Destaques

Crise das multimídias

Montadoras sinalizam problemas na oferta de telas de entretenimento e trocam (às vezes) por modelos mais em conta ou aumentam o preço

Não é segredo para ninguém que a falta de peças ocasionado pela crise mundial dos semicondutores leva a uma demora na entrega de carros novos no mercado. Para o segmento de som e acessórios a boa notícia é que muitos carros vêm perdendo itens eletrônicos para que o modelo seja entregue emmenor tempo na concessionária. O principal deles é a multimídia, item importado e que depende destes itens para ser oferecido no veículo.

É o caso da linha Volkswagen Polo que perde a multimídia de série nos modelos de entrada e também da Toyota que substituiu a tela do Corolla Cross por um modelo mais barato e menos conectado. Outras marcas optaram por subir o preço como foi o caso recente da Hyundai com o HB20 e Creta, Chevrolet com Tracker e HB20 e também a Fiat com o Argo e com a troca da multimídia do Mobi também por um modelo mais simples.

Linha Polo sem multimídia de série

Mesmo com aumento de preços de até R$ 3.200 a linha Volkswagen Polo 2022 perdeu a multimídia, item que era oferecido de série no modelo desde a versão 1.0 MPI. Antes, o Polo vinha com o sistema Composition touch, multimídia mais simples, e que agora sai de cena nos modelos de entrada que custam R$ 67.620,00. No caso do modelo de entrada, o preço caiu R$ 120. Já no modelo mais caro, o Highline 1.0TSIm o valor passa a R$ 103.490. Na linha Virtus o modelo 1.6MSi de entrada sai por R$ 85.470 sem multimídia e a versão mais cara 1.0 Highline passa a R$ 115.290.

Corolla Cross sem multimídia original 

A Toyota também resolveu o problema do Corolla Cross com a substituição do sistema Toyota Play original de 8 polegadas por um sistema inferior, de maior tamanho, com 10 polegadas. Assim, o sistema original que tem botões físicos e traz espelhamento Android e Apple CarPlay, foi substituído por uma tela Android com sistema nativo e conexão Google Play. A própria Toyota admitiu o problema em um comunicado de imprensa justificando que para “não parar o processo de produção e causar ainda mais desconforto aos clientes, a Toyota buscou um parceiro para fornecer o item (multimídia), cuja instalação será feita na rede de concessionários”.

E a solução

Infelizmente a médio prazo não há perspectiva de solução para a crise dos equipamentos de entretenimento. Esse tipo de componente utiliza chips e peças que estão sendo disputadas no mercado internacional abalado pela crise causada pela pandemia. Com o crescimento das vendas de dispositivos como notebooks, tablets e smartphones que tem maior valor agregado, as fábricas passaram a atender as empresas desses equipamentos deixando a indústria automobilística (que cancelou boa parte dos pedidos futuros em função do fechamento das economias no mundo todo) em segundo plano. Assim, com a retomada, toda a produção já estava comprometida. Como as fabricantes de carros compram altos volumes mas negociam cada centavo dos seus pedidos, as indústrias e de chips e produtos de alto valor deixaram de atende-las além de promover aumento generalizado nos preços. A Anfavea estima que as perdas com essa mudança chegarão a R$ 280 bilhões no mundo e a situação só começará a se normalizar em meados de 2022. O mercado de aftermarket que é composto por empresas menores consegue pagar mais pelos componentes e tem conseguido manter sua produção. Por essa razão as fábricas independentes tem oferecido produtos no mercado ainda que por preços mais altos. 

Marcos Camargo

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

21 horas ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

2 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

4 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

5 dias ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

1 semana ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

1 semana ago

This website uses cookies.