Pick-up ou caminhão? Se formos usar as normas brasileiras, a F-450 Super Duty Platinum seria um caminhão leve, mas nos Estados Unidos, onde ela é fabricada pela Ford, a F-450 faz parte da linha de pick-ups para trabalho pesado da Série F da montadora. Muito usada para rebocar trailers e carretas, inclusive com opção de quinta roda, ela combina todas as características de conforto e tecnologia de uma pick-up de grande porte de última geração ao desempenho de um veículo comercial leve.
Isso já pode ser percebido na hora de abrir as portas, quando é acionado um prático estribo até então guardado debaixo da carroceria, ajudando a vencer o vão livre digno de um caminhão. Dentro da espaçosa cabine, com espaço de sobra para até seis passageiros, podem ser encontrados todos os confortos e equipamentos que se pode esperar em um veículo moderno, desde assentos dianteiros com dez ajustes elétricos e memória a um grande monitor multifunção na parte superior do console central.
Tecnologia de segurança
No quesito segurança, a F-450 Super Duty Platinum agrega nada menos que 20 tecnologias de assistência ao motorista, como o assistente de ré para trailer, o piloto automático adaptativo com sistema anticolisão, o alerta de ponto cego e tráfego cruzado e o alerta de permanência em faixa.
A assistência de ré permite ver o reboque na tela da central multimídia SYNC em manobras e também monitorar o seu comportamento na estrada. O piloto automático adaptativo com assistência anticolisão usa o freio motor para reduzir a velocidade e evitar acidentes com reboques pesados.
Equipado com radar, o alerta de ponto cego e tráfego cruzado chama a atenção do motorista para obstáculos e a movimentação de veículos, principalmente em espaços apertados e estacionamentos. O alerta de permanência na faixa funciona com uma câmera montada entre o para-brisa e o espelho retrovisor, que detecta quando a pick-up se desvia da faixa onde estava.
O motorista conta com o auxílio de sete câmeras de alta resolução – duas na parte dianteira, outras duas nas laterais, mais duas na traseira e uma na caçamba, que ajuda no engate de trailers –, monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), além de abertura e fechamento remoto da caçamba.
A direção adaptativa é outra tecnologia nova desenvolvida pela Ford que já gerou o registro de oito patentes, além do pedido de outras 11. Ela leva a um novo patamar os recursos da direção com assistência elétrica e reduz em até um terço o esforço no volante em manobras de estacionamento com trailer. Além disso, também torna a direção mais segura e precisa em alta velocidade.
Todo o sistema – composto por um motor elétrico, um computador e um redutor – fica instalado no próprio volante. Sua vantagem é que, em vez de usar uma relação fixa, é capaz de adicionar ou reduzir a rotação no volante, dependendo dos comandos do motorista e da velocidade do veículo. Para se ter uma ideia, em baixa velocidade o giro da direção batente a batente pode ser reduzido em até uma volta.
Para enfrentar qualquer desafio, a F-450 Super Duty Platinum conta com um motor V8 turbodiesel de 6.7 litros de 440 cavalos e impressionantes 128 kgfm de torque. Isso garante uma carga útil de 3.460 kg e capacidade de reboque de 14.741 kg. O chassi é feito com mais de 95% de aço de alta resistência e a carroceria usa uma liga de alumínio de nível militar. Impressionante, não é? Infelizmente a Ford informa que não há nenhuma perspectiva desta super pick-up ser vendida no Brasil.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação
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