Por mais que o consumidor e até mesmo o varejista reclame da falta de dinheiro, no final do ano sempre há um aquecimento natural do mercado por conta da injeção de dinheiro que vem com o décimo terceiro e abonos. Por isso, essa é a ocasião ideal para atrair clientes a loja e fazer o movimento, que seria naturalmente maior, crescer ainda mais.
A promoção de vendas é talvez a principal arma do varejista para essa ocasião. Porque promoção não significa somente abaixar os preços de maneira brutal e esperar pelo milagre do consumismo comum a todos que acreditam em vantagens onde não há nenhuma. Significa também aproveitar o produto certo, no momento certo e baseado numa negociação vantajosa tanto para quem compra quanto para quem vende. Essa ocasião pode ser as festas de final de ano.
Para ajudá-lo vamos citar um único exemplo, mas de grande sucesso, tanto no exterior, como no Brasil. A Black Friday – um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear uma grande ação de vendas anual que acontece sempre na 4ª sexta-feira de novembro após o feriado de Ação de Graças. Ou seja um dia onde os preços estão bem mais baixos e os consumidores fazem fila para aproveitar a oportunidade para comprar barato nas principais lojas e antecipar as compras de Natal.
Já para os lojistas, o dia especial de promoção, representa a grande chance de limpar estoques e de ampliar o relacionamento com novos clientes.
No Brasil, a primeira edição do evento foi realizada em 2010 com vendas apenas pela internet, por meio de uma empresa especializada em descontos e cupons promocionais. O sucesso foi tanto que de lá pra cá o evento está em franco crescimento, tanto que algumas lojas físicas pegaram carona e aproveitaram o evento lotando as lojas.
Para se ter uma idéia, em 2012, foram arrecadados apenas no comércio eletrônico R$217 milhões. Pensando neste lucro, os brasileiros organizaram mais uma Black Friday no último 29 de novembro, o que também causou grande alvoroço nas lojas e claro, consumo.
Se você não participou da Black Friday, mas quer fazer uma mega ação na sua loja para aproveitar o momento consumista de seu cliente, acompanhe algumas dicas para aquecer as vendas na sua loja:
Esse pode ser um dia bem especial para as suas vendas! Aproveite!
Por: Denise Andrade
fotos: Divulgação
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