A LEADERSHIP é a marca pioneira da THE LEADERSHIP GROUP, empresa fundada em 1991, e uma das maiores distribuidoras de acessórios de informática e de tecnologia no Brasil.
Comercializa mais de 800 produtos do setor, tais como: tablets, acessórios para smartphone/tablets, mouses, teclados, acessórios gamers, alto-falantes, fones de ouvido, bolsas, cases, maletas, mochilas, webcams, roteadores, câmeras de segurança, entre outros.
A empresa é reconhecida por qualidade, tecnologia, preços competitivos e equipe qualificada, comprometida com a satisfação total do cliente. E é com este know-how que a Leadership iniciou um trabalho no mercado de som e acessórios automotivos.
“Este é um mercado novo para a marca e estamos investindo profundamente neste canal. Focamos muito no desenvolvimento de nossos produtos e estamos sempre antenados às novas tendências. No mercado automotivo não será diferente”, afirma o gerente de marketing Bruno Coelho.
Na entrevista a seguir, Bruno conta mais detalhes da entrada da marca no setor automotivo, além de estrutura, projetos e incentivos. Acompanhe:
AutoMOTIVO – O mercado automotivo é novo para a Leadership. Qual é a estratégia para atuar nele com a mesma força que já atuam em outros?
Bruno Coelho – A alma da nossa empresa é o pioneirismo, estamos sempre com foco em inovação, design diferenciado e alta qualidade. 70% do nosso catálogo, hoje, está voltado para as novas tecnologias – o que ratifica nossa investida, também, no setor automotivo, que tem demandado de diversos acessórios tecnológicos a fim de equipar e incrementar os automóveis. Para expandir nosso portfólio automotivo, contamos com uma empenhada equipe de trade marketing, campanhas cada vez mais enérgicas, completo material de PDV, além de treinamentos e capacitações exclusivos para este canal.
AM – Para toda esta ação ser eficiente é preciso de uma estrutura forte. Como é a estrutura da empresa no país?
BC – Contamos com um centro de distribuição no Rio de Janeiro, um time de televendas, mais de 200 representantes espalhados por todo o país, além de gerentes de conta e gerentes comerciais que atuam no controle das representações divididas por regiões. Além disso, a empresa possui uma equipe de marketing voltada exclusivamente às vendas e ao auxílio desses clientes, com times para atuação em TRADE, INTELIGÊNCIA DE MERCADO, INCETIVOS e CAPACITAÇÃO/TREINAMENTO. A empresa também possui uma House Full Service – agência de propaganda e marketing exclusiva, que cuida de toda comunicação e publicidade da empresa.
AM – Como é feita a distribuição dos produtos no país?
BC – A partir do centro de distribuição no Rio de Janeiro são enviados mais 1.200.000 itens por mês para uma rede de mais de 6.000 revendedores, distribuidores e clientes corporativos diretos – estes, por sua vez, fazem o produto chegar ao consumidor final.
AM – A marca também está presente em outros países. Há a comercialização fora do Brasil?
BC – Comercialmente, não. A empresa só vende produtos no Brasil. No entanto, conta com escritórios externos na China e em Taiwan – ambos executam todo o trâmite de exportação para o Brasil e oferecem suporte de pesquisa e desenvolvimento, garantindo a excelência na qualidade e na segurança dos produtos da empresa.
AM – Quais são as linhas de produtos comercializados no Brasil?
BC – THE LEADERSHIP GROUP é focado em algumas divisões de produtos, em cada uma de suas marcas próprias (Leadership, Goldship e Noteship), que visam atender às demandas do mercado. Os produtos comercializados são: Tablets e Acessórios para Tablets/Smartphones; Automotivo e Áudio (autorrádios, fones de ouvidos exclusivos, cabos e conectores, central multimídia, câmera de ré, suportes para GPS, multiplicador veicular, sensor de estacionamento, entre outros gadgets automotivos); Imagem e Suporte (TV Digital, Multimídia, PC TV, Suportes etc.); Pilhas, Fragmentadoras e Suprimentos; Segurança e Redes (Wireless, Ferramentas, Câmeras etc.); Acessórios para Notebook; Periféricos; Cabos; Gamer.
