Destaques

Escala, a elegante visão de futuro da Cadillac

Design marcante e muito luxo mostram o que vem por aí nos próximos anos

A Cadillac é a divisão de veículos de luxo do grupo General Motors. Fundada em 1902 por Henry Leland, desde o princípio a empresa se destacou pela atitude inovadora e pela qualidade e confiabilidade de seus produtos. Quando a concorrência ainda mantinha as carrocerias abertas herdadas da época da tração animal e usava as desconfortáveis manivelas para dar partida, a Cadillac já inovava com carrocerias fechadas e a partida automática.

Mais à frente, quando as outras montadoras ainda se mantinham fiéis à moda da pintura apenas em preto, os modelos Cadillac eram oferecidos em diversas cores e com detalhes cromados. A marca foi ainda a primeira a ter um designer em vez de um engenheiro como responsável pelo estilo de seus carros. Passado mais de um século, a Cadillac volta a inovar mostrando um concept car que reúne elementos que deverão nortear o desenvolvimento dos próximos modelos da marca, que ao longo do tempo se tornou um sinônimo de veículos de alta qualidade, luxo e sofisticação.

Como já virou tradição, o Cadillac Escala Concept foi apresentado durante o último Pebble Beach Concours d’Elegance, o tradicional evento que reúne em Monterey, na Califórnia, o melhor da indústria automotiva mundial.

Em função da boa resposta do público, a Cadillac deixa bem claro que embora seja um carro-conceito, o Escala é um modelo com grande potencial de vir a fazer parte da linha da marca, só dependendo da evolução do segmento de grandes sedãs de luxo nos Estados Unidos.

Os finos faróis e lanternas aproveitam os avanços da tecnologia de iluminação

Dupla personalidade

O Escala Concept se propõe a ser um carro tanto para quem gosta de dirigir quanto um sedã topo de linha para quem curte ser transportado em grande estilo. Andrew Smith, diretor executivo da Cadillac Global Design deixa isso bem claro: “Meu briefing para os designers foi criar um carro que você deseje desesperadamente dirigir, e também um em que você quer ser conduzido”.

Em resposta, os designers da Cadillac projetaram o que chamam de “interior de dupla personalidade”, trabalhado com zonas bem definidas e diferentes para o motorista e os passageiros. Enquanto os assentos da frente estão num ambiente cujo foco é a tecnologia, a parte traseira foi pensada para proporcionar relaxamento.

O Escala começa chamando a atenção por fora, com um estilo marcante e perfil alongado que quase fazem esquecer que se trata de um sedã de luxo. Uma enorme entrada de ar marca a equilibrada parte frontal, na qual os finíssimos e elegantes faróis quase desaparecem. Na traseira, são as finas lanternas em forma de Y invertido que chamam a atenção.

No interior, chamam a atenção as três grandes telas curvas em LEDs orgânicos (OLED) do painel, posicionadas em camadas na frente do motorista, com os lados traseiros envolvidos em couro costurado à mão com a marca Cadillac em relevo.

Super “clean”, o painel destaca as três telas OLED

Além de muito conforto, os passageiros das duas poltronas traseiras contam com grandes telas multifunção inteligentemente embutidas na parte traseira dos encostos de cabeça dos assentos dianteiros. Para serem utilizados, basta que sejam puxados para baixo.

Longo e elegante, o Escala chama a atenção de qualquer ângulo

No que diz respeito à estrutura de carroceria, o concept utiliza a nova base com materiais mistos lançada no CT6, com uso intensivo de alumínio junto a outros doze materiais. O motor é um novo V8 bi-turbo de 4.2 litros com tecnologia de gerenciamento ativo de combustível, que deve ser a base para a nova plataforma de propulsão da Cadillac.

 

Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos
Felipe Negri Vicentini

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

13 horas ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

2 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

3 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

5 dias ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

1 semana ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

1 semana ago

This website uses cookies.