Categories: RevistaTecnologia

BMW Elétricos: Ecologicamente responsáveis, mas com muita raça

BMW i3 e i8, os elétricos que reúnem o melhor de dois mundos

Apesar do preço de tabela ainda bem salgado, os carros elétricos de produção em série apelam para muitos consumidores por serem ecologicamente responsáveis, já que não consomem combustíveis sólidos nem geram gases nocivos que poluem a atmosfera.

Eles também têm um apelo para os aficionados de tecnologia de ponta, graças ao emprego de componentes como baterias de lítio e sistemas de recuperação de energia cinética (também conhecidos como KERS), também usados em monopostos da Fórmula 1 e nos Audi R18 e-tron quattro das provas de Endurance, por exemplo.

No entanto, os carros elétricos costumam deixar a desejar quando se leva em considerações fatores como velocidade final, aceleração e autonomia. Em resumo, são interessantes do ponto de vista ecológico e tecnológico, mas não vcostumam atrair o interesse de quem procura desempenho.

Virada

 

Esse panorama está mudando com a entrada de pesos pesados como BMW e Audi no mercado de veículos elétricos. De longe, o projeto mais ambicioso é o da BMW, que desenvolveu não apenas um modelo pequeno, com grande potencial de atração de consumidores jovens e urbanos, mas também um modelo “full size”, na medida para quem quer aliar espaço a desempenho e propulsão ecológica e responsável. A fábrica pretende atrair os consumidores com a fórmula “alto desempenho com emissão zero”.

Ambos os projetos vêm sendo desenvolvidos há anos, já foram apresentados como concepts em salões e só recentemente começaram a ser vendidos. O i3 foi o primeiro a chegar às concessionárias da BMW, ainda no segundo semestre de 2013, e até já deu o ar da graça no Brasil em ações de divulgação, preparando seu lançamento até o final do ano. Agora chega a vez do aguardado i8, que nos próximos meses começa a ser entregues aos primeiros compradores.

I3

Baseado em uma solução de engenharia inovadora batizada de LifeDrive, o BMW i3 tem duas unidades funcionais separadas, que se completam. Na parte de cima fica o módulo Life, uma célula de passageiros de alta resistência e extremamente leve, produzida de plástico reforçado com fibras de carbono (CFRP). Na parte inferior fica o módulo Drive, uma estrutura de alumínio que agrega o sistema de propulsão e o de suspensão, além de outros componentes estruturais e de impacto.

O sistema de propulsão eDrive combina uma bateria de íons de lítio projetada especialmente para o i3 e um motor elétrico de alta densidade, com só 50kg de peso, acoplado ao eixo traseiro e ao conjunto de transmissão elétrica. Com esse conceito inovador, a fábrica consegue compensar o peso extra da bateria, obtendo um peso total de só 1.195 kg.

A BMW garante um desempenho bastante razoável, com velocidade máxima de 150km/h, aceleração 0 a 100 km/h em 7,2s, retomadas de 30 a 70km/h em 2,5s e autonomia entre 130 e 160 km em ambiente urbano. Com um motor opcional a gasolina, a bateria pode ser recarregada, o que amplia a autonomia para cerca de 300 km.

 

 

I8

Se o irmão menor faz o tipo “engraçadinho”, o BMW i8 já deixa claro desde o primeiro olhar que foi feito para a performance. O visual do belo 2+2 chama a atenção de imediato, com toques futuristas como a bela traseira, a lateral de linhas marcantes e as portas que abrem para cima, como numa Lamborghini.

O pacote técnico também usa a solução LifeDrive de dois módulos empregada no i3 mas na hora da propulsão apela para uma solução híbrida, com um motor elétrico de potência equivalente a 131 hp e um outro TwinPower Turbo de 231hp a gasolina para obter uma velocidade máxima de 250 km/h, com aceleração de 0–100 km/h em 4,4 segundos.

Os felizes proprietários poderão baixar para seus smartphones e tablets o aplicativo BMW i Remote App, que permitirá monitorar o carregamento da bateria, verificar a autonomia disponível e acionar à distância diversos equipamentos e funções do carro, como ar condicionado, bloqueio e desbloqueio das portas, etc.

 

 

Ainda não dá para saber se a BMW vai trazer um exemplar desse maquinaço como atração para o Salão do Automóvel, mas sonhar não custa nada, não é?

 

A BMW lançou ainda, um hotsite mostrando a impressão de vários motoristas que fizeram test-drive no I3 pelas ruas de Londres e convidando outros a participarem da experiência. Veja o site AQUI e o vídeo abaixo:

Por: Amadeu Castanho Neto

Fotos: Divulgação 

fabio codellos

Recent Posts

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

3 semanas ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

3 semanas ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

3 semanas ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

3 semanas ago

Chery vai lançar picape híbrida em 2025 para brigar com Hilux e Ranger

Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…

4 semanas ago

Veja os carros para PCD com mais descontos em outubro

Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…

1 mês ago

This website uses cookies.