Categories: Carros

Karmann-Ghia comemora 60 anos em outubro

A primeira vez que um Karmann-Ghia foi visto em público foi na época do Salão de Paris de 1953, ainda como um protótipo. Só em 1955 é que as primeira unidades de série começaram a sair da fábrica. Hoje,  o primeiro protótipo é uma das atrações da Coleções de Automóveis mantida pela Volkswagen na cidade de Osnabrück, na Alemanha.

Idealizado por Wilhelm Karmann, dono da encarroçadora Karmann, responsável pela fabricação para a Volkswagen da versão conversível (Cabriolet) do Fusca desde 1949, o carro foi projetado em segredo por Luigi Segre, da Carrozzeria Ghia, em Turim, na Itália.

Primeiro protótipo do Karmann-Ghia coupé

Apesar de usar plataforma mecânica Volkswagen, o projeto começou sem que a fábrica alemã tivesse sido nem ao menos consultada. Embora a idéia inicial tenha sido de construir um conversível, o primeiro protótipo apresentado acabou sendo de um pequeno coupé.

Karmann só viu o carro pela primeira vez em outubro de 1953, numa pequena garagem em Paris, cidade onde ele tinha ido para participar do famoso Salon de l’Automobile (Salão do Automóvel de Paris). Entusiasmado com o resultado, no mês seguinte ele apresentou o protótipo para Heinrich Nordhoff, presidente da Volkswagen, que acabou aprovando o projeto e dois anos depois as primeiras unidades chegavam às ruas.

A versão conversível, também desenvolvida por Luigi Segre no estudio Ghia, foi lançada em 1957 e a produção dos dois modelos na Alemanha foi mantida até  1974. Atualmente, a fábrica da Karmann foi incorporada ao grupo VW como Volkswagen Osnabrück GmbH e produz modelos como o Golf Cabriolet, os Porsches Boxster e Cayman, e o Volkswagen XL1.

No Brasil

A Karmann chegou ao Brasil em 1960, com uma fábrica em São Bernardo do Campo, a poucos quilometros da Volkswagen. Dois anos depois saiu da linha de montagem o primeiro Karmann-Ghia brasileiro. Cinco anos depois, em 1967, foi a vez da versão conversível. Em 1972 a Volkswagen decidiu interromper a produção do Karmann-Ghia, se antecipando em dois anos à decisão da matriz. Atualmente, o Karmann-Ghia conversível é um dos modelos mais valorizados pelos colecionadores brasileiros.

fabio codellos

Recent Posts

Salão do Automóvel de SP 2025 recebeu mais de meio milhão de visitantes

Qual o balanço do salão do automóvel de são paulo 2025? Durante o evento, bem…

4 dias ago

Veikko by NP no Salão do Automóvel: confira o que marca levou para o evento

fabricante de soleiras, protetores e adesivos está no maior evento de carros do Brasil A…

7 dias ago

Ecotap no Salão do Automóvel: veja o que marca levou para o evento

No setor de acessórios, marca destacou produtos de borracha no maior evento do setor A…

7 dias ago

Renault Kardian recebe nota máxima no LATIN NCAP

SUV compacto é bem avaliado em novo teste pelo órgão independente Renault Kardian obtém nota…

1 semana ago

Corzus está no Salão do Automóvel 2025: veja os lançamentos da marca

Fabricante de amplificadores e caixas levou últimas novidades para o evento Screenshot Além de participar…

1 semana ago

Brucke engates no Salão do Automóvel: confira as novidades

Fabricante levou linha de engates e acessórios para o Salão Screenshot "Uma alegria estarmos com…

1 semana ago

This website uses cookies.