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Novo Ford Ka é o carro compacto mais econômico do Brasil, diz Inmetro

O Novo Ka, que a Ford lançará no segundo semestre, é o carro compacto de menor consumo de combustível do País, tanto com etanol como com gasolina, de acordo com os dados divulgados pelo Inmetro/CONPET, dentro do PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do governo federal. O modelo da Ford, classificado na categoria de compactos pelas suas dimensões, foi avaliado com ar-condicionado.

O Novo Ka obteve classificação máxima de eficiência “A”, tanto dentro da categoria de compactos quanto no ranking geral de todo o programa (1,56 MJ/km).  Por isso, conta com o Selo de Eficiência Energética CONPET. Vale destacar que esse resultado refere-se às versões hatch SE/SEL, as mais equipadas do novo compacto da Ford.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular normaliza a metodologia e audita as informações de consumo e emissões fornecidas pelos fabricantes, classificando seu desempenho nos níveis de A a E, do melhor para o pior. O Novo Ka recebeu o selo A de eficiência energética, com os melhores resultados do seu segmento. Ele tem rendimento de 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, e de 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada.

O novo motor Ford 1.0 gera 85 cv (@ 6.500 rpm) e torque de 105 Nm (@ 4.500 rpm) com etanol e 80 cv (@ 6.500 rpm) e torque de 100 Nm (@ 3.500 rpm) com gasolina. Entre os avanços tecnológicos, ele traz duplo comando de válvulas variável tanto na admissão como no escapamento, com quatro válvulas por cilindro, sistema eletrônico de partida a frio “Ford Easy Start”, sistema de arrefecimento em dois estágios, correia primária com funcionamento em óleo, taxa de compressão de 12:1 e coletor de escape integrado ao cabeçote.

Além do motor, vários outros aspectos contribuem para a eficiência energética do Novo Ka. Esse trabalho começa na aerodinâmica para diminuir o arrasto do vento e é otimizado pela estrutura moderna voltada para a redução do peso do veículo.

O câmbio de escalonamento amplo (“wide ratio”) permite o aproveitamento da curva de torque otimizada do motor Ford 1.0 3C, garantindo bom desempenho desde baixas velocidades, bem como o conforto e a economia em velocidades de estrada. A direção elétrica exige menos potência do motor e reduz o consumo em até 3%. Os pneus de baixa resistência ao rolamento, de nova geração, também trazem uma economia de até 3%.

Denise Andrade

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