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Google: por dentro das buscas de acessórios na Internet

Estudo do Google revela termos mais buscados e os que mais cresceram nas buscas relacionadas ao segmento

Maior empresa de Internet do mundo, o Google acaba de divulgar um estudo sobre buscas referentes a produtos do segmento de autopeças, equipamentos de som e acessórios automotivos no Brasil. A 2ª edição do “Estudo do Setor de Autopeças”, desenvolvido pelos especialistas do Google, apresenta um mapeamento do mercado ao promover o cruzamento de dados do setor com insights sobre o comportamento dos brasileiros nas buscas feitas pela Internet.

De acordo com especialistas do Google, os resultados do estudo mostraram que o cenário é positivo para as pequenas e médias empresas desses segmentos. As buscas referentes aos produtos estudados apresentarem um crescimento anual da ordem de 40% em 2016 em comparação a 2015, enquanto o varejo total cresceu 25% no mesmo período.

O estudo também identificou que a maioria das buscas tem origem na região Sudeste, sendo seguida pelo Sul e Centro-Oeste, e que os produtos são adquiridos por pessoas das classes A e B, com idade entre 25 e 54 anos e predominantemente homens. Ainda de acordo com o estudo, as mulheres representam 20% das compras do segmento.

Crescimento das buscas online

O estudo mostra que o segmento de acessórios automotivo teve um aumento de buscas a ordem de 37% de 2015 para 2016. Já o de áudio e vídeo automotivos cresceu 27% no mesmo período, enquanto que nos produtos de iluminação, o aumento foi de 47%. Entre os termos de busca relativos a produtos classificados como acessórios pelo Google, “buzinas” foi o item que registrou maior crescimento: 97%.

“Alarmes” cresceu 59%, “carregadores de bateria”, 30% e “sensores de estacionamento”, 18%. Estranhamente, as buscas por “câmera de ré” tiveram uma queda de 10%. De acordo com os dados do Google, quando se trata de acessórios automotivos, as buscas são pulverizadas. As “capas” (o estudo não esclarece se elas para assentos) são o item mais buscado, com 24% do total. “Alarmes” aparecem em segundo lugar, com 17%, com “sensor de estacionamento” em terceiro, com 15%.

A seguir aparecem “macaco” e “buzina”, empatados com 13% cada um, seguidos por “carregador de bateria”, com 8% das buscas. “Câmera de ré”, com 5%, “antena”, com 3% e “compressor de ar”, com 2%, fecham a lista dos acessórios mais buscados.

Já entre os relativos produtos de áudio e vídeo automotivo, a termo de busca com maior crescimento de buscas foi “caixas de som”, com crescimento de 39% no período; seguidas por “alto-falantes”; “som automotivo”, com 30%, seguido por “dvd automotivo” e “amplificadores”, ambos com 10%. No referente ao volume de buscas, o termo “som automotivo” foi o mais buscado, com 44% do total dessa categoria de produtos. “Alto-falante” foi o segundo colocado, com 33% das buscas, com “DVD automotivo” em terceiro lugar, com 18% do total.

O estudo também revela dados sobre as buscas por itens de iluminação. “Farol” é o termo mais buscado com 74% do total, seguido por “farol de milha”, com 22% e por “lente de farol”, com 1% do total das buscas.

Nesse tipo de acessório, o termo “interruptor de farol” foi o que teve maior crescimento no volume de buscas, crescendo 88% de 2015 para 2016. A seguir aparecem “lâmpada para farol”, com 83% e “luz de freio”, com 68%.

Dados interessantes

O estudo do Google revela outros dados interessantes:

A maioria dos compradores de acessórios ou peças (82%) está acostumada a usar a Internet. 39% deles já são “e-shoppers” frequentes (Target Group Index).

A compra de acessórios automotivos é basicamente feita por jovens, com idade entre 20 e 30 anos, predominante mente do sexo masculino e pelas classes B e C. Já as autopeças são adquiridas por pessoas da classe A e B, com idade entre 25 e 54 anos e predominantemente homens. As mulheres representam 20% das vendas de autopeças (Target Group Index). Desde 2015, o volume de buscas pela categoria no YouTube dobrou de volume. São realizadas mais de 20 milhões de buscas mensalmente!

As buscas por termos relacionados ao “faça você mesmo” também cresceram diante da crise (por exemplo: como testar um carburador ou como envelopar carros). Elas tiveram um crescimento da ordem de 30% em 2016. Apesar de estar até um pouco abaixo da média de autopeças, a busca por termos desse tipo teve um crescimento muito grande. Aumentou 25% em 2015 e outros 5% em 2014.

Pneus é uma das subcategorias mais buscadas, despertando três vezes mais interesse que Baterias. Aro e marca são atributos importantes nas buscas. Os aros 14 e 15 correspondem a mais de 50% delas.

Capacetes, baterias, farol e volantes são as subcategorias com maior volume e crescimento, além de pneus.

A região Sudeste é a que mais busca por autopeças, sendo seguida pelo Sul e Centro-Oeste.

Evolução

Segundo Rafael Campion, “cientista de dados” do Google, não houve grandes mudanças nos resultados apresentados pelo estudo feito pela empresa em relação ao primeiro. Ele explica que o comportamento do consumidor não tanto de um ano para o outro. No entanto, destaca que no período se consolidou uma tendência de crescimento no interesse pela categoria peida no primeiro estudo.

“O consumidor brasileiro está amadurecendo para o online. Até alguns anos atrás as compras online eram muito focadas em produtos eletrônicos e livros. À medida que ele amadurece e sabe melhor como comprar online, a compra de categorias um pouco mais complexas como moda, beleza e auto peças (e acessórios) se torna mais possível”, explica.

“A entrada de grandes varejistas bem conhecidos pelos consumidores, na categoria também contribui, já que dá mais confiança para o comprador sobre o produto e também sobre garantias caso ele compre algo errado ou que não tenha a qualidade esperada”, complementa.

De acordo com o especialista do Google, na segunda edição foi feito um estudo mais aprofundado sobre todos os produtos que são buscados e uma análise da associação dos varejistas com a categoria.

 

Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos
Felipe Negri Vicentini

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