AutoZ destaca as dicas sobre os pneus do carro e a revista AutoMOTIVO reforça a importância dos cuidados preventivos
Todas as marcas recomendam fazer o rodízio de pneus
Mito – Lembre que o rodízio é indicado para que o desgaste dos quatro pneus seja igual. Em um carro com tração dianteira (que são a maioria), os pneus dianteiros têm a função de virar, tracionar e frear. Isso faz com que os pneus da frente se desgastem mais rápido mas cada fabricante recomenda fazer rodízio de pneus em prazos e de formas distintas. Vale o que indica o manual.
Pneus bons e novos devem ter “cabelinhos” na banda de rodagem
Mito – Os famosos “pelinhos” ou “cabelinhos” são criados durante o processo de vulcanização, a fabricação dos pneus. Alguns processos eliminam estes pelinhos durante o acabamento do processo produtivo. Os cabelinhos não significam nada em termos de segurança para rodar com o veículo.
Pneu com bolhas ou “calombos” são perigosos?
Verdade – Estas bolhas são muito perigosas, e mostram falhas na superfície de borracha e merecem a atenção. Caso surja uma bolha o pneu fica inutilizado e deve ser substituído imediatamente.
Câmara de ar reduz o risco do pneu furar
Mito – Hoje em dia pneus não usam mais câmara e usar uma não significa ter dupla proteção. Verifique se na lateral há a inscrição “Tubeless” que significa “sem câmara”. Em caso de furo que danifique muito a borracha a câmara pode ajudar mas pedir para instalar uma por conta própria é bobagem.
Ao trocar ou reparar o pneu devo trocar também a válvula?
Verdade – A válvula é o local onde devemos fazer a calibragem dos pneus e ela é feita de borracha que se desgasta. Um dos sintomas é a aparência “craquelada” de sua superfície ou o surgimento de rachaduras em sua base. Ao fazer qualquer reparo vale a pena trocar as válvulas aproveitando a mão de obra e a desmontagem do pneu.
Roda empenada ou amassada não permite balanceamento
Verdade – uma roda empenada ou amassada compromete o balanceamento, a estabilidade e a segurança do veículo. É muito fácil acontecer isso quando passamos em algum buraco ou valeta que podem amassar a superfície de metal. Quando isso ocorre o pneu naturalmente vai perder a estabilidade então é preciso fazer o reparou primeiro
Outra dica sempre importante é fazer uma inspeção visual sobre o estado dos pneus do carro (se há bolhas ou defeitos aparentes), calibrar semanalmente os pneus segundo a pressão indicada no manual do carro e levar a um borracheiro ou concessionário caso perceba qualquer anormalidade. Pneus em bom estado e com a pressão adequada ajudam a economizar combustível e prolongar sua vida útil.
Vale lembrara que a maioria dos motoristas sequer faz a calibração de forma adequada o que gera oportunidade para reparadores que devem observar o estado dos pneus e orientar o cliente sobre eventuais reparos.
*com informações da AutoZ
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