Categories: Concept Cars

Opel Ampera, do conceito às ruas

 

Um carro conceito, ou carro conceitual, é um projeto que pode começar como exercício de estilo, testando novas propostas e tendências que podem ou não um dia virar realidade e serem incorporadas aos veículos de produção seriada.

Todos os anos vemos dezenas de carros conceito expostos como atrações nos stands de montadoras e estúdios de design nos principais salões automobilísticos ao redor do mundo.Nas edições da AutoMOTIVO eles já se tornaram uma atração tradicional.

Dependendo das reações do público dentro e fora desses salões, da imprensa e da própria indústria automobilística, esses veículos de aparência futurista podem ou não se tornar realidade, total ou parcialmente.

Na maioria das vezes, só uma ou outra idéia é aproveitada. Raríssimas vezes vemos um carro conceito ultrapassar os estágios de atração e de fonte de idéias, chegando às linhas de produção.

Um desses casos raros é o do Opel Ampera, que no início deste ano começou a ser entregues aos primeiros compradores, sem perder o aspecto de atração de Salão do Automóvel nem custar uma fortuna.

Ele foi apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra de 2009, começou a ser fabricado no final do ano passado e finalmente chegou às ruas no inicio deste ano, a um preço a partir de 42.900 euros (pouco menos de R$210 mil).

Produzido pela divisão alemã da General Motors, a Opel, o Ampera é um cinco portas, com espaço para quatro passageiros adultos. Sua principal característica técnica é de ser um carro elétrico híbrido que oferece uma autonomia de mais de 500 quilometros.

A plataforma de carros elétricos da General Motors foi desenvolvida por diversas das divisões da montadora americana, gerando outros modelos como o americano Chevrolet Volt, mas, de todos eles, o Ampera é certamente o que tem o estilo mais arrojado.

E de todos os seus traços, a frente é o que mais chama a atenção, graças ao conjunto ótico em forma de bumerangue, que lhe dá um aspecto agressivo e diferenciado, mesmo quando visto só de lado.

O sistema de propulsão E-VER do Ampera é o primeiro sistema elétrico “plug-in” com extensor de autonomia do mundo num veículo de produção em série. Composto por um motor elétrico com 111 kW (150 cv) de potência e um motor-gerador a gasolina 1.4 ECOTEC® com 63 kW (86 cv) que é usado para para alimentar um gerador elétrico que alimenta o inovador conjunto de baterias de ions de lítio (Li-Ion).

Graças ao motor elétrico de 150 cv e ao baixa relação peso-potência, o Ampera acelera dos 0 aos 100 km/h em 10 segundos ou menos. A maioria dos veículos híbridos convencionais atuais ( HEVs) usa baterias de níquel metal hídrico (NiMH), que são maiores, mais pesadas, geram menos energia, têm mais efeito-memória e tendem a descarregar quando o veículo não é utilizado.

As baterias de ions de lítio têm pouco ou nenhum efeito memória e descarregam moderadamente quando não estão a ser utilizadas, pelo que mantêm a carga quando o veículo está estacionado. Complementarmente, o Ampera ainda conta com um gerador de energia de freagem, que aproveita a energia gerada pelo sistema de freios para ativar o freio-motor e recarregar a bateria.

Graças a essas soluções, o Opel Ampera recebeu até agora doze prêmios internacionais e conseguiu uma carteira de mais de 6000 pré-encomendas na Europa antes mesmo de começar a ser vendido nas concessionárias.

fabio codellos

Share
Published by
fabio codellos

Recent Posts

Tiggo 7 na China já deixou modelo brasileiro para trás: veja o que muda

SUV médio ganha novo visual, mais tecnologia e fica mais barato A Chery na China…

3 dias ago

Honda HR-V Touring 2024: teste completo, consumo, ficha técnica

versátil, versão turbo tem bom desempenho mas custa quase R$ 200 mil O Honda HR-V…

3 dias ago

Polo, Strada e Onix: conheça os carros mais vendidos do Brasil em abril de 2024

Mercado cresceu mais do que o esperado em função de um mês sem feriados como…

4 dias ago

Bao 5: conheça o jipe da BYD com 686cv que vai estrear no país em 2025

SUV da BYD é da marca FangchengBao e tem visual inspirado nos Defender da Land…

5 dias ago

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

1 semana ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

2 semanas ago

This website uses cookies.