Destaques

GMC Sierra Denali 2019: Estilo, tecnologia e muita criatividade

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare
gmc-denali1gmc-denali1

Alguns detalhes da pick-up GMC Denali mostram o cuidado da marca com o acabamento. Um exemplo é a moldura que envolve os ganchos frontais de reboque

O mercado americano de pick-ups é o mais concorrido do mundo, com marcas da Ford, General Motors, Chrysler, Honda, Nissan e Toyota disputando a preferência dos consumidores. 

A quarta colocada no ranking das mais vendidas é a GMC, marca da General Motors especializada em pick-ups, SUVs, vans, utilitários e ônibus.

Fundada em 1909 como General Motors Truck Company, a marca GMC apareceu publicamente pela primeira vez num veículo exibido no Salão de Nova Iorque de 1912 e é reconhecida no mercado norte-americano pelos seus veículos resistentes e com opções de acabamento luxuosas.

Um dos seus produtos mais conhecidos é a pick-up Sierra, cujo modelo 2019 foi apresentado totalmente renovado no último Salão de Nova Iorque, no último mês de abril.

A versão topo de linha das três oferecidas é a Sierra Denali, cujo nome lembra a célebre cadeia de montanhas no remoto e gelado estado do Alaska.

Grandalhona, a pick-up tem linhas que projetam força e resistência, atributos que fazem parte do DNA da marca. A nova geração traz muitas novidades, com destaque para o melhor aproveitamento do espaço interno da cabine, novos equipamentos e soluções inovadoras na carroceria.

O interior da cabine chama a atenção pelo console central que sobe até virar apoio de braços, pelos dois porta-luvas e pelo grande número de botões do painel

Soluções inovadoras

Uma delas é a caçamba opcional da CarbonPro, que substitui o piso e os painéis internos de aço do modelo normal por um composto de fibra de carbono leve, oferecendo melhor resistência à corrosão, riscos e arranhões, além de um visual mais agressivo.

Outra é a engenhosa tampa de caçamba MultiPro, que oferece seis funções exclusivas que revolucionam a utilização dessa parte da carroceria. (Leia mais a esse respeito na página seguinte.)

Internamente, a Sierra Denali 2019 traz outras inovações, como o primeiro Head-Up Display multicolorido do segmento, com tela de 3 x 7 polegadas, que projeta informações-chave e dados personalizáveis no parabrisas da pick-up.

Os passageiros do banco traseiro têm suas próprias tomadas USB e saídas de ar condicionado

Outra novidade no segmento é o espelho interno de dupla função com câmera traseira e tela de alta resolução. O equipamento permite alterar o ângulo de visualização e ampliar a imagem para que o motorista tenha uma visão otimizada, superando obstáculos visuais comuns como ocupantes ou carga.

A pick-up oferece ainda recursos como o Surround Vision, que exibe na tela uma vista aérea da pick-up, permitindo que o motorista identifique obstáculos com maior facilidade ao manobrar ou dar marcha à ré.

Os ocupantes da Sierra 2019 poderão aproveitar os recursos do avançado sistema de infotainment da GMC, que oferece tela de 8 polegadas e recursos como espelhamento com smartphones, reconhecimento de voz aprimorado e recursos como o Surround Vision, que exibe na tela uma vista aérea da pick-up, permitindo que o motorista identifique obstáculos com maior facilidade ao manobrar ou dar marcha à ré.

No centro do painel frontal ficam duas tomadas padrão USB, uma de energia e inúmeros botões, teclas e diais

A GMC oferece três opções de motorização para a Sierra 2019: dois motores V8 de 5,3 e 6,2 litros e um novo motor turbo diesel de seis cilindros e 3,0 litros.

Acoplados a um câmbio automático de dez velocidades, os motores a gasolina incorporam tecnologia Start/Stop e gerenciamento dinâmico de combustível, que permite que o motor opere de um a oito cilindros, dependendo da necessidade, de forma a otimizar a potência e a eficiência.

Equipada com rodas de 22 polegadas, a GMC Sierra Denali conta com o exclusivo sistema de suspensão Adaptive Ride Control, que emprega sensores sofisticados para monitorar as condições da estrada e as respostas do chassi em tempo real, permitindo ajustes nos amortecedores ativos a cada 2 milissegundos.

Para quem desejar uma pick-up como esta, a anos-luz dos modelos vendidos por aqui, a solução é recorrer à importação.

Bem sacado! A ponta do parachoques traseiro tem um degrau embutido

GMC MultiPro Tailgate – A tampa da caçamba “canivete suíço” prova que sempre dá para melhorar

Uma das frases que ouvimos com mais frequência diz que o mercado para acessórios automotivos está acabando, entre outras razões por que não há mais o que inventar.

Se fosse verdadeira, essa frase significaria que fabricantes de acessórios e montadoras já teriam descoberto todos os desejos e necessidades dos consumidores e apresentado produtos que atendessem todos eles.

O recém-lançado modelo 2019 da pick-up Sierra da GMC, divisão da General Motors americana, acaba de provar que ainda há muito para se inventar e oferecer para os consumidores.

Uma das novidades do modelo é a tampa da caçamba ( chamada de “tailgate” em Inglês), que além de poder ter acionamento elétrico e poder ser acionada remotamente ou por um botão embutido, também é articulada, dotada de anteparas que evitam que a carga saia da caçamba e tem até um degrau embutido.

Seis funções

Batizada de GMC MultiPro Tailgate, a tampa da caçamba estampada em alumínio pode ser subdividida, incorporando seis funções pensadas para minimizar o esforço e do usuário e oferecer o máximo de utilidade e versatilidade.

1- A tampa da caçamba pode ser aberta usando controle o remoto da chave de ignição ou a tecla embutida na própria caçamba.
2-  Limitador de cargas longas – Quando a tampa da caçamba está fechada, é possível abrir uma aba interna, que pode ser rebatida para cima, servindo para evitar que cargas mais longas escorreguem para fora da caçamba.
3-  Degrau largo para acesso facilitado à caçamba - A parte interna da tampa da caçamba pode ser dobrada para baixo, formando um degrau que permite fácil acesso à caçamba e ainda serve de banco.
4- Recorte da tampa – A parte central da tampa da caçamba pode ser acionada separadamente, permitindo acesso mais fácil à carga quando a tampa está baixada.
5- Limitador de cargas na parte central – Essa parte central da tampa da caçamba possui um limitador de carga, que pode ser rebatido para cima para ajudar a impedir que objetos deslizem para fora da caçamba.
6- Parte interna vira superfície de trabalho – Quando a tampa da caçamba está aberta, sua parte interna pode ser usada como uma mesa ou bancada. É interessante notar que ela também tem lugares para acomodar garrafas e copos, pois nos Estados Unidos é costume os torcedores se reunirem nos estacionamentos dos estádios antes dos jogos de baseball e futebol americano e festejarem com muita cerveja, hambúrgueres e churrasco, no que chamam de “tailgate party”

Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos
Felipe Negri Vicentini

Share
Published by
Felipe Negri Vicentini

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

2 semanas ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

4 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

4 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

8 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

8 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

8 meses ago