A Jaguar não é conhecida por criar modelos de estilo muito agressivo ou avançado. Tradição e equilíbrio sempre foram atributos caros à aristocrática montadora inglesa, que sempre foi conhecida por seus carros classudos, bem acabados e com uma boa relação custo-benefício. Ter um Jaguar sempre foi considerado sinal de status e reflexo de uma personalidade levemente conservadora.
F-PACE First Edition
Tudo isso está refletido no F-PACE, modelo inspirado no conceito C-X17, apresentado no Salão de Frankfurt de 2013 e primeiro utilitário esportivo produzido pela Jaguar que, assim, se junta a outras marcas premium como Bentley, Maserati, Porsche, BMW e Mercedes-Benz.
Ele chega ao Brasil a partir de setembro, inicialmente com os exemplares da série limitada First Edition, criada especialmente para celebrar o lançamento e ainda mais esportiva que as três versões usuais – Prestige, R-Sport e S – que serão vendidas por preços a partir de R$309.300.
A First Edition terá apenas 19 unidades numeradas importadas para o País, duas opções exclusivas de pintura (Azul Caesium e Halcyon Gold), duas compartilhadas com outras versões (Rhodium Silver e Ultimate Black), diversos diferenciais de acabamento e preço de tabela de R$ 416.400.
Com estilo discreto, o F-PACE First Edition não é daqueles veículos que chamam atenção à toa ao passar. No entanto, quem ouvir a “batida” do motorzão 3.0 V6 de 380 cv, derivado do superesportivo Jaguar F-TYPE, ou notar o discreto jaguar alojado no meio da grade dianteira vai entender rapidamente que não está vendo um SUV qualquer.
SUV com pegada de esportivo
A suspensão também foi herdada do F-TYPE, assim como os sistemas de vetorização de torque, de tração integral e o controle de suspensão Adaptative Dynamics, que pode ser ajustado às preferências do motorista e às exigências da pista simplesmente tocando na tela touchscreen HD de 10,2 polegadas instalada no centro do painel.
Outra característica comum ao modelo esportivo topo de linha é a estrutura em alumínio, que garante leveza e rigidez e ainda dá um toque de sustentabilidade. Nada menos que um terço da estrutura utiliza alumínio liga RC5754, predominantemente composta por material reciclado.
Todos os modelos da linha F-PACE têm ainda, como equipamento original, o sistema All Surface Progress Control (ASPC), que controla a aceleração e a frenagem do veículo em velocidades de até 30 km/h, aplicando pouco torque nas rodas, reduzindo as derrapagens e permitindo que o motorista se concentre em controlar apenas o volante em situações de terreno escorregadio.
Outro sistema, batizado de Low Friction Launch (LFL), permite mudar a configuração de aceleração do veículo, distribuindo o torque progressivamente, permitindo ao motorista saídas mais suaves em qualquer tipo de superfície.
Tecnologia, conforto e sofisticação
Pelo lado interno o que não falta é tecnologia, conforto e sofisticação. O motorista conta com um HUD, assento dianteiro com até 14 opções de regulagem elétrica e opção de vidro com reflexão de raios infravermelhos no para-brisas.
A lista de equipamentos inclui ainda monitor de ponto cego, sensores de proximidade dianteiros e traseiros e assistente de estacionamento que monitora 360º do entorno do veículo. O ar condicionado oferece quatro zonas de regulagem independentes e os bancos traseiros têm a opção de reclinarem eletricamente.
Um dos muitos opcionais oferecidos pela Jaguar é a “chave de atividade”, uma pulseira eletrônica resistente e totalmente à prova d’água que permite abrir o carro sem as chaves codificadas padrão. Quando a pulseira é utilizada, as convencionais são desativadas para maior segurança.
Equipado de fábrica com o sistema de entretenimento InControl Touch de 80W, o SUV oferece também a opção de sistemas mais sofisticados da Meridian, indo desde um com 380W até o InControl Touch Pro, com efeito Surround,17 alto-falantes e potência de 825 watts.
Entre outros diferenciais, o InControl Touch Pro oferece sistema de navegação mais rápido e fácil de manusear, graças ao uso de um cartão SD de memória para informações de rotas. Os mapas são mostrados em 2D ou 3D, tornando a navegação simples.
O processador é um quad-core e o disco rígido tem capacidade de 60GB. Reconhecimento inteligente de voz e integração com aplicativo para smartphone que oferece conexão com o alarme e com o GPS do veículo avisando o motorista sobre problemas de segurança e a localização do SV em caso de furto.
Entre outras opções, o InControl Pro oferece dois monitores LDC para os passageiros dos assentos traseiros, com controle remoto, fones de ouvido sem fio e possibilidade de enviar telas para o monitor instalado no painel dianteiro.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação
Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…
Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…
Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…
SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…
SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…
Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…
This website uses cookies.