Um carro conceito, ou carro conceitual, é um projeto que pode começar como exercício de estilo, testando novas propostas e tendências que podem ou não um dia virar realidade e serem incorporadas aos veículos de produção seriada.
Todos os anos vemos dezenas de carros conceito expostos como atrações nos stands de montadoras e estúdios de design nos principais salões automobilísticos ao redor do mundo.Nas edições da AutoMOTIVO eles já se tornaram uma atração tradicional.
Na maioria das vezes, só uma ou outra idéia é aproveitada. Raríssimas vezes vemos um carro conceito ultrapassar os estágios de atração e de fonte de idéias, chegando às linhas de produção.
Um desses casos raros é o do Opel Ampera, que no início deste ano começou a ser entregues aos primeiros compradores, sem perder o aspecto de atração de Salão do Automóvel nem custar uma fortuna.
Ele foi apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra de 2009, começou a ser fabricado no final do ano passado e finalmente chegou às ruas no inicio deste ano, a um preço a partir de 42.900 euros (pouco menos de R$210 mil).
Produzido pela divisão alemã da General Motors, a Opel, o Ampera é um cinco portas, com espaço para quatro passageiros adultos. Sua principal característica técnica é de ser um carro elétrico híbrido que oferece uma autonomia de mais de 500 quilometros.
A plataforma de carros elétricos da General Motors foi desenvolvida por diversas das divisões da montadora americana, gerando outros modelos como o americano Chevrolet Volt, mas, de todos eles, o Ampera é certamente o que tem o estilo mais arrojado.
O sistema de propulsão E-VER do Ampera é o primeiro sistema elétrico “plug-in” com extensor de autonomia do mundo num veículo de produção em série. Composto por um motor elétrico com 111 kW (150 cv) de potência e um motor-gerador a gasolina 1.4 ECOTEC® com 63 kW (86 cv) que é usado para para alimentar um gerador elétrico que alimenta o inovador conjunto de baterias de ions de lítio (Li-Ion).
Graças ao motor elétrico de 150 cv e ao baixa relação peso-potência, o Ampera acelera dos 0 aos 100 km/h em 10 segundos ou menos. A maioria dos veículos híbridos convencionais atuais ( HEVs) usa baterias de níquel metal hídrico (NiMH), que são maiores, mais pesadas, geram menos energia, têm mais efeito-memória e tendem a descarregar quando o veículo não é utilizado.
As baterias de ions de lítio têm pouco ou nenhum efeito memória e descarregam moderadamente quando não estão a ser utilizadas, pelo que mantêm a carga quando o veículo está estacionado. Complementarmente, o Ampera ainda conta com um gerador de energia de freagem, que aproveita a energia gerada pelo sistema de freios para ativar o freio-motor e recarregar a bateria.
Graças a essas soluções, o Opel Ampera recebeu até agora doze prêmios internacionais e conseguiu uma carteira de mais de 6000 pré-encomendas na Europa antes mesmo de começar a ser vendido nas concessionárias.
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