Para se distanciar da percepção de que todo produto fabricado no Oriente é de baixa qualidade, dura pouco ou é mal acabado, o governo e as indústrias de Taiwan têm investido na busca da excelência e num intenso trabalho de promoção comercial.
A convite do governo daquele país, a AutoMOTIVO foi a única publicação brasileira convidada a se juntar a um seleto grupo de jornalistas automotivos europeus que esteve no país no mês de maio para conhecer de perto indústrias de acessórios e autopeças locais agraciadas com o prêmio anual Taiwan Excellence Award.
Abrindo a programação, os jornalistas convidados foram recebidos na sede da TAITRA, em Taipé, capital de Taiwan, por Raimond Chen, Diretor Executivo do Departamento de Marketing Estratégico e Scott Yang, Vice-Diretor Executivo do Departamento de Marketing Estratégico da entidade, que junto às suas equipes, deram as boas vindas ao país e fizeram uma apresentação de dados sobre a economia de Taiwan e sua indústria de peças e acessórios automotivos.
Durante uma semana, o grupo percorreu um roteiro de centenas de quilômetros por diversas cidades de Norte a Sul do país, conhecendo parques industriais organizados em forma de clusters e diversas indústrias de acessórios automotivos especializadas em produtos como GPSs, DVRs, produtos para infotainment, faróis, lanternas e pneus, todos premiados no Taiwan Excellence Award.
Como resultado da viagem, pudemos não só verificar a qualidade, o cuidado na produção e o investimento feito perlas indústrias de Taiwan em tecnologia, como verificar a existência de diversos tipos de acessórios ainda não vendidos no Brasil e que poderiam ter sucesso comercial no nosso mercado.
Entre eles estão HUDs portáteis, DVRs com duas câmeras, dispositivos de visão noturna, sensores de pressão de pneus, sensores de mudança de faixa (LDWS – Lane Departure Warning Systems), sensores de colisão (FCWS – Forward Collision Warning System), sensores de faixa para espelhos retrovisores, faróis e lanternas LED e tunados, além de outros que incorporam diversas dessas funções em um mesmo produto.
Instituído pelo Ministério de Assuntos Econômicos de Taiwan em 1992 como um reconhecimento aos produtos que se destacam pela inovação e pelo valor agregado, o Taiwan Excellence Award é a mais alta distinção que pode ser dada aos produtos de uma empresa no país.
A iniciativa é resultado trabalho do governo local buscando aumentar o valor agregado de produtos de Taiwan e sua competitividade internacional através investimento contínuo em melhorias em qualidade de produto, design e imagem, diferenciando de forma objetiva a produção local da de outros países da região e permitindo a sua entrada em alguns dos mercados mais competitivos do mundo.
Para poderem concorrer ao prêmio, além de serem fabricados em Taiwan, os produtos precisam se se destacar em outros quatro critérios: Pesquisa e Desenvolvimento, Design, Qualidade e Marketing. Os indicadores são de igual importância, e cada um é julgado por sua “Inovação de Valor”, o padrão mais importante de todos.
O prêmio tem três categorias: Gold, Silver e Excellence Award e dá às empresas o direito a incentivos governamentais associados e de participar de eventos promocionais.
O grupo de jornalistas internacionais visitou as seguintes indústrias premiadas com o Taiwan Excellence:
Complementando o roteiro, foi feita ainda uma visita à editora PROTO, especializada em publicações automotivas, que publica as revistas Car News, especializada em automóveis, e Option, focada em tuning e acessórios. Recebidos pelosa editores e jornalistas das duas publicações, os jornalistas visitantes puderam trocar informações e se informar sobre o mercado automotivo local.
Taiwan é uma potência exportadora, com mais de 6,6 bilhões de dólares só de peças e acessórios automotivos enviados para o Exterior em 2014. Seus dez principais mercados para esse tipo de produto são Estados Unidos, China, Japão, Reino Unido, Alemanha, Holanda, Canadá, Austrália, México e Tailândia.
O Brasil aparece em vigésimo-segundo lugar na lista dos maiores mercados para os produtos automotivos Made in Taiwan, totalizando 29,5 milhões de dólares em compras no ano passado, valor 45,4% superior ao registrado em 2013.
Taiwan também importa peças e acessórios automotivos. Durante o ano passado as empresas locais importaram 1,5 bilhão de dólares desse tipo de produtos de 16 diferentes países. Trigésimo-quarto colocado na lista de exportadores, o Brasil também vende produtos automotivos para Taiwan, com 365 mil dólares vendidos para empresas locais em 2014.
O TAITRA – Taiwan External Trade Development Council (Conselho de Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan) é um organismo não governamental sem fins lucrativos, fundado para ajudar a promover o comércio externo de Taiwan.
Patrocinado pelo governo de Taiwan, pelas associações de indústrias e diversas outras organizações ligadas à indústria do país, tem como principal objetivo ajudar as empresas e indústrias taiwanesas a reforçar a sua competitividade internacional e a fazer frente aos desafios que enfrentam nos mercados de outros países.
Com 50 escritórios espalhados pelo mundo todo, inclusive em São Paulo, o TAITRA mantém uma bem coordenada rede de promoção e informação que conta com mais 800 especialistas.
Através de bem organizadas estratégias promocionais, o TAITRA, em parceria com suas organizações co-irmãs, o Taiwan Trade Center (Centro de Comércio Exterior de Taiwan) e Taipei World Trade Center (TWTC), tem criado um grande volume de oportunidades para o comércio exterior do país.
Oficialmente denominada República da China, localizado no Sudeste Asiático, Taiwan é um país relativamente novo, criado a partir da fuga de milhões de chineses que deixaram seu país após a Revolução Comunista na China Continental, hoje República Popular da China. Liderados pelo general Chiang Kai-shek, conseguiram em poucas décadas erguer um país moderno e organizado, que se transformou numa potência industrial exportadora.
Uma ilha com aproximadamente 32.200 km2 e uma população de cerca 23,5 milhões de habitantes, Taiwan tem cerca de 400 quilómetros de Norte a Sul e 145 quilómetros de Leste a Oeste. A capital da República da China é Taipei, uma moderna cidade localizada no Norte do país, cuja população metropolitana soma 6,9 milhões de pessoas.
Links:
Taiwan Excellence – Taiwan Excellence
TAITRA – TAITRA
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.