Categories: Editoriais

Editorial da Edição 95

Esta marca não é fabricante de som ???

 

Barbear-se com gilete, tirar uma xerox, usar um bom bril e usar um cotonete são coisas comuns de se fazer ou ouvir dizer no cotidiano.

Nem sempre, no entanto, a barba é feita com lâminas Gillette, as fotocópias são obtidas através de uma máquina da Xerox, a palha de aço é BomBril ou são usadas hastes flexíveis da Johnson&Johnson.

Pode-se perfeitamente usar lâminas de barbear Bic; fazer cópias numa máquina Minolta; usar palhas de aço Assolan; e limpar as orelhas com palinetes York.

A explicação pra isso é que muitas marcas se sobressaem e se tornam sinônimos de categoria. Desse modo, tornaram-se referência para os consumidores, cedendo seu nome a uma categoria de produtos.

É a marca como sinônimo de categoria de produto. Parece o sonho de todas as empresas, seria mais ou menos como uma pessoa ficar famosa.

Mas no quesito faturamento, como fica uma empresa que tem sua marca tão fortemente ligada a um produto?

Esta é uma pergunta que tem sido feita frequentemente em nossos canais. E temos certeza que vamos ouvir ainda mais depois desta edição da AutoMOTIVO.

O que se vê é que foi-se o tempo em que associávamos uma marca a uma determinada linha de produtos. Com a economia cambaleando, concorrëncia acirrada, e divisão de mercados, gera-se a necessidade de abrir o leque, afinal a empresa, sobretudo a indústria, tem que trabalhar geralmente a todo o vapor. E nosso mercado não é diferente.

Exemplos não faltam nesta edição. Taramp’s investindo em sua linha de alarmes, PST ampliando sua linha de som, Permak com sua linha de cabos e falantes, entre outras.

Grande desafio é o de comunicar tudo isso de forma correta ao cliente, pois ele acaba se confundindo, e cabe a empresa trabalhar muito forte seu marketing e comunicação.

Se isso é bom ou ruim, não cabe a nós darmos nossa opinião. Veremos num futuro próximo.

O fato é que as empresas precisam de opções e utilizar-se de seu know how para expandir e você vai observar isto de forma muito forte nesta edição além das tradicionais matérias do nosso mercado!

Boa leitura!

fabio codellos

Share
Published by
fabio codellos

Recent Posts

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

2 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

2 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

5 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

5 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

6 meses ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

6 meses ago

This website uses cookies.