E-commerce: tendências em 2015

Para as empresas do mercado de acessórios que já atuam com vendas online, é hora de avaliar como foram os negócios em 2014 e analisar as tendências para o próximo ano. Aquelas que ainda não se aventuraram pelo mundo virtual, e, com a crescente deste mercado, pensam nesta ideia, vale a pena conhecer os números deste mercado em 2014.

O e-commerce do Brasil movimentou no ano passado R$ 35,8 bilhões, segundo o e-Bit, crescendo nominalmente 24% em relação a 2013, quando o faturamento chegou a R$ 28,8 bilhões. Ao todo, foram mais de 51,5 milhões de consumidores únicos, sendo 10,2 milhões de novos entrantes ao longo do ano e mais de 103,4 milhões de pedidos realizados, com um tíquete médio de R$ 347.

Para Pedro Guasti, diretor executivo da e-Bit, o ano atípico do mercado influenciou nos números positivos. “Foi um ano em que tivemos Copa do Mundo, que ajudou a impulsionar a venda de televisores e artigos esportivos no primeiro semestre, além de diversas liquidações, o que trouxe ainda mais atrativos ao e-commerce. Além disso, o mercado vem evoluindo, ano após ano, para dar mais ferramentas e opções aos consumidores”, explica.

O consumidor brasileiro incorpora cada vez mais as compras pela Internet ao seu dia a dia, e o que antes era sofisticação se transformou em hábito.

O comércio eletrônico brasileiro vem buscado se adaptar a essas novas situações de uma forma bem rápida e identificar tendências e se adaptar a elas o mais rápido possível é uma das funções mais delicadas para um gestor de comércio eletrônico. Confira algumas das tendências para 2015:

Foco em dispositivos móveis

Uma das principais tendências do e-commerce em 2015 será o foco ainda maior em dispositivos móveis.

Segundo dados do relatório e-Bit do primeiro semestre de 2014, o volume de compras através de dispositivos móveis representou 7% do faturamento total do semestre, o que representou um crescimento de 84% em um ano.

A expansão dos smartphones com acesso à Internet e a popularização dos tablets está direcionando o mercado neste sentido.

Layout responsivo

O layout responsivo no e-commerce não é mais tendência e sim uma obrigação.

Mas o que significa este termo? Para você entender melhor, separamos um exemplo: Tente aumentar ou diminuir muito a janela de um site. Reparou como o conteúdo se reorganizou de acordo com o tamanho do browser?

Em um tamanho pequeno, as imagens e o texto diminuíram proporcionalmente. Os layouts responsivos recebem adaptações para que o usuário possa navegar do computador, tablet ou celular de maneira confortável e prática.

É essencial que a escolha da plataforma que vai abrigar a sua loja virtual seja responsiva, já que, como vimos acima, as vendas com dispositivos móveis tem crescido.

Não bastasse isso, o próprio Google já anunciou que passará a considerar a usabilidade de sites mobile em seu algoritmo de classificação de ranking para buscas.

Cada vez mais tecnologia

Com a necessidade de oferecer uma experiência de navegação cada vez mais agradável e útil, há a expectativa de uma nova leva de recursos técnicos, principalmente nas páginas de detalhe de produto.

Elas deverão oferecer cada vez mais recursos como vídeo e outros recursos de visualização, além de forte integração com as diversas mídias sociais.

Customização da navegação e atendimento

Ainda na linha da usabilidade, a customização deverá ser cada vez maior, não apenas da navegação na loja como também na comunicação com os clientes.
A indicação da compra de um produto complementar, que normalmente é natural na loja física,  no e-commerce tende a também se tornar natural.
E não só isso: o envio de e-mail marketing e ações nas redes sociais tenderão a ser cada vez mais customizados, levando em consideração a experiência anterior do usuário.

Intensificação do uso de redes sociais

Outra tendência do e-commerce em 2015 que merece destaque é a integração ainda maior com as redes sociais.

Listas de desejos, por exemplo, poderão ser montadas diretamente a partir de redes sociais como Facebook e ficarão disponíveis nas lojas virtuais.

Aprimoramento da logística no e-commerce

Um dos pontos mais importantes para o sucesso no e-commerce é a logística, e nisso ainda é preciso melhorar muito. Com o aumento da competição entre os operadores logísticos voltados para o e-commerce nacional, as empresas devem aprimorar as rotinas, principalmente no que diz respeito à logística reversa.

É de se esperar também uma redução de custos em função do aumento da competitividade do mercado.

Capacitação profissional em alta

A profissionalização das equipes técnicas e administrativas, mais que uma tendência para 2015 é uma necessidade no e-commerce moderno.

O comércio eletrônico brasileiro vive um verdadeiro apagão de mão de obra, mas mesmo assim vem ficando cada vez mais exigente em relação à qualificação.

Números do setor automotivo

Segundo dados fornecidos pelo Mercado Livre Publicidade, e que correspondem ao primeiro semestre de 2014 em comparação ao mesmo período do ano anterior, o e-commerce registrou crescimento de 201% em faturamento no setor automotivo no primeiro semestre de 2014 em comparação ao mesmo período em 2013.

Considerando o amadurecimento do varejo online no Brasil, o setor automotivo tornou-se uma das principais categorias no varejo, em termos de interesse por parte dos consumidores.

Segundo o IBOPE Mídia no relatório Netview da Nielsen, os sites automotivos ocupam o 15º  lugar entre os mais populares no Brasil, e são aqueles com o maior aumento no número de visitantes únicos.

A venda online no setor automotivo também está crescendo, embora a um ritmo mais modesto em relação a outras categorias mais maduras e mais baratas como moda/acessórios e eletrodomésticos.

Denise Andrade

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