Durante os 10 anos em que morou no Japão, Daniel Seki aperfeiçoou seu espírito empreendedor, primeiro como importador de acessórios automotivos. De volta ao Brasil, logo a percepção de empreendedor indicou que havia uma oportunidade que podia ser explorada no mercado de acessórios automotivos, mais especificamente no segmento de faróis de neblina.
Então, Daniel abriu a Onnix Auto Parts e passou a importar produtos desse segmento para atender a demanda existente. Acostumado aos procedimentos descomplicados de importação do Japão, até chegar a esse ponto ele teve de adaptar à burocracia e às normas confusas que são praticadas no Brasil.
Ainda assim, em pouco tempo, a Onnix já tinha um portfólio de produtos bastante extenso, chegando a somar 200 itens diferentes em só uma das linhas. Isso implicava em um grande estoque, volume e como o giro de produtos no segmento de faróis de neblina é lento, logo Daniel já estava estudando o mercado, à procura de novas oportunidades.
Ele explica que a ideia era identificar oportunidades em produtos de curva A e de alto giro (“produtos de preço”). Depois de algum tempo pesquisando, ele chegou à conclusão de que valia a pena passar a concentrar o foco em produtos como lâmpadas LED para faróis e sensores de estacionamento, que atendiam às características que procurava. A linha de faróis de neblina foi deixada de lado e o foco da empresa passou a se concentrar nos novos produtos. Hoje a Onnix trabalha com mais de 30 modelos de lâmpadas LED para faróis e cinco modelos de sensores de estacionamento.
Otimismo e novos produtos
A linha deve crescer em breve com a incorporação de outros produtos, como um medidor de pressão de turbo para carros que têm esse componente como original e faróis Xenon, previstos para os próximos meses.
Daniel Seki está bastante animado com o desempenho do mercado estre ano: “2017 tem superado as expectativas”, afirmou. Segundo ele, as vendas estão reagindo positivamente e este ano deve ser bem melhor que o de 2016. Em função das boas perspectivas, diversos novos projetos estão sendo desenvolvidos pela empresa.
Dificuldades enfrentadas
Apesar do otimismo, o diretor da Onnix faz questão de ressaltar as dificuldades enfrentadas pelas empresas brasileiras no segmento de importação. O empresário chama atenção para as dificuldades com as quais os importadores convivem, principalmente para poderem desembaraçar seus produtos, enfrentando problemas com a interpretação das normas NCM, que pode ser diferente de um fiscal para outro, e com os custos de armazenagem que a dificuldade de desembaraço acarreta.
Ele lembra que a importação é um processo demorado. Não basta identificar o melhor fornecedor para o produto desejado e depois negociar condições otimizadas de compra. A mercadoria deve ser paga com 60 dias de antecipação e depois que ela é desembaraçada, se for vendida de imediato o importador só vai receber 60 dias depois, considerando o prazo de pagamento dado para os distribuidores.
“No total, são pelo menos 150 dias de prazo desde que se paga pelo produto até que se receba pela sua venda, o que exige que o importador tenha capacidade financeira (capital de giro) adequada, assim como um fluxo de caixa cuidadosamente estudado”, conclui.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação
Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…
Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…
Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…
SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…
SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…
Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…
This website uses cookies.