Lamborghini Asterion: experimentando novos conceitos

Como será ter um carro que possui visual, mecânica e preço de Lamborghini, leva o famoso touro dourado estilizado no capô, mas não tem o ronco grave característico do motorzão da tradicional casa de Sant’Agata Bolognese?

Só vamos poder responder com convicção se um dia a montadora italiana, que pertence ao grupo Volkswagen, resolver colocar na linha de produção o belo concept Asterion LPI 910-4, seu primeiro modelo híbrido plug-in. Por enquanto, ele ainda é um exercício de criatividade e um teste de mercado. E, muito provavelmente, vai continuar sendo só isso.

À primeira vista, pagar por um carro esportivo e saber que o ronco do motor é gerado eletronicamente, como na maioria dos elétricos, não faz muito sentido. Além disso, o Asterion contraria vários outros elementos que os apaixonados por carros aprenderam a associar com o DNA de um Lamborghini.

É o caso das linhas angulosas bem marcadas, e do nome diferente, tradicionalmente associado a touros, touradas e à Espanha, como Miura, Islero, Espada, Gallardo, Diablo, Murciélago, Veneno, Egoista e Huracán.

Asterion (senhor das estrelas) é um nome da mitologia grega e a sua única conexão com touros e touradas é que alguns estudiosos creditam que seja associado ao mítico Minotauro. A sigla LPI 910-4 indica que o motor é montado no sentido do comprimento (L, de
longitudinale) na parte traseira (P, de posteriore) e que o veículo é um híbrido (ibrido, em italiano). Os números se referem à potência total (910) e à tração nas quatro rodas (4).

No fim, tudo isso não importa muito. O importante mesmo é que no scudetto que adorna o bico do carro esteja o touro dourado aplicado sobre o fundo preto, garantindo que se trata de um legítimo Lamborghini.

Visual

Ainda que isso possa ser considerado uma traição pelos fãs mais tradicionais e fervorosos, ninguém pode negar a beleza e o equilíbrio das linhas do Asterion, que resultam num visual tão harmonioso – ainda que menos agressivo – quanto os outros
modelos da casa italiana.

Talvez esteja aí uma característica do carro que esteja mais próxima de chegar às ruas, pois a tendência é que um modelo com esse visual possa atrair mais consumidores abonados para as concessionárias Lamborghini.

Da frente – que lança mão do visual “tigre dente de sabre” em vez do “bocão” adotado por tantos designers – à traseira, tudo parece cuidadosamente pensado para passar uma imagem menos agressiva que a normalmente esperada de um carro da vizinha da Ferrari.

Talvez o único ponto mais controverso possa ser o formato do vidro traseiro, que adota o formato hexagonal repetido em dezenas de pontos em todo o carro e que remete aos formatos associados por muitos às constelações de estrelas. Até as belas ponteiras de escapamento adotam, com sucesso, o formato hexagonal.

Interior

Por dentro o Asterion não permite esquecer que é um superesportivo de luxo, com um visual extremamente equilibrado e agradável e acabamento com materiais nobres como couro em dois tons, fibra de carbono, titânio e alumínio escovado.

O toque de modernidade fica por conta do tablet portátil alojado no console, que permite que os ocupantes controlem o sistema de som e entretenimento, bem como o GPS e o ar condicionado.

Chama a atenção o posicionamento dos dois assentos, mais altos que outros modelos da Lamborghini, de acordo com a proposta de um carro para utilização mais urbana e a passeio que propriamente esportiva.

O volante é inspirado no mítico Miura e incorpora três botões para seleção do modo de dirigir: Zero (zero emissões), para 100% elétrico; I (de ibrido, híbrido em italiano) e T ( de termico) para usar o motor de propulsão convencional.

Mecânica

A solução mecânica introduzida pela Lamborghini no Asterion é no mínimo peculiar, aliando um moderno motor a gasolina V10 aspirado de 5.2 litros e 610 cv de potência (o mesmo do Huracán) a três motores elétricos que entregam mais 300 cv, somando impressionantes 910 cv de potência total.

Dois dos motores elétricos foram posicionados no eixo dianteiro e o terceiro na traseira, entre o motor convencional e a caixa de câmbio ultrarrápida DSG de sete velocidades e dupla embreagem. Com essa solução, o carro tem tração nas quatro rodas e alcança uma velocidade máxima de conservadores 320 km/h, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos.

A autonomia no modo elétrico é de 50 km, com velocidade máxima de 125 km/h. Tecnicamente é muito interessante, um belo exercício como concept, mas nada convincente como argumento de respeito à ecologia.

Certamente o comprador dessa máquina acabaria usando a propulsão elétrica só na hora de licenciar ou quando precisasse transmitir uma mensagem de respeito ao meio ambiente para a namorada, jornalistas ou acionistas da sua empresa. No resto do tempo, “mandaria ver” no V10 mesmo.

Mesmo com legislações ambientais cada vez mais duras no que diz respeito a emissões e consumo, e com consumidores dispostos a pagar
o preço por veículos ecologicamente responsáveis, caso dos híbridos e elétricos, esperar que o dono de uma Lamborghini abra mão de toda sua potência é sonhar demais.

 

Autor: Amadeu Castanho Neto

Imagens: Divulgação

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