Últimas Notícias

Conheça o painel digital do Ford GT

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare

Painel digital futurista do superesportivo muda conforme o modo de condução escolhido.

Criado com o objetivo de mostrar ao motorista as informações mais importantes para que ele possa tomar decisões críticas ao utilizar o poderoso superesportivo, o avançado painel de instrumentos do Ford GT redefine diversos componentes e expande o conceito de carro conectado, resumindo tendências para os próximos anos. Configurado automaticamente conforme o motorista escolha um dos cinco modos de direção disponíveis – normal, molhado, esporte, pista e velocidade, o painel tem uma tela digital de 10 polegadas e exibe gráficos inspirados em corridas para evitar distrações e facilitar a leitura.

Os cinco modos de direção do Ford GT são selecionados por comandos no volante para ajudar o motorista a manter a atenção na pista e as mãos no volante. Em cada modo a tela exibe as informações de um jeito diferente, destacando o que é essencial para aquela condição:

1 - Modo Normal: mostra as informações de forma objetiva e profissional. O tema é simples, com velocímetro no centro, indicador de marchas à direita, combustível e temperatura no alto à esquerda. O conta-giros, em formato de bastão, mostra a faixa de rotação baixa em escala comprimida – o motor avança tão rápido que os giros menores pouco importam para o motorista. A faixa de 3.000 a 7.000 rpm domina o topo da tela.
2 - Modo Wet (molhado): usa muitas informações do modo Normal, com tema azul e o conceito de “chão molhado”. Os gráficos sob o velocímetro simulam o brilho do asfalto molhado, destacando para o motorista o modo selecionado.
3 - Modo Sport: muda a prioridade de informações. Traz o indicador de marcha no centro e o velocímetro deslocado para a direita, com menos destaque. Com cor laranja vibrante, é o modo preferido pela maioria dos motoristas de teste.
4 - Modo Track (pista): usa um contraste forte de fundo preto com texto e gráficos em vermelho, fáceis de enxergar em velocidade, com o indicador de marcha e o velocímetro em destaque. Já a temperatura do motor, pressão e temperatura do óleo e nível de combustível – mostrado em porcentagem, em vez da autonomia em milhas – ficam embaixo, à direita.
5 - Modo V-Max: tem uma tela completamente diferente, objetiva e reduzida. Criada especialmente para a busca da velocidade máxima, tem um velocímetro grande no centro e conta-giros reduzido a uma só linha com ponto indicador para evitar distração. Temperatura do motor, pressão e temperatura do óleo e pressão do turbo ficam à direita, e o marcador de combustível no canto superior esquerdo.

Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos
fabio codellos

Share
Published by
fabio codellos

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

2 meses ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

6 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

6 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

9 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

9 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

10 meses ago