Destaques

Hyundai Creta chega para esquentar a briga dos SUVs

Quem pensou que o mercado brasileiro de utilitários esportivos já estava saturado deve se preparar para tomar um susto, pois a lista dos modelos ainda vai crescer bastante e alguns dos modelos que chegam mostram ter tudo para serem bons de venda.

O novo lançamento da Hyundai promete seguir o sucesso obtido pelo HB20 no mercado brasileiro.

Um deles é o Hyundai Creta, que foi uma das estrelas do último Salão do Automóvel. Segundo modelo fabricado pela Hyundai em sua fábrica de Piracicaba, de onde também sai a bem sucedida linha HB20, o Creta é um modelo global da montadora coreana e também é conhecido como i25 no Exterior.

Talvez uma das grandes novidades do Creta seja trazer para o Brasil a plataforma do Hyundai Elantra, que pode vir a ser o modelo escolhido pela marca para disputar o segmento dos sedans médios, hoje dominado pelo Toyota Corolla.

Para fazer do seu novo utilitário esportivo um sucesso, a estratégia da Hyundai Brasil parece ter se pautado ao menos em dois pontos importantes: oferecer o Creta bem equipado desde a versão básica e ter um bom posicionamento de preços. Além disso, a montadora continua oferecendo sua garantia de cinco anos, outro ponto que ajuda na decisão de compra.

São oferecidas duas opções de motores flex, sendo um 1.6 e um 2.0. Ambos têm bloco de alumínio, sistema de partida a frio “e-start” sem tanque adicional de gasolina e duplo comando variável de válvulas (D-CVVT) para admissão e escape.

Os veículos com motor 1.6 podem ter câmbio manual ou automático de seis velocidades, com trocas sequenciais. Já os com motor 2.0 são equipados com câmbio automático de seis velocidades com trocas sequenciais.

A Hyundai oferece três versões de acabamento: a entrada é a Attitude 1.6, com câmbio manual, seguida pela intermediária Pulse, equipada com motor 1.6 de transmissão manual ou automática ou com motor 2.0 de transmissão automática e a topo de linha é a Prestige, oferecida só com motor 2.0 e câmbio automático.

Equipamentos são destaque

Entre os equipamentos oferecidos, vale destacar dois diferenciados: o banco do motorista com ventilação e os faróis direcionais “cornering lamp”, que prometem agradar os motoristas do novo SUV. A ventilação do banco do motorista, oferecida como padrão na versão Prestige, tem ventiladores localizados no interior do assento e do encosto, oferece três níveis de ventilação e é acionada por um botão no console central.

O farol direcional “cornering lamp” tem uma lâmpada exclusiva para iluminação lateral, focando na direção em que se gira o volante, para ampliar a visibilidade em curvas durante a noite. A opção só é oferecida nos modelos com motor 2.0.

Todas as versões do Creta saem de fábrica com equipamentos como monitoramento de pressão dos pneus, alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança para motorista e passageiro, alerta visual de portas e porta-malas abertos, bem como travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h, entre outros.

A central multimidia com monitor de 7 polegadas só aparece na versão topo de linha. Uma boa razão para equipar os Cretas de outras versões!

Também fazem parte da lista de equipamentos básicos o sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, direção elétrica progressiva, travas elétricas nas portas e porta-malas, retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção, vidros elétricos (com descida one-touch no do motorista), acionamento inteligente one-touch das luzes de direção, volante com regulagem de altura e profundidade e banco do motorista com ajuste de altura.

O veículo sai de fábrica também com bolsa porta-revista no encosto do banco do passageiro, console central com porta-objetos e porta-copos, porta-objetos fechado com tampa no console, duas tomadas 12V (x2) no console central, porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras, porta-óculos no console de teto, alças de segurança para os passageiros dianteiro e traseiros, espelho de cortesia com iluminação no para-sol para motorista e passageiro, console de teto com luzes de leitura, iluminação no porta-malas, apoio para o pé esquerdo do motorista e comando interno de abertura do tanque de combustível.

O banco do motorista com ventilação parece ser um equipamento interessante.

Oportunidades para equipar

Embora o novo SUV se mostre bem pensado nos detalhes e nos equipamentos oferecidos, a Hyundai Brasil fez como a maioria das outras montadoras e deixou para oferecer muitos dos acessórios mais procurados só para as versões de topo de linha.

É, por exemplo, o caso da central multimídia, só oferecida na versão Prestige. Nas outras o SUV vem de fábrica com um prosaico rádio AM/FM com conexão Bluetooth, batizado de blueAudio®.
Ele tem tela LCD de 3.8 polegadas com iluminação em fundo preto e informações em branco, comandos no volante, conexão Bluetooth para telefonia e streaming de áudio, acesso à agenda do celular e conexões USB/iPod e AUX.

Visto deste ângulo, o Creta parece mostrar um estilo mais moderno que de frente.

Para efeito de comparação, a central multimídia blueNav® tem tela touchscreen de 7 polegadas, navegação GPS embarcada, compatibilidade com Apple CarPlay® e Google Android Auto®, conexão Bluetooth® com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, MP3 player, reprodutor de fotos e vídeos, conexões USB e auxiliar, microfone no teto e comandos de áudio e Bluetooth® no volante.

Todas as versões saem de fábrica com quatro alto-falantes. O som, portanto, é uma excelente abertura para o varejista de acessórios oferecer bons equipamentos para os proprietários do Creta!

 

Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos
fabio codellos

Recent Posts

Tiggo 7 na China já deixou modelo brasileiro para trás: veja o que muda

SUV médio ganha novo visual, mais tecnologia e fica mais barato A Chery na China…

7 horas ago

Honda HR-V Touring 2024: teste completo, consumo, ficha técnica

versátil, versão turbo tem bom desempenho mas custa quase R$ 200 mil O Honda HR-V…

15 horas ago

Polo, Strada e Onix: conheça os carros mais vendidos do Brasil em abril de 2024

Mercado cresceu mais do que o esperado em função de um mês sem feriados como…

2 dias ago

Bao 5: conheça o jipe da BYD com 686cv que vai estrear no país em 2025

SUV da BYD é da marca FangchengBao e tem visual inspirado nos Defender da Land…

3 dias ago

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

1 semana ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

1 semana ago

This website uses cookies.