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GMC Sierra Denali 2019: Estilo, tecnologia e muita criatividade

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Alguns detalhes da pick-up GMC Denali mostram o cuidado da marca com o acabamento. Um exemplo é a moldura que envolve os ganchos frontais de reboque

O mercado americano de pick-ups é o mais concorrido do mundo, com marcas da Ford, General Motors, Chrysler, Honda, Nissan e Toyota disputando a preferência dos consumidores. 

A quarta colocada no ranking das mais vendidas é a GMC, marca da General Motors especializada em pick-ups, SUVs, vans, utilitários e ônibus.

Fundada em 1909 como General Motors Truck Company, a marca GMC apareceu publicamente pela primeira vez num veículo exibido no Salão de Nova Iorque de 1912 e é reconhecida no mercado norte-americano pelos seus veículos resistentes e com opções de acabamento luxuosas.

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Um dos seus produtos mais conhecidos é a pick-up Sierra, cujo modelo 2019 foi apresentado totalmente renovado no último Salão de Nova Iorque, no último mês de abril.

A versão topo de linha das três oferecidas é a Sierra Denali, cujo nome lembra a célebre cadeia de montanhas no remoto e gelado estado do Alaska.

Grandalhona, a pick-up tem linhas que projetam força e resistência, atributos que fazem parte do DNA da marca. A nova geração traz muitas novidades, com destaque para o melhor aproveitamento do espaço interno da cabine, novos equipamentos e soluções inovadoras na carroceria.

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O interior da cabine chama a atenção pelo console central que sobe até virar apoio de braços, pelos dois porta-luvas e pelo grande número de botões do painel

Soluções inovadoras

Uma delas é a caçamba opcional da CarbonPro, que substitui o piso e os painéis internos de aço do modelo normal por um composto de fibra de carbono leve, oferecendo melhor resistência à corrosão, riscos e arranhões, além de um visual mais agressivo.

Outra é a engenhosa tampa de caçamba MultiPro, que oferece seis funções exclusivas que revolucionam a utilização dessa parte da carroceria. (Leia mais a esse respeito na página seguinte.)

Internamente, a Sierra Denali 2019 traz outras inovações, como o primeiro Head-Up Display multicolorido do segmento, com tela de 3 x 7 polegadas, que projeta informações-chave e dados personalizáveis no parabrisas da pick-up.

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Os passageiros do banco traseiro têm suas próprias tomadas USB e saídas de ar condicionado

Outra novidade no segmento é o espelho interno de dupla função com câmera traseira e tela de alta resolução. O equipamento permite alterar o ângulo de visualização e ampliar a imagem para que o motorista tenha uma visão otimizada, superando obstáculos visuais comuns como ocupantes ou carga.

A pick-up oferece ainda recursos como o Surround Vision, que exibe na tela uma vista aérea da pick-up, permitindo que o motorista identifique obstáculos com maior facilidade ao manobrar ou dar marcha à ré.

Os ocupantes da Sierra 2019 poderão aproveitar os recursos do avançado sistema de infotainment da GMC, que oferece tela de 8 polegadas e recursos como espelhamento com smartphones, reconhecimento de voz aprimorado e recursos como o Surround Vision, que exibe na tela uma vista aérea da pick-up, permitindo que o motorista identifique obstáculos com maior facilidade ao manobrar ou dar marcha à ré.

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No centro do painel frontal ficam duas tomadas padrão USB, uma de energia e inúmeros botões, teclas e diais

A GMC oferece três opções de motorização para a Sierra 2019: dois motores V8 de 5,3 e 6,2 litros e um novo motor turbo diesel de seis cilindros e 3,0 litros.

Acoplados a um câmbio automático de dez velocidades, os motores a gasolina incorporam tecnologia Start/Stop e gerenciamento dinâmico de combustível, que permite que o motor opere de um a oito cilindros, dependendo da necessidade, de forma a otimizar a potência e a eficiência.

Equipada com rodas de 22 polegadas, a GMC Sierra Denali conta com o exclusivo sistema de suspensão Adaptive Ride Control, que emprega sensores sofisticados para monitorar as condições da estrada e as respostas do chassi em tempo real, permitindo ajustes nos amortecedores ativos a cada 2 milissegundos.

Para quem desejar uma pick-up como esta, a anos-luz dos modelos vendidos por aqui, a solução é recorrer à importação.

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Bem sacado! A ponta do parachoques traseiro tem um degrau embutido

GMC MultiPro Tailgate – A tampa da caçamba “canivete suíço” prova que sempre dá para melhorar

Uma das frases que ouvimos com mais frequência diz que o mercado para acessórios automotivos está acabando, entre outras razões por que não há mais o que inventar.

Se fosse verdadeira, essa frase significaria que fabricantes de acessórios e montadoras já teriam descoberto todos os desejos e necessidades dos consumidores e apresentado produtos que atendessem todos eles.

O recém-lançado modelo 2019 da pick-up Sierra da GMC, divisão da General Motors americana, acaba de provar que ainda há muito para se inventar e oferecer para os consumidores.

Uma das novidades do modelo é a tampa da caçamba ( chamada de “tailgate” em Inglês), que além de poder ter acionamento elétrico e poder ser acionada remotamente ou por um botão embutido, também é articulada, dotada de anteparas que evitam que a carga saia da caçamba e tem até um degrau embutido.

Seis funções

Batizada de GMC MultiPro Tailgate, a tampa da caçamba estampada em alumínio pode ser subdividida, incorporando seis funções pensadas para minimizar o esforço e do usuário e oferecer o máximo de utilidade e versatilidade.

1- A tampa da caçamba pode ser aberta usando controle o remoto da chave de ignição ou a tecla embutida na própria caçamba.
2-  Limitador de cargas longas – Quando a tampa da caçamba está fechada, é possível abrir uma aba interna, que pode ser rebatida para cima, servindo para evitar que cargas mais longas escorreguem para fora da caçamba.
3-  Degrau largo para acesso facilitado à caçamba - A parte interna da tampa da caçamba pode ser dobrada para baixo, formando um degrau que permite fácil acesso à caçamba e ainda serve de banco.
4- Recorte da tampa – A parte central da tampa da caçamba pode ser acionada separadamente, permitindo acesso mais fácil à carga quando a tampa está baixada.
5- Limitador de cargas na parte central – Essa parte central da tampa da caçamba possui um limitador de carga, que pode ser rebatido para cima para ajudar a impedir que objetos deslizem para fora da caçamba.
6- Parte interna vira superfície de trabalho – Quando a tampa da caçamba está aberta, sua parte interna pode ser usada como uma mesa ou bancada. É interessante notar que ela também tem lugares para acomodar garrafas e copos, pois nos Estados Unidos é costume os torcedores se reunirem nos estacionamentos dos estádios antes dos jogos de baseball e futebol americano e festejarem com muita cerveja, hambúrgueres e churrasco, no que chamam de “tailgate party”

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Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

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