Há anos temos insistido, nas nossas análises, na necessidade e na importância de prestar atenção em segmentos e nichos do mercado automotivo. Temos, por exemplo, insistido na importância do mercado de seminovos e usados e acompanhado a (r)evolução do segmento dos SUVs.
Desta vez, vamos olhar mais de perto o segmento de pick-ups, que vem crescendo e se expandindo, na contramão do mercado. Esse desempenho chegou ao ponto da Fiat Strada ser o terceiro veículo mais vendido no Brasil no ano passado, com 153.126 unidades emplacadas, só perdendo para o Fiat Palio e o VW Gol.
Isso até poderia ser visto como uma aberração, não fosse a presença da VW Saveiro como décima-segunda no ranking dos mais vendidos, com 83.031 unidades emplacadas e da Chevrolet S10, com 50.811unidades, poucas posições abaixo, à frente de modelos como o Renault Duster e os Chevrolets Classic e Cobalt, só para citar alguns.
Se ainda não está convencido, vale lembrar que a Toyota Hilux, que em abril deste ano ultrapassou a Chevrolet S10 e foi a pick-up média mais vendida no país, vendeu quase 5.000 unidades a mais em 2014 que o seu irmão Etios Hatch.
Continuando a lista, a Chevrolet Montana vendeu mais do que o Citroen C3, a Ford Ranger está à frente do Peugeot 208, a Mitsubishi L200 emplaca mais unidades do que o Renault Clio, e a Volkswagen Amarok bate as vendas do Chevrolet Cruze Hatch.
Os três modelos mais vendidos de pick-ups no ano passado, a Fiat Strada, a Volkswagen Saveiro e a Chevrolet Montana, respondem por mais de 70% das vendas do segmento, com aproximadamente 444 mil unidades emplacadas.
Outro dado que merece atenção é que, das dez pick-ups mais vendidas, só a Nissan Frontier perdeu mercado em 2014. Todas as demais venderam mais do que no ano anterior.
Segundo a consultoria JATO Dynamics, em 2014 as pick-ups abocanharam 13,32% do mercado, gerando mais de R$ 30 bilhões em faturamento para as montadoras.
Fora da curva? Nada disso: nos últimos cinco anos o segmento tem representado sempre mais que 10% do mercado total. Foram 11,91% em 2013; 10,95% em 2012; 11,16% em 2011 e 10,48% em 2010.
Enquanto isso, numa pesquisa feita em 42 países mostra que a participação das pick-ups representou em torno de 5% a 6% dos segmentos de carros e comerciais leves nos últimos 5 anos.
Será que não é hora de você prestar mais atenção nas pick-ups, se é que já não está fazendo isso?
O mercado de pick-ups no Brasil
O levantamento da JATO Dynamics mostra dados interessantes sobre a frota de pick-ups do país. Os mais importantes para o mercado de equipamentos de som e acessórios automotivos referem- se às vendas, concentradas na região Sudeste e em municípios menores.
Quase metade da frota de pick-ups brasileira está concentrada na região Sudeste, onde estão nada menos que 45,89% dos utilitários do país. A região Sul tem a segunda maior concentração de pick-ups, com 19,76%, seguida pela Nordeste, onde estão 15,78%, pela Centro-Oeste, que tem 11,57%, e pela Norte, que fica com os 7% restantes.
No que diz respeito aos estados, São Paulo fica com mais de um quarto das pick-ups do país, com 25, 88%, seguido por Minas Gerais, onde estão 12,44% da frota. Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina vêm a seguir, com 9,04%, 5,95%, 5,15% e 4,77%, respectivamente.
Ao contrário do que ocorre em outros segmentos, a maior concentração de pick-ups está pulverizada no interior do país, longe dos grandes centros e especificamente entre os 5.000 menores municípios dos 5.569 existentes no Brasil.
A Fiat Strada predomina entre os modelos de pick-up que circulam pelo país, com 19,21% da frota do segmento, seguida pela Volkswagen Saveiro, que tem 11,51% de participação; pela Chevrolet S10, que fica com 9,37%; pela Kombi “cabrita”, que tem 7,97% e pela Chevrolet Montana, que representa 6,56%.
No que diz respeito às marcas, a liderança também fica com a Fiat, que tem uma participação de 27,37% no total da frota de pick-ups. Em segundo lugar vem a Volkswagen, com 21,37%, a Chevrolet, com 17,50%, a Ford, com 8,47% e a Toyota, com 6,72%.
No entanto, o panorama do consumo de pick-ups não é o mesmo em todo o país, variando de região para região. Enquanto na média nacional a balança pende a favor das pequenas, com 58% das vendas, contra 42% das médias, nas regiões e estados as coisas são diferentes.
No Sudeste, as pequenas têm 65% do mercado e as médias, só 35%, o menor percentual entre todas as regiões. No Sul, esse panorama se repete com pouca diferença, 64% de pequenas contra 36% de médias. No Nordeste as pequenas ainda prevalecem, só que com menor vantagem: 55% contra 45%.
Nas regiões Centro-Oeste e Norte a situação se inverte e as médias registram 56% contra 44% e 60% contra 40%, respectivamente.
Fonte: JATO Dynamics com processamento especial AutoMOTIVO
As três pick-ups mais vendidas mundo afora
Um levantamento feito pela empresa de consultoria JATO Dynamics mostra quais são as marcas e modelos de pick-ups mais vendidos em alguns dos principais mercados automotivos.
Nos Estados Unidos, maior mercado de pick-ups em todo o mundo, são os modelos grandes que dominam. Lá, quem dá as cartas é a Ford, com os modelos da sua série F, como a popular F-150, que acumularam mais de 750.000 unidades vendidas em 2014.
Logo atrás ficam a Chevrolet Silverado e a Dodge RAM, só que mais de 250.000 unidades atrás da líder, que mantém a posição há nada menos que 38 anos. Para se ter uma ideia do que representa o volume de vendas da Série F, há 33 anos ela é a campeã de emplacamentos nos EUA, inclusive quando considerados os automóveis.
A Toyota Hilux, em diversas configurações e modelos, é a que aparece como líder na maioria dos maiores mercados: Tailândia, Grã Bretanha, Argentina e Malásia.
Embora seja o terceiro maior mercado mundial para comerciais leves, as pick-ups perderam muita popularidade no Japão devido à taxação e até modelos de sucesso em outros mercados, como a Hilux, deixaram de ser produzidos. Os dois modelos mais vendidos no país são pequenos utilitários comerciais.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação
Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…
Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…
Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…
SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…
SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…
Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…
This website uses cookies.