Categories: Representantes

MDM Representações: A arte de ensinar e aprender

O título desta entrevista deve ter deixado vocês leitores, no mínimo, curiosos. A explicação é que ele faz alusão à primeira profissão de Marcos Dias Meira. Professor de Educação Física formado, ele trabalhava em escolas e clubes pela manhã e à tarde atuava como preposto de um representante de acessórios. Passada essa fase de aprendizado, Marcos abriu o próprio escritório de representação comercial, e em 1996 se tornou oficialmente um representante com a captação das suas primeiras representadas, a CHG Distribuidora e a EDMORBA Distribuidora. “Em ambas, fui aluno e tive grandes mestres, Claudio Garcia e Edmar Barros com quem aprendi muito. Por cinco anos eu exerci as duas profissões, continuava atuando como professor, mesmo já tendo escritório de representação. O Representante só sobrepujou o Professor em 2000, quando captei minha primeira fábrica, a Alujet, proprietária da marca de rodas Binno, e também a divisão Blaupunkt da Bosch”, conta Marcos Meira.

Daí em diante, o representante percebeu que o caminho seria atuar diretamente com as fábricas e logo no início passou a representar também a Bravox. E hoje a MDM REPRESENTAÇÕES LTDA tem como representadas as empresas: BRAVOX, TECHNOISE, FIAMON, TECPLAM (Cobra Acessórios – Cliptech) e BSA AUDIO. Todas inseridas no mercado de acessórios automotivos e som ambiente.

A MDM Representações atua no mercado do Nordeste e tem como foco comercial os atacados regionais de acessórios. “No início atuava apenas em Natal/RN, mas me especializei e atualmente atendo aos atacadistas de quase toda a região, estando presente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí”.

Essa expansão por toda região nordestina só se deu, pois o representante acredita na informação e atualização. “O mercado de acessórios automotivos é muito dinâmico e as mudanças acontecem de forma continuada, temos que estar antenados, pois estamos na ponta de uma cadeia que, para satisfazer o consumidor final em suas necessidades, os fabricantes e/ou importadores precisam oferecer produtos que facilitam a vida não só do consumidor como dos lojistas e instaladores”, afirma Marcos e ainda completa: “se não for assim estes mesmos fabricantes estão fadados e estagnar”.

Outro fator que torna a busca pela informação importante, segundo o representante é o tamanho do Brasil. Por sua grandeza geográfica, há diferentes perfis de consumidores. “As fábricas que não entenderem as necessidades de cada região com suas nuances e interesses ficam sem o mercado”, afirma.

E segundo Marcos, o nordestino tem características muito definidas: “é festeiro e adora som automotivo, além de gostar de promover encontros voltados para o mercado de Tuning e Campeonatos, onde os carros são montados para as mais diversas categorias”. Mas a particularidade mais importante para o representante é o fato da maioria dos carros saírem “pelados” das concessionárias, ou seja, sem nenhum acessório. “O que fomenta bastante a busca de equipamentos como o SOM, ALARME, TRAVAS ELÉTRICAS, PELÍCULAS PROTETORAS, entre outros, produtos que não podem faltar no cardápio de nenhum revendedor”.

Talvez por isso o nordeste brasileiro venha ganhando bastante destaque no setor automotivo, pois diferente de outros mercados, onde se busca a comodidade de já comprar um carro equipado e fazer apenas algumas modificações, o consumidor nordestino preza mais pela EXCLUSIVIDADE. “Atuo na região que mais vende o carro sem nenhum acessório equipado, característica que considero a “galinha do ovos de ouro” para os lojistas. Todo acessório que equipe esse veículo como FALANTES E CD PLAYERS, TRAVAS ELETRICAS, ALARMES e outros, são, sem sombra de dúvidas, o que mais movimenta o nosso mercado”, afirma.

Para atender essa demanda, a MDM Representações atua na região com 17 atacadistas que tornam o portfólio da empresa bastante sólido. “Por essas características, não tenho dificuldades em atender meus clientes seja de forma presencial, seja por telefone. O que faço questão é de sempre dar o suporte necessário para atender todos a contento e, com o passar dos anos, muitos clientes acabam se tornando amigos. Para mim é sempre um prazer conseguir satisfazer a demanda desta clientela, que é cada vez mais exigente – querem qualidade a preço justo”, conta Marcos.

Para continuar com o atendimento de qualidade o representante conta também com o apoio das representadas. “As fábricas sempre se preocupam em lançar produtos que sejam do interesse do mercado, e para mim este ainda é o maior trunfo de todos os fabricantes nacionais”, conta Marcos, que faz uma ressalva: “os lançamentos precisam ser apresentados aos clientes e para isso existem eventos e feiras imprescindíveis, onde os fabricantes podem se fazer presentes e assim estar perto tanto dos lojistas como dos atacadistas”. Falando da região Nordeste se destacam a AUTONOR, que é bienal e acontece em Recife, e a AUTOP, que acontece este mês em Fortaleza.

Marcos Meira ainda faz questão de ressaltar a importância de um evento focado em negócios. “O ENAN é este tipo de evento, e acaba sendo um termômetro para todos nós. Eu tive a oportunidade de estar em todas as edições e pude contemplar que fabricantes e atacadistas se encontram para trocar informações, apresentar e contemplar lançamentos e efetivamente FAZER NEGÓCIO. Eu, particularmente, divido o mercado em antes e depois do ENAN. E mais, este evento é aquele em que quem está fora quer entrar e quem está dentro não quer sair”, afirma.

Com um mercado tão dinâmico e competitivo, essas ações por parte das fábricas, citadas pelo representante, se tornam importantíssimas para munir o profissional de Representação de ferramentas e garantir a presença da marca no mercado. “Atualmente para se manter entre as principais marcas se tornou obrigação que tenhamos representadas que estejam comprometidas em buscar os produtos que a cadeia (atacado, lojista e consumidor final) tenha real interesse, dispor de um departamento de marketing empenhado em fomentar sempre a marca, além de produtos de qualidade a preço justo”. E finaliza: “o segredo para estar inserido neste mercado é ter ética profissional, boas representadas e muita disposição para atender, de forma efetiva, seus clientes para que as parcerias entre fabricante e clientes sejam duradouras”.

Por: Denise Andrade

Fotos: Divulgação

Denise Andrade

Share
Published by
Denise Andrade

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

3 semanas ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

5 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

5 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

8 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

8 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

8 meses ago