O melhor de ontem e hoje do mundo do automóveis se encontra em Pebble Beach

Um dos mais badalados eventos do universo automotivo em todo mundo acontece anualmente na pequena cidade de Carmel by the Sea, nos Estados Unidos. Conhecido reduto de milionários vizinho a Monterey, no estado da Califórnia, a charmosa Carmel recebe todo mês de agosto milhares de visitantes para uma semana e atividades ligadas a automóveis que culmina com o Pebble Beach Concours d’Elegance.

Uma das mais antigas tradições do mundo dos automóveis, os “concursos de elegância” são sofisticados eventos que reúnem veículos clássicos e novos, com foco em estilo, equilíbrio de linhas e, no caso dos clássicos, qualidade da restauração, que em muitos casos deixa os veículos em condições melhores do que quando saíram da fábrica.

Esse tipo de evento teve origem na França no século 17, quando a aristocracia aproveitava os finais de semana para exibir suas carruagens personalizadas e equipadas nos parques e competir para saber quem conseguia chamar mais a atenção do público.

Com o advento dos automóveis, que no princípio eram verdadeiras carruagens com motores substituindo os cavalos, muitos dos antigos fabricantes de carruagens continuaram com a tradição, criando carrocerias e interiores personalizados para os milionários donos dos novos veículos.

Logo a competição deixou de ser informal e nas ruas, sendo transferida para os concursos de elegância. A tradição continua até hoje, com eventos como o Pebble Beach Concours d’Elegance, o Louis Vuitton Classic e o Concorso d’Eleganza Villa d’Este.

Logicamente, um evento como esse reúne milhares de pessoas de alto poder aquisitivo e jornalistas especializados. E isso, por sua vez, atrai o interesse de muitas montadoras, que aproveitam para mostrar seus últimos lançamentos em sofisticados lounges, assim como carros conceito e show cars especialmente desenvolvidos pelos seus designers ou em parceria com conhecidos carrozzieri.

Foi o que aconteceu este ano em Pebble Beach, com criações da Rolls Royce, Bentley, Aston Martin, BMW, Ferrari, Lamborghini, McLaren, Lexus e Infinity disputando as atenções com Ferraris, Bugattis e Maseratis clássicas e com luxuosos clássicos como o Isotta Fraschini que arrebatou o prêmio principal.

A Lamborghini aproveitou o evento para lançar a Aventador LP 750-4 Superveloce Roadster, versão conversível do seu badalado modelo e ainda exibiu o concept Asterion LPI-910-4, capa da AutoMOTIVO do mês de julho. A Ferrari levou uma versão customizada da California T e a Maserati mostrou o Ghibli Ermenegildo Zegna.

Enquanto a Roll-Royce apresentou o Wraith Inspired by Music, com portas suicida e interior todo inspirado em música, a Aston Martin mostrou dois modelos de tirar o fôlego, o DBX Concept e ainda o Aston Martin Vision.

A BMW levou duas atrações, a 3.0 CSL Hommage com pintura homenageando o modelo original de competição e a M4 GTS, modelo esportivo que a AutoMOTIVO mostrou em primeira mão na edição de setembro.

A Lexus também apresentou duas atrações, o sedan GS 200t e o SUV LX 570, ambos equipados com um novo monitor multifunção touchscreen de impressionantes 12,3 polegadas.

A Bentley apostou no belo EXP 10 Speed 6 e no 6 MY Bentley, além de levar modelos clássicos. A Bugatti voltou a mostrar o Veyron 16.4 Super Sport e reforçou a mostra com seu mítico Type 35, o carro de competição mais bem sucedido de todos os tempos.

Por sua vez, a McLaren apresentou o modelo 570S customizado pela MSO – McLaren Special Operations. E, sendo um evento nos Estados Undos, não podia faltar um Mustang: o 2016 Ford Mustang Rocket Speedster, customizado pela Galpin em projeto da Fisker.

fabio codellos

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

1 dia ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

2 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

4 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

6 dias ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

1 semana ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

1 semana ago

This website uses cookies.