Uma pesquisa de vendas no setor automotivo destacou em 2010 que 42% dos consumidores de carros novos era composto por mulheres. De lá para cá, este número aumentou e hoje cerca de metade, ou seja, 50% do consumidor de veículos é do sexo feminino.
E, se elas adquirem automóveis, certamente também estão indo mais ao mecânico e às lojas de som e acessórios automotivos. Vários lojistas relatam que cada vez mais é comum as mulheres irem à loja em busca de um acessório que facilite seu dia a dia como os sensores de ré, ou câmeras que auxiliem nas manobras e principalmente para adquirirem acessórios de segurança, como travas e alarmes.
E, se antes elas apareciam nas lojas acompanhadas para se sentirem mais seguras, agora surgem sozinhas e confiantes, cientes do que querem comprar. E não é só isso. Cada vez mais atentas, fazem questão de acompanhar a instalação dos acessórios em seus veículos e saber exatamente como tudo foi feito.
Diferente do público masculino, as mulheres dão atenção a como este atendimento é feito, à estrutura que as atende, à educação dos funcionários e à limpeza dos uniformes e da loja. Prezam por um ambiente onde possam aguardar o serviço ser concluído e com certeza serão clientes fiéis da loja que ligar depois da venda para saber se está tudo funcionando direitinho.
Por isso é preciso que a loja saiba lidar com este público cada vez mais presente no estabelecimento, que diferente dos homens, tem mais paciência e acredita que pesquisar por opções de produtos e preços não é perda de tempo e sim ganho, já que sairá da loja com o produto que a atenda melhor.
É importante que se a loja não tem uma funcionária, isso mesmo, uma mulher para atender essa cliente, que os rapazes sejam treinados para este atendimento, já que a cliente/mulher fará inúmeras perguntas para sair da loja com a certeza que tudo foi feito a contento. Hoje os vendedores e instaladores estão acostumados com o público masculino, mais objetivo e prático, que vai a loja com mais pressa de ter o seu projeto realizado com rapidez. A paciência do vendedor/instalador neste caso não precisa ser exercitada.
A cliente/mulher preza pela informação. Como ela é uma consumidora nova, ou emergente como apelidaram os institutos de pesquisa, ela ainda não tem familiaridade com os nomes e funções dos acessórios, mas tem o PODER de compra nas mãos e mais importante, só precisa saber que aquele determinado produto lhe trará benefícios para adquiri-lo. Se o funcionário souber expor e exemplificar, terá ali uma cliente potencial e fiel.
Para chamar a atenção desta cliente à sua loja é importante também investir na aparência do ambiente, como uma fachada e vitrine atrativas, belo layout, ambiente limpo e de uma recepção que alie cadeiras confortáveis e pequenos serviços de cortesia –como café, revistas e até wi-fi.
Homens são de Marte, mulheres são de Vênus
Para o consultor de marketing que ministra treinamentos para profissionais de vendas na área automotiva, Ari Lima, é preciso estar atento e entender como as mulheres consomem para atender às suas necessidades e fidelizá-las à sua loja. “Elas têm atitudes de consumo, preferências, prioridades e exigências diferentes dos homens”, explica. Veja as principais diferenças de comportamento entre os consumidores na hora da compra, segundo levantamento da Performance Gestão & Treinamento:
Homens:
– Não gostam de realizar compras, em geral;
– São mais impacientes;
– Fazem menos pesquisa de preço;
– Pesquisam poucas opções de produtos e de lojas;
– São em geral menos detalhistas;
– Compram mais rapidamente do que as mulheres;
– São mais sensíveis às promoções do que as mulheres;
– Quando saem para fazer uma compra, normalmente adquirem apenas o produto que buscam.
Mulheres:
– Adoram comprar e têm muita paciência para isso, em geral;
– São mais detalhistas e gostam de experimentar os produtos antes de levá-los;
– Analisam o produto e o contexto de sua utilização;
– Examinam várias opções, trocam informações e, se necessário, visitam vários endereços antes de se decidirem;
– No caminho de uma compra, aproveitam para comprar outros produtos, pois a mulher é capaz de pensar e fazer várias coisas ao mesmo tempo;
– Exigem linguagem e apelos visuais de marketing diferente dos homens;
– Não gostam de serem classificadas com estereótipos;
– O público feminino é mais complexo que o masculino e exige várias abordagens para os diversos perfis de consumidoras;
– Buscam preço e qualidade ao mesmo tempo, nem que para isto tenham que gastar mais tempo procurando;
– O processo de compra das mulheres é mais longo, pois elas conferem mais informações e fazem mais perguntas;
– Gostam de trocar mais informações e falar a respeito do que compraram e dar dicas sobre endereços e lojas. Por isso, espalham mais notícias “boca a boca”;
– São mais ligadas a detalhes e pequenas coisas que compõem os produtos;
– O ambiente, a decoração e o atendimento são muito importantes para elas.
olhos:
“As mulheres dão atenção a como o atendimento é feito, à estrutura de atendimento, à educação da equipe e à limpeza dos uniformes e da loja.”
Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…
Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…
Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…
SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…
SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…
Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…
This website uses cookies.