Permak prova que acredita no mercado investindo no som automotivo

Diz o ditado popular que “enquanto uns choram, outros vendem lenços”. Provavelmente, esse é o caso da Permak Acessórios Automotivos, empresa paulista de acessórios automotivos que, depois de investir na fabricação de fios e cabos de alta qualidade, decidiu apostar na produção de alto-falantes.

“É justamente nos anos considerados difíceis, em que os outros dizem que há crise, que nós mais crescemos”, revela Ocimar Garcia, Diretor Comercial da empresa, localizada no Distrito Industrial da pequena Regente Feijó, cidade de cerca de 19 mil habitantes localizada a poucos quilômetros de Presidente Prudente, no extremo Oeste do Estado de São Paulo.

Sempre sorrindo, ele confessa que se considera um otimista e que não gosta de ver dificuldades, preferindo procurar as oportunidades escondidas e revela que espera que a Permak continue crescendo em 2015: “Mesmo com eventuais dificuldades localizadas, a empresa é sólida e tem custos enxutos. Estamos preparados para crescer.”

Mudando para crescer

Foi justamente para poder crescer que a Permak saiu de São Paulo em direção ao Interior do Estado, em busca de terrenos maiores e a preços mais acessíveis do que na Capital. Hoje a empresa tem seis galpões industriais integrados, com uma área construída de mais de 10.000 m2, em um terreno de 20.000 m2 e mostra grande vontade de continuar crescendo.

“Há dez anos que o empreiteiro não sai daqui, sempre tem trabalho para ser feito”, comenta Ocimar enquanto mostra as obras do sétimo galpão, em fase adiantada de construção, mostrando que a empresa já está preparada para o grande volume de pedidos que deve ser gerado durante os três dias do ENAN 2015.

Ele deixa claro que um dos pilares da empresa é a verticalização da produção, investindo em equipamentos, dominando todas as etapas do processo produtivo e minimizando a dependência de fornecedores externos.

Outro pilar é a manutenção de estoques de cada produto em volume suficiente para atender rapidamente a demanda. Isso vale desde os pequenos produtos até para a ampla linha de fios e cabos, não importa qual seja a bitola, a cor ou a forma de apresentação. E com a nova linha de alto falantes, que leva a marca Triton, não será diferente.

Para poder garantir isso, a Permak em breve estará instalando novas máquinas, compradas especificamente para aumentar o volume de produção e garantir reposição mais rápida do estoque de produtos.

Começando com um só produto

Tudo começou em 1991 com a produção de um único produto, as extensões de antena, que permitiam ligar os rádios às antenas, que tinham cabos relativamente curtos, pois eram instaladas na parte da frente dos veículos como o Santana, nos quais a antena precisava ser instalada na parte traseira da carroceria.

A seguir vieram produtos injetados, como os porta-fusíveis, os tapa-buracos e as molduras 1 DIN e 2 DIN. Hoje a empresa tem nada menos que 20 máquinas injetoras. Desde aquela época, a política comercial é de vender exclusivamente para distribuidores.

Atualmente, a Permak tem mais de 500 produtos em catálogo, distribuídos em quatro linhas: acessórios, molduras, fios e cabos (apresentada no ENAN 2014) e alto-falantes, que será apresentada oficialmente em março, no ENAN 2015.

Ocimar comenta que durante todos esses anos em que a empresa opera, o mercado brasileiro de equipamentos de som e acessórios automotivos mudou muito. Produtos que já fizeram muito sucesso, como os CD players e as telas para alto-falantes, por exemplo, já não têm mais demanda.
´
Essa é uma das razões pelas quais a Permak tem muito interesse no mercado externo, principalmente nos países da América do Sul e da América Central, onde produtos que já saíram de moda ou deixaram de ser usados no Brasil ainda têm grande demanda.

Ele revela que a participação em feiras de som e acessórios automotivos no Exterior, talvez em parceria com outros fornecedores brasileiros em um stand cooperativo, de modo a otimizar os custos para cada um, é uma das alternativas que estão sendo examinadas.

Com uma linha 90% concentrada em som automotivo, a Permak pretende continuar investindo na diversificação de seus produtos, sobretudo no segmento elétrico. Ocimar explica que “o segmento de som automotivo continua na nossa veia, mas a diversificação é a ordem do dia, permitindo que a empresa atenda a uma gama maior de clientes.”

“Com uma linha mais extensa de produtos, iremos gerar mais vendas, oferecendo ao mesmo tempo muito mais comodidade para os nossos distribuidores, que poderão trabalhar com um número melhor de fornecedores, otimizando negociações e diminuindo a carga de trabalho”, complementa.

 

Fios e cabos

A direção da empresa não mede esforços para estar sempre em sintonia com seus consumidores e procura aproveitar esse conhecimento das necessidades e desejos do público para desenvolver produtos diferentes.

Um exemplo disso foi a entrada da Permak no segmento de fios e cabos. Depois de investir dois anos estudando o mercado, conhecendo as técnicas mais avançadas de produção e selecionando os melhores fornecedores de insumos e equipamentos, a empresa dedicou outros quatro ao desenvolvimento dos produtos, até chegar ao nível de qualidade desejado.

“Hoje, temos produtos com qualidade comparável a dos melhores do mercado mundial, inclusive com características que instaladores e consumidores valorizam, como transparência e cores exclusivas”, explica Ocimar Garcia.

Para garantir um desempenho de alto nível, só é utilizado cobre na confecção da alma dos fios e cabos, que têm isolamento perfeito e obedecem a todas as normas técnicas do INMETRO.

Atendendo à demanda, os produtos são fornecidos em embalagens normais e em bobinas, dotadas de códigos de barra que facilitam a estocagem identificando cada produto por bitola e cor, entre outras informações.

Graças à qualidade, ao bom desempenho e a disponibilidade permanente para pronta entrega, a linha de produtos, que é comercializada com as marcas Permak e PK Sound, já representa cerca de 30% do faturamento da empresa.

Esses atributos também fizeram a diferença na hora de ser selecionada como fornecedora OEM da Taramp’s, que fornece os seus módulos de potência com 1,5 metro de cabo em duas cores.

Novidades para o ENAN

Para o ENAN 2015, além da nova linha de alto-falantes Triton e dos já conhecidos fios, cabos e molduras, a Permak promete levar muitas novidades para mostrar para os distribuidores, como, por exemplo, as antenas amplificadas para vários modelos e marcas de veículos e as hastes de antena, também para vários modelos e marcas.

Triton Alto-falantes é nova aposta da Permak

A aposta mais recente e grande novidade da Permak é no segmento de alto-falantes, com a fabricação de uma linha de produtos enxuta de marca própria, que exigiu investimentos em maquinário específico, como avançados tornos CNC e equipamento de corte plasma, só para citar dois exemplos.

Os investimentos continuam sendo feitos, desta vez na construção de um novo galpão, dedicado a reunir numa só área a produção dos alto-falantes, que até agora ocupa diversas áreas da fábrica e até um galpão remoto.

Com o surgimento da Triton Alto-falantes, o Grupo Permak se consolida, mas Ocimar deixa claro que não imagina que a expansão vá parar por aí: “Gosto de desafios, então vamos a mais desafios. Entrar e ter sucesso no mercado de alto-falantes é um desafio.”

 

Texto: Amadeu Castanho Neto

Imagens: Equipe AutoMOTIVO

fabio codellos

View Comments

Recent Posts

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

23 horas ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

3 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

5 dias ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

1 semana ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

1 semana ago

Ford cria