Exclusivo: Taiwan investe na excelência para se diferenciar

Para se distanciar da percepção de que todo produto fabricado no Oriente é de baixa qualidade, dura pouco ou é mal acabado, o governo e as indústrias de Taiwan têm investido na busca da excelência e num intenso trabalho de promoção comercial.

A convite do governo daquele país, a AutoMOTIVO foi a única publicação brasileira convidada a se juntar a um seleto grupo de jornalistas automotivos europeus que esteve no país no mês de maio para conhecer de perto indústrias de acessórios e autopeças locais agraciadas com o prêmio anual Taiwan Excellence Award.

Abrindo a programação, os jornalistas convidados foram recebidos na sede da TAITRA, em Taipé, capital de Taiwan, por Raimond Chen, Diretor Executivo do Departamento de Marketing Estratégico e Scott Yang, Vice-Diretor Executivo do Departamento de Marketing Estratégico da entidade, que junto às suas equipes, deram as boas vindas ao país e fizeram uma apresentação de dados sobre a economia de Taiwan e sua indústria de peças e acessórios automotivos.

Durante uma semana, o grupo percorreu um roteiro de centenas de quilômetros por diversas cidades de Norte a Sul do país, conhecendo parques industriais organizados em forma de clusters e diversas indústrias de acessórios automotivos especializadas em produtos como GPSs, DVRs, produtos para infotainment, faróis, lanternas e pneus, todos premiados no Taiwan Excellence Award.

Como resultado da viagem, pudemos não só verificar a qualidade, o cuidado na produção e o investimento feito perlas indústrias de Taiwan em tecnologia, como verificar a existência de diversos tipos de acessórios ainda não vendidos no Brasil e que poderiam ter sucesso comercial no nosso mercado.

Entre eles estão HUDs portáteis, DVRs com duas câmeras, dispositivos de visão noturna, sensores de pressão de pneus, sensores de mudança de faixa (LDWS – Lane Departure Warning Systems), sensores de colisão (FCWS – Forward Collision Warning System), sensores de faixa para espelhos retrovisores, faróis e lanternas LED e tunados, além de outros que incorporam diversas dessas funções em um mesmo produto.

Taiwan Excellence Award

Instituído pelo Ministério de Assuntos Econômicos de Taiwan em 1992 como um reconhecimento aos produtos que se destacam pela inovação e pelo valor agregado, o Taiwan Excellence Award é a mais alta distinção que pode ser dada aos produtos de uma empresa no país.

A iniciativa é resultado trabalho do governo local buscando aumentar o valor agregado de produtos de Taiwan e sua competitividade internacional através investimento contínuo em melhorias em qualidade de produto, design e imagem, diferenciando de forma objetiva a produção local da de outros países da região e permitindo a sua entrada em alguns dos mercados mais competitivos do mundo.

Ao mesmo tempo em que dissemina o conceito de excelência que ajuda a diferenciar os produtos fabricados em Taiwan de outros de qualidade inferior, a iniciativa incentiva a competição entre os fabricantes interessados em obter o valorizado selo Taiwan Excellence, que diferencia os produtos premiados em uma das três categorias dos demais.

Para poderem concorrer ao prêmio, além de serem fabricados em Taiwan, os produtos precisam se se destacar em outros quatro critérios: Pesquisa e Desenvolvimento, Design, Qualidade e Marketing. Os indicadores são de igual importância, e cada um é julgado por sua “Inovação de Valor”, o padrão mais importante de todos.

O prêmio tem três categorias: Gold, Silver e Excellence Award e dá às empresas o direito a incentivos governamentais associados e de participar de eventos promocionais.

O grupo de jornalistas internacionais visitou as seguintes indústrias premiadas com o Taiwan Excellence:

  • Papago, fabricante de câmeras DVR;
  • Mitac, focada em softwares e serviços de infotainment para ônibus, vans, táxis e automóveis;
  • Fuho Technology/Vacron, fabricante de DVRs, câmeras frontais e de ré para ônibus, caminhões e automóveis;
  • E-Lead Electronics, que produz unidades de infotainment e diversos tipos de sensores;
  • Eagle Eyes, fabricante de faróis e lanternas diferenciadas para o mercado aftermaket;
  • TYC, fabricante de faróis e lanternas focado no mercado OEM;
  • Federal, fabricante de pneus.

Complementando o roteiro, foi feita ainda uma visita à editora PROTO, especializada em publicações automotivas, que publica as revistas Car News, especializada em automóveis, e Option, focada em tuning e acessórios. Recebidos pelosa editores e jornalistas das duas publicações, os jornalistas visitantes puderam trocar informações e se informar sobre o mercado automotivo local.

Comércio bilateral

Taiwan é uma potência exportadora, com mais de 6,6 bilhões de dólares só de peças e acessórios automotivos enviados para o Exterior em 2014. Seus dez principais mercados para esse tipo de produto são Estados Unidos, China, Japão, Reino Unido, Alemanha, Holanda, Canadá, Austrália, México e Tailândia.

O Brasil aparece em vigésimo-segundo lugar na lista dos maiores mercados para os produtos automotivos Made in Taiwan, totalizando 29,5 milhões de dólares em  compras no ano passado, valor 45,4% superior ao registrado em 2013.

Taiwan também importa peças e acessórios automotivos. Durante o ano passado as empresas locais importaram 1,5 bilhão de dólares desse tipo de produtos de 16 diferentes países. Trigésimo-quarto colocado na lista de exportadores, o Brasil também vende produtos automotivos para Taiwan, com 365 mil dólares vendidos para empresas locais em 2014.

TAITRA

O TAITRA – Taiwan External Trade Development Council (Conselho de Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan) é um organismo não governamental sem fins lucrativos, fundado para ajudar a promover o comércio externo de Taiwan.

Patrocinado pelo governo de Taiwan, pelas associações de indústrias e diversas outras organizações ligadas à indústria do país, tem como principal objetivo ajudar as empresas e indústrias taiwanesas a reforçar a sua competitividade internacional e a fazer frente aos desafios que enfrentam nos mercados de outros países.

Com 50 escritórios espalhados pelo mundo todo, inclusive em São Paulo, o TAITRA mantém uma bem coordenada rede de promoção e informação que conta com mais 800 especialistas.

Através de bem organizadas estratégias promocionais, o TAITRA, em parceria com suas organizações co-irmãs, o Taiwan Trade Center (Centro de Comércio Exterior de Taiwan) e Taipei World Trade Center (TWTC), tem criado um grande volume de oportunidades para o comércio exterior do país.

Taiwan

Oficialmente denominada República da China, localizado no Sudeste Asiático, Taiwan é um país relativamente novo, criado a partir da fuga de milhões de chineses que deixaram seu país após a Revolução Comunista na China Continental, hoje República Popular da China. Liderados pelo general Chiang Kai-shek, conseguiram em poucas décadas erguer um país moderno e organizado, que se transformou numa potência industrial exportadora.

Uma ilha com aproximadamente 32.200 km2 e uma população de cerca 23,5 milhões de habitantes, Taiwan tem cerca de 400 quilómetros de Norte a Sul e 145 quilómetros de Leste a Oeste. A capital da República da China é Taipei, uma moderna cidade localizada no Norte do país, cuja população metropolitana soma 6,9 milhões de pessoas.

Links:
Taiwan Excellence – Taiwan Excellence
TAITRA – TAITRA

fabio codellos

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

6 horas ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

1 dia ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

3 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

5 dias ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

1 semana ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

1 semana ago

This website uses cookies.