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MDM Representações: A arte de ensinar e aprender

O título desta entrevista deve ter deixado vocês leitores, no mínimo, curiosos. A explicação é que ele faz alusão à primeira profissão de Marcos Dias Meira. Professor de Educação Física formado, ele trabalhava em escolas e clubes pela manhã e à tarde atuava como preposto de um representante de acessórios. Passada essa fase de aprendizado, Marcos abriu o próprio escritório de representação comercial, e em 1996 se tornou oficialmente um representante com a captação das suas primeiras representadas, a CHG Distribuidora e a EDMORBA Distribuidora. “Em ambas, fui aluno e tive grandes mestres, Claudio Garcia e Edmar Barros com quem aprendi muito. Por cinco anos eu exerci as duas profissões, continuava atuando como professor, mesmo já tendo escritório de representação. O Representante só sobrepujou o Professor em 2000, quando captei minha primeira fábrica, a Alujet, proprietária da marca de rodas Binno, e também a divisão Blaupunkt da Bosch”, conta Marcos Meira.

Daí em diante, o representante percebeu que o caminho seria atuar diretamente com as fábricas e logo no início passou a representar também a Bravox. E hoje a MDM REPRESENTAÇÕES LTDA tem como representadas as empresas: BRAVOX, TECHNOISE, FIAMON, TECPLAM (Cobra Acessórios – Cliptech) e BSA AUDIO. Todas inseridas no mercado de acessórios automotivos e som ambiente.

A MDM Representações atua no mercado do Nordeste e tem como foco comercial os atacados regionais de acessórios. “No início atuava apenas em Natal/RN, mas me especializei e atualmente atendo aos atacadistas de quase toda a região, estando presente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí”.

Essa expansão por toda região nordestina só se deu, pois o representante acredita na informação e atualização. “O mercado de acessórios automotivos é muito dinâmico e as mudanças acontecem de forma continuada, temos que estar antenados, pois estamos na ponta de uma cadeia que, para satisfazer o consumidor final em suas necessidades, os fabricantes e/ou importadores precisam oferecer produtos que facilitam a vida não só do consumidor como dos lojistas e instaladores”, afirma Marcos e ainda completa: “se não for assim estes mesmos fabricantes estão fadados e estagnar”.

Outro fator que torna a busca pela informação importante, segundo o representante é o tamanho do Brasil. Por sua grandeza geográfica, há diferentes perfis de consumidores. “As fábricas que não entenderem as necessidades de cada região com suas nuances e interesses ficam sem o mercado”, afirma.

E segundo Marcos, o nordestino tem características muito definidas: “é festeiro e adora som automotivo, além de gostar de promover encontros voltados para o mercado de Tuning e Campeonatos, onde os carros são montados para as mais diversas categorias”. Mas a particularidade mais importante para o representante é o fato da maioria dos carros saírem “pelados” das concessionárias, ou seja, sem nenhum acessório. “O que fomenta bastante a busca de equipamentos como o SOM, ALARME, TRAVAS ELÉTRICAS, PELÍCULAS PROTETORAS, entre outros, produtos que não podem faltar no cardápio de nenhum revendedor”.

Talvez por isso o nordeste brasileiro venha ganhando bastante destaque no setor automotivo, pois diferente de outros mercados, onde se busca a comodidade de já comprar um carro equipado e fazer apenas algumas modificações, o consumidor nordestino preza mais pela EXCLUSIVIDADE. “Atuo na região que mais vende o carro sem nenhum acessório equipado, característica que considero a “galinha do ovos de ouro” para os lojistas. Todo acessório que equipe esse veículo como FALANTES E CD PLAYERS, TRAVAS ELETRICAS, ALARMES e outros, são, sem sombra de dúvidas, o que mais movimenta o nosso mercado”, afirma.

Para atender essa demanda, a MDM Representações atua na região com 17 atacadistas que tornam o portfólio da empresa bastante sólido. “Por essas características, não tenho dificuldades em atender meus clientes seja de forma presencial, seja por telefone. O que faço questão é de sempre dar o suporte necessário para atender todos a contento e, com o passar dos anos, muitos clientes acabam se tornando amigos. Para mim é sempre um prazer conseguir satisfazer a demanda desta clientela, que é cada vez mais exigente – querem qualidade a preço justo”, conta Marcos.

Para continuar com o atendimento de qualidade o representante conta também com o apoio das representadas. “As fábricas sempre se preocupam em lançar produtos que sejam do interesse do mercado, e para mim este ainda é o maior trunfo de todos os fabricantes nacionais”, conta Marcos, que faz uma ressalva: “os lançamentos precisam ser apresentados aos clientes e para isso existem eventos e feiras imprescindíveis, onde os fabricantes podem se fazer presentes e assim estar perto tanto dos lojistas como dos atacadistas”. Falando da região Nordeste se destacam a AUTONOR, que é bienal e acontece em Recife, e a AUTOP, que acontece este mês em Fortaleza.

Marcos Meira ainda faz questão de ressaltar a importância de um evento focado em negócios. “O ENAN é este tipo de evento, e acaba sendo um termômetro para todos nós. Eu tive a oportunidade de estar em todas as edições e pude contemplar que fabricantes e atacadistas se encontram para trocar informações, apresentar e contemplar lançamentos e efetivamente FAZER NEGÓCIO. Eu, particularmente, divido o mercado em antes e depois do ENAN. E mais, este evento é aquele em que quem está fora quer entrar e quem está dentro não quer sair”, afirma.

Com um mercado tão dinâmico e competitivo, essas ações por parte das fábricas, citadas pelo representante, se tornam importantíssimas para munir o profissional de Representação de ferramentas e garantir a presença da marca no mercado. “Atualmente para se manter entre as principais marcas se tornou obrigação que tenhamos representadas que estejam comprometidas em buscar os produtos que a cadeia (atacado, lojista e consumidor final) tenha real interesse, dispor de um departamento de marketing empenhado em fomentar sempre a marca, além de produtos de qualidade a preço justo”. E finaliza: “o segredo para estar inserido neste mercado é ter ética profissional, boas representadas e muita disposição para atender, de forma efetiva, seus clientes para que as parcerias entre fabricante e clientes sejam duradouras”.

Por: Denise Andrade

Fotos: Divulgação

Denise Andrade

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