BMW i3 e i8, os elétricos que reúnem o melhor de dois mundos
Eles também têm um apelo para os aficionados de tecnologia de ponta, graças ao emprego de componentes como baterias de lítio e sistemas de recuperação de energia cinética (também conhecidos como KERS), também usados em monopostos da Fórmula 1 e nos Audi R18 e-tron quattro das provas de Endurance, por exemplo.
No entanto, os carros elétricos costumam deixar a desejar quando se leva em considerações fatores como velocidade final, aceleração e autonomia. Em resumo, são interessantes do ponto de vista ecológico e tecnológico, mas não vcostumam atrair o interesse de quem procura desempenho.
Virada
Esse panorama está mudando com a entrada de pesos pesados como BMW e Audi no mercado de veículos elétricos. De longe, o projeto mais ambicioso é o da BMW, que desenvolveu não apenas um modelo pequeno, com grande potencial de atração de consumidores jovens e urbanos, mas também um modelo “full size”, na medida para quem quer aliar espaço a desempenho e propulsão ecológica e responsável. A fábrica pretende atrair os consumidores com a fórmula “alto desempenho com emissão zero”.
Ambos os projetos vêm sendo desenvolvidos há anos, já foram apresentados como concepts em salões e só recentemente começaram a ser vendidos. O i3 foi o primeiro a chegar às concessionárias da BMW, ainda no segundo semestre de 2013, e até já deu o ar da graça no Brasil em ações de divulgação, preparando seu lançamento até o final do ano. Agora chega a vez do aguardado i8, que nos próximos meses começa a ser entregues aos primeiros compradores.
I3
O sistema de propulsão eDrive combina uma bateria de íons de lítio projetada especialmente para o i3 e um motor elétrico de alta densidade, com só 50kg de peso, acoplado ao eixo traseiro e ao conjunto de transmissão elétrica. Com esse conceito inovador, a fábrica consegue compensar o peso extra da bateria, obtendo um peso total de só 1.195 kg.
A BMW garante um desempenho bastante razoável, com velocidade máxima de 150km/h, aceleração 0 a 100 km/h em 7,2s, retomadas de 30 a 70km/h em 2,5s e autonomia entre 130 e 160 km em ambiente urbano. Com um motor opcional a gasolina, a bateria pode ser recarregada, o que amplia a autonomia para cerca de 300 km.
I8
O pacote técnico também usa a solução LifeDrive de dois módulos empregada no i3 mas na hora da propulsão apela para uma solução híbrida, com um motor elétrico de potência equivalente a 131 hp e um outro TwinPower Turbo de 231hp a gasolina para obter uma velocidade máxima de 250 km/h, com aceleração de 0–100 km/h em 4,4 segundos.
Os felizes proprietários poderão baixar para seus smartphones e tablets o aplicativo BMW i Remote App, que permitirá monitorar o carregamento da bateria, verificar a autonomia disponível e acionar à distância diversos equipamentos e funções do carro, como ar condicionado, bloqueio e desbloqueio das portas, etc.
Ainda não dá para saber se a BMW vai trazer um exemplar desse maquinaço como atração para o Salão do Automóvel, mas sonhar não custa nada, não é?
A BMW lançou ainda, um hotsite mostrando a impressão de vários motoristas que fizeram test-drive no I3 pelas ruas de Londres e convidando outros a participarem da experiência. Veja o site AQUI e o vídeo abaixo:
Por: Amadeu Castanho Neto
Fotos: Divulgação
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