Conheça o Nissan GT-R, atração do Salão do Automóvel

Entre as inúmeras atrações cuidadosamente preparadas para atrair visitantes para os principais stands do Salão do Automóvel está um esportivo ainda pouco conhecido no Brasil mas muito admirado por entusiastas de carros de alta performance no mundo todo, o Nissan GT-R.

Pode ser que ele não seja tão chamativo quanto uma Ferrari ou uma Lamborghini, mas com certeza é uma máquina para apaixonado por desempenho nenhum botar defeito. A aparência menos agressiva que a dos esportivos italianos engana muita gente.

Por baixo do capô está um motorzão V6 bi turbo de 3,8 litros, que coloca à disposição do motorista até 545 cavalos e impressionantes 64 kgfm de torque. A velocidade chega a 315 km/h, com aceleração até 100 km/h em 3,3 segundos, partindo da imobilidade.

Na versão NISMO, preparada pela divisão de alta performance da Nissan, essa potência chega a 600 hp. Não é à toa que o seu apelido no Exterior é Godzila.

Ele vem para o Brasil? Pode até ser, mas isso é bastante improvável. Talvez a Nissan resolva importá-lo como carro de imagem, jamais como aposta de conquista de mercado. Introduzir um produto novo no mercado automotivo implica em muitas responsabilidades e em um grande investimento em estoque de peças, treinamento de mão de obra nas revendas e daí por diante.

Além disso, o GT-R não é um carro barato. Nos Estados Unidos, o seu preço começa em pouco mais de US$101 mil e vai até quase US$150 mil, caso da versão NISMO, enquanto que uma Corvette Stingray tem preço inicial de US$53 mil, quase metade disso do modelo mais básico do GT-R.

Em resumo, mesmo custando cerca de R$300 mil, o modelo da Nissan tem poucas chances de receber o carimbo brasileiro no passaporte. Para os apaixonados, resta a opção da importação independente.

Queridinho

Não resta nenhuma dúvida de que o GT-R é o queridinho dos engenheiros e executivos da Nissan, que têm para ele um lema que explica muito: “nunca pare de melhorar”. Desde a fabricação, o GT-R é cercado de muitos cuidados e o número de exemplares que deixam a fábrica é limitada a apenas mil unidades mensais.

A montagem é feita na fábrica da Nissan em Tochigi, no Japão, mas os motores merecem atenção especial e são montados artesanalmente em outra fábrica, em Yokohama, onde fica a sede mundial da Nissan.

Cada motor é cuidadosamente montado por um único especialista, apelidado de Takumi, que antes de despachá-lo para a linha de montagem inclui uma placa personalizada de alumínio que inclui o nome do “artesão”.

Para parar toda essa “cavalagem”, o Nissan GT-R é equipado com freios Brembo com discos duplos de 15,35 polegadas nas rodas dianteiras e 15 polegadas nas traseiras, acionados por pinças monobloco com seis pistões na frente e quatro atrás.

Para garantir que o carro agarre no asfalto, as rodas de alumínio forjado aro 20 são montadas com pneus de altíssimo desempenho Dunlop® SP Sport Maxx GT 600 DSST CTT inflados com nitrogênio.

A suspensão conta  com um sistema Bilstein® DampTronic especialmente desenvolvido, que permite que o motorista utilize um dos três ajustes disponíveis para configurar o comportamento dos amortecedores às condições de desempenho desejadas.

A aerodinâmica merece cuidado especial e diversos componentes têm desenho otimizado para garantir o melhor coeficiente de penetração possível e ao mesmo tempo assegurar que o fluxo de ar ajude na estabilidade e na refrigeração do motor e dos freios. Esse cuidado chega ao ponto de equipar o Nissan GT-R com uma carenagem inferior na parte traseira produzida em fibra de carbono.

Interior sofisticado

Ciente de que nem todo mundo que gosta de um carro com desempenho esportivo aprecia o nível de ruído produzido pelo motor de um verdadeiro esportivo, a fábrica equipa o GT-R com um sistema Active Noise Cancelation fornecido pela Bose, que amortece eletronicamente sons de determinadas freqüências.

Detalhe da frente do NIssan GT-R

Por dentro, chama a atenção o grande display multimídia multifunção criado em parceria com a empresa responsável pelo game Gran Turismo para oferecer a aparência de um verdadeiro vídeo game. O motorista pode acessar nada menos que 14 páginas de informações, que chegam a detalhes como a pressão aplicada no pedal de freio e ângulo da direção.

Além de GPS e telefonia com viva voz Bluetooth, o sistema também permite fazer gravação e reprodução de arquivos de voz. A Bose desenvolveu um sistema de áudio com 11 alto-falantes que inclui dois woofers voltados para a frente, instalados na área do apoio de braço do assento traseiro. A montagem de todos os falantes é feita com anéis de alumínio fundido, assegurando maior rigidez.

A Nissan oferece o GT-R em três versões: a normal, a Black Edition e a NISMO, tunada de fabrica. As diferenças entre as duas primeiras versões ficam mais nos quesitos acabamento e acessórios, mas são fiéis ao desempenho que se pode esperar de um verdadeiro GT, sem abrir mão do prazer ao dirigir.

Já no caso da NISMO, a história é outra, com todo um pacote de mudanças mecânicas e de estilo que ficam próximas de transformar o GT-R num outro carro.

fabio codellos

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