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Nova Ford Ranger Raptor: tudo sobre a nova versão esportiva da pickup

Ranger tem nova versão com suspensão, motor e itens de suspensão específicos da versão

Depois de uma longa expectativa e apenas seis meses após a chegada da nova geração, a Ford lança no Brasil a Ranger Raptor. Ela vai muito além de um pacote esportivo pois há novidades de estrutrura, suspensão, novo motor biturbo e acabamento diferenciado em versão única por R$ 448,6 mil. Veja a seguir detalhes da nova versão, itens de série, ficha técnica e acessórios:

Visual arrojado

Seu perfil visual está no apelo esportivo da grade especial com a grafia Ford, o gancho como item de série, molduras de pára-lamas e rodas aro 17 com pneus 285/70 Continental Grabber de uso off road. Vale lembrar que a Ranger Raptor tem inspiração direta na F-150 Raptor vendida nos Estados Unidos.

Por dentro há um novo volante exclusivo, menu “Raptor” com parâmetros de escapamento e modos de direção, borboletas atrás do volante em magnésio e revestimento preto e laranja enquanto os bancos são exclusivos com ajuste elétrico e apoio lateral. Todo o revestimento dos bancos é feito em couro e suede e o revestimento interno do teto e coluna são pretos.

Dimensões e ficha técnica

Na ficha técnica, a Ranger Raptor quase não muda: são 5,36m de comprimento (1cm a mais que a Ranger por conta dos pára-choques), entre eixos iguais de 3,27m, largura de 2,20m (maior que os 2,01m da versão comum por conta do conjunto de pneus, 1,92m de altura e bitolas de 1,71m, maiores que os 1,62m das demais versões.

Para a Raptor a Ford fez reforços no chassi e suporte de estepe além de chapas de proteção em aço para a parte inferior. O curso da suspensão é 32% mais rígido na dianteira que usa braços duplos e ligas de alumínio e 18% na traseira que usa molas helicoidas.

A capacidade de carga é mantida na Raptor porém há novos acessórios como os protetores Flexbed, tomada de 120v, pontos de ancoragem de carga e tampa de acesso nas laterais. A suspensão usa amortecedores Fox Live Shocks de 2,5”.

Novo motor 3.0 V6

Na Ranger Raptor o motor é o 3.0 V6 bi-turbo GDI com 397cv e 58,3kgfm de torque a 3.500rpm. Diferente das outras versões o motor tem controle eletrônicos das válvulas de alívio da turbina. O câmbio é o mesmo de 10 marchas porém com relações reprogramadas na linha Raptor. A Ford fala em 0-100km/h em 5,8s o que faz da Raptor a pick-up mais rápida à venda no Brasil. A Ford anuncia consumo entre 8,3 e 10,2km/l.

Com o novo motor a Ford também trouxe três novos modos de condução para a Ranger Raptor: Baja, Rock Crawl e Esportivo além dos já disponíveis. Estes modos alteram desde o visual da tela até os parâmetros de resposta do motor, câmbio e suspensão. Tanto o diferencial traseiro quanto dianteiro são do tipo autoblocante, outro item exclusivo da Ranger Raptor e a capacidade de imersão é de 85cm com 32° de ângulo de entrada e 27° de saída.

Itens de série

Entre os itens de segurança e comodidade a Ranger Raptor tem faróis Led Matrix, som Bang&Olufsen com 8 falantes, luzes externas 360°, navegador off road com controle de inclinação e sensores, painel digital de 12,4”, multimídia com tela de 12” e sistema Ford Sync 4 com conexão sem fio para celulares, assistente de pré colisão, controle de Cruzeiro adaptativo com Stop&Go, assistente de frenagem e de cruzamentos, reconhecimento de placas de trânsito e total de 7 airbags.

Além dos itens de série a Ranger Raptor tem oito acessórios como rodas preparadas com Bead Lock, capota elétrica retrátil, santantonio, amortecedor da tampa traseira, trava de estepe e protetor do cabo do estepe e antifurto de rodas.

A Ford afirma que a Raptor foi testada nos últimos anos em várias condições de rodagem incluindo regiões desérticas, 1.600km rodados em velocidade máxima em condições extremas, 39.500km de testes estruturais e de motorização e 50.000km de testes no Brasil.

A Ranger Raptor chega nas cores Laranja Sahara, Azul Belize, Preto Astúrias, Branco Nevasca e Cinza Diamantina. As primeiras unidades da Ford Ranger Raptor serão entregues em fevereiro de 2024. O preço sugerido é de R$ 448,6 mil.

*com informações de Henrique Pereira

Marcos Camargo

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