Destaques

Hyundai Creta STC, a grande surpresa do Salão

A pick-up concept derivada do SUV da Hyundai tem tudo para em breve ser a concorrente da Fiat Toro

Mesmo entre muitos lançamentos e novidades, a Hyundai surpreendeu ao apresentar a Creta Sport Truck Concept (STC), uma pick-up conceito baseada no SUV Creta, que também estava sendo lançado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

Embora tenha apresentado oficialmente a pick-up STC como apenas “um exercício inspirado no SUV compacto Creta”, a Hyundai tem ambições bem maiores do que mostrar um show car baseado no seu mais novo lançamento.

Como evidenciavam diversos pesquisadores que abordavam os visitantes fazendo perguntas sobre a sua opinião sobre a pick-up conceito e com qual modelo ela concorreria se fosse lançada, a novidade da Hyundai tem alvo certo.

A ideia é de que o modelo seja oferecido como uma alternativa para a Toro, a pick-up da Fiat que inaugurou o segmento das pick-ups intermediárias e, em pouco tempo, conquistou o posto de segundo veículo comercial leve mais vendido no Brasil.

Segundo a montadora, a Creta STC foi projetada em conjunto pelas engenharias da Coreia e do Brasil como uma proposta “diferente das pick-ups convencionais, voltada para um público mais jovem, que vive em grandes centros urbanos e busca um veículo confortável, sem abrir mão de um estilo mais personalizado”. Ou seja, um modelo para uso predominantemente urbano, sem grandes pretensões como veículo de carga.

No modelo apresentado no Salão, os grandes destaques eram o estilo moderno e arrojado, com uma silhueta que lembrava a da clássica Chevrolet El Camino, e a grande caçamba.

No entanto, a caçamba avantajada do concept tem grandes chances de não ser mantida num modelo de produção. A própria Hyundai já deixava antever isso na pesquisa que fazia junto ao público ao perguntar se o visitante preferiria a STC com cabine simples ou dupla.

A caçamba do concept propunha novidades como alto-falantes integrados, ganchos modulares no assoalho e na lateral para fixação de objetos e extensor de caçamba integrado.

Alguns dos elementos da pick-up apresentada no Salão não deverão ser mantidos numa versão de produção, como por exemplo as rodas de liga leve de 21 polegadas equipadas com pneus Pirelli Scorpion Zero 295/40R21 e os faróis com light guide e 32 lâmpadas LED.

Segundo a Hyundai, a Creta STC tem 4,65 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,635 m de altura, 2,8m de distância entre eixos e 27 cm de vão livre em relação ao solo. A caçamba tem 1,295 m de comprimento, 1,29 m de largura e 51 cm de altura, somando um volume de 850 litros.

Se tudo der certo, em breve a Fiat Toro terá uma concorrente à altura. Vamos torcer e esperar!

Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos
Felipe Negri Vicentini

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

1 hora ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

1 dia ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

3 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

5 dias ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

1 semana ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

1 semana ago

This website uses cookies.