira dos apoios de cabeça dianteiros, duas saídas de alimentação 12V na parte dianteira e uma na traseira, câmara de ré e muito mais.

Os bancos foram projetados incorporando tecnologia desenvolvida para a NASA, que diminui o cansaço e o esforço muscular. Os bancos traseiros tem acionamento elétrico, inclusive para serem rebatidos.

A lista de equipamentos de segurança disponíveis para os ocupantes inclui monitor com visão 360 graus, aviso de ponto cego, frenagem de emergência com uso dos freios frontais, aviso de colisão preditivo alerta de tráfego transversal traseiro e muito mais.

Embora a fábrica tenha anunciado que o novo modelo deverá ser vendido em mais de cem países, no momento não há perspectivas do Murano ser importado pela Nissan para o mercado brasileiro.

A montadora está focada em emplacar modelos de maior volume de vendas, aproveitando a capacidade da recém-inaugurada fábrica de Resende/RJ e não deve comprometer as suas cotas de importação com um modelo que iria encontrar uma concorrência bem estabelecida num segmento muito disputado.

 

Por Amadeu Castanho Neto

Imagens: Divulgação

 

 

 

fabio codellos

Recent Posts

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

3 semanas ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

3 semanas ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

4 semanas ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

4 semanas ago

Chery vai lançar picape híbrida em 2025 para brigar com Hilux e Ranger

Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…

4 semanas ago

Veja os carros para PCD com mais descontos em outubro

Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…

1 mês ago

This website uses cookies.