Fala-se em crise, mas não para o setor de Acessórios como um todo. É preciso analisar os números. Seria injusto generalizar os fatos perante um mercado tão grande e diverso.
Abrir o leque de ofertas de produtos e investir no atendimento, além de um pouco de criatividade, estão fazendo a diferença em várias empresas. E isso com todos os “tornados e furacões” da economia.
Claro, é preciso analisar o nicho em que a empresa se encontra mas, com certeza, se ela está num momento bom é porque houve planejamento a médio prazo.
E só o planejamento não basta: é preciso colocá-lo em prática. Os pioneiros terão mais sucesso.
Conversamos com várias empresas durante o ENAN e a Automec, eventos realizados recentemente, e não foi difícil escutar que este ano tem sido o melhor de todos, podem acreditar!
Logicamente, nem tudo são flores mas, também, nem tudo é deserto. Mesmo com vendas menores comparadas ao ano anterior, as montadoras mantêm planos de investir 45 bilhões de reais em novas linhas de montagem pelos próximos dez anos no Brasil.
A Audi, por exemplo, está investindo 525 milhões de reais numa fábrica em São José dos Pinhais (PR), e a BMW, mais de 600 milhões na construção de sua linha de montagem em Araquari (SC), que já foi parcialmente inaugurada. A parte de soldagem e pintura deve ficar pronta até o fim de 2015 e a fábrica terá capacidade de produzir até 32 mil carros por ano.
“Especialmente o mercado para veículos premium cresceu de forma constante, e as vendas em 2014 foram um sucesso. No ano passado o grupo BMW vendeu 17.190 carros no Brasil, o que significa um crescimento de 1,1% em comparação com o ano anterior”, afirma a empresa em nota.
A Jaguar Land Rover desembolsará 750 milhões de reais até 2020 para erguer sua fábrica em Itatiaia (RJ), enquanto a JAC Motors deve inaugurar sua linha de montagem em Camaçari (BA) em 2016 e, até lá, investir 1 bilhão de reais.
“Os planos das montadoras de se estabelecerem no país não se alteram, pois já foram traçados há muitos anos, quando o mercado vivia um ótimo momento”, diz Milad Kalume Neto, gerente de desenvolvimento de negócios da consultoria JATO Dynamics do Brasil, à revista CARTA CAPITAL.
Portanto, o otimismo prevalece. Pudemos notá-lo na matéria realizada com o grupo UNICOBA, que nos contou a evolução de seus planos no país.
Há, ainda, uma análise de mercado feita pela GFK, importante pesquisadora mundial. Cobrimos a Automec e trouxemos os principais destaques dos expositores de Som e Acessórios.
Confira ainda as análises do mercado de pick-ups e detalhes para instalação de alarmes no VW UP!
Boa leitura.
Fabio R. Codellos – Editor Chefe
Mercado cresceu mais do que o esperado em função de um mês sem feriados como…
SUV da BYD é da marca FangchengBao e tem visual inspirado nos Defender da Land…
Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…
Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…
Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…
SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…
This website uses cookies.