AM – Quais são os destaques de cada linha?
BC – AUTOMOTIVO: Autorrádios – com e sem bluetooth, central multimídia, acessórios para auto, sensor de ré, câmera de ré, suportes para GPS, multiplicadores veiculares 12v etc.
ACESSÓRIOS e PERIFÉRICOS de INFORMÁTICA: mouses, teclados e caixas de som – esses são os “carros-chefes” da LEADERSHIP.
ÁUDIO: Destaque para os sistemas de som 2.1 e 5.1.
TABLETS e SMARTPHONES: Os tablets LEADERSHIP, além dos headsets e headphones bluetooth para smartphones.
SEGURANÇA e REDES: Destaque para toda a linha de lançamentos – DVR, Câmeras IP, Câmera Cloud, Roteadores etc..
AM – O grupo ao qual a marca pertence já possui mais de 20 anos de sucesso, principalmente no que se refere à tecnologia e inovação. Os produtos da linha automotiva seguem essas premissas?
BC – Sem dúvida. Apesar de a linha automotiva ser nova, a premissa máxima do The Leadership Group é o foco em produtos inovadores, de tecnologia de ponta, alta qualidade e design diferenciado. Todas as nossas linhas de produtos seguem esse mesmo pensamento.
AM – Que ações e investimentos estão sendo feitos para fidelizar a marca junto ao mercado automotivo?
BC – Já somos reconhecidos por nossa qualidade e tecnologia nas linhas consagradas no mercado, como os periféricos de informática. Queremos atingir esta referência também no setor automotivo, sendo lembrados por nossos autorrádios e gadgets automotivos diferenciados. Visto isso e, como já mencionado em questões acima, estamos focados no trade marketing específico para este canal especializado, investindo em treinamentos para toda a cadeia B2B (distribuidores, representantes, varejo), participando de eventos do segmento (como o ENAN 2014), além de investimento em estoque com profundas análises (produtos, preços, posicionamento).
AM – E a garantia e o suporte técnico ao varejo? Como é tratada esta questão?
BC – Os nossos produtos possuem até 3 anos de garantia. Contamos com um SAC multicanal que atende a todos os perfis de cliente. Há os que preferem o Chat Online ou E-mail, por exemplo, mas há quem prefira utilizar o autoatendimento 0800 722 2208. Além disso, também trabalhamos com encaminhamento direto das redes sociais – tudo para dirimir quaisquer dúvidas ou questões dos nossos consumidores da melhor maneira possível.
AM – E no PDV, existe alguma estratégia específica?
BC – Contamos com uma empenhada equipe de trade marketing, campanhas cada vez mais enérgicas e completo material de PDV (banners, displays para autorrádios, catálogos, balões e cubos personalizados, entre muitos outros). Vale destacar, também, nossos trabalhos com treinamentos e capacitações exclusivos para o canal automotivo, ampliando o conhecimento do vendedor sobre nossa linha automotiva.
AM – Para finalizar: analisando o atual momento pelo qual passa o mercado brasileiro de som automotivo, há espaço para crescimento da marca?
BC – O mercado encontra-se em uma fase de mudanças, na qual o termo informática passou a fazer parte de algo maior que é a TECNOLOGIA – termo amplo e norteador de inúmeras possibilidades. Uma delas, quiçá a principal, é que o consumidor está mais exigente nessa questão da tecnologia, ele sabe o que quer: novas tendências para som, como as centrais multimídia e os sons com Bluetooth e conectividade para diversos gadgets, por exemplo, são exigências do mercado atual. O consumidor deseja novas tecnologias para seu carro, mas sem pagar valores mais elevados por isso. E somos uma marca já reconhecida no mercado por qualidade, tecnologia avançada e preços competitivos. Com o aumento do número da venda de carros no Brasil, o mercado de som e acessórios está em franco crescimento. O espaço, portanto, é ditado pelo próprio ritmo do mercado – que é ditado pelo consumidor que quer inovação, design e preço justo.
Por: Denise Andrade
Fotos: Divulgação
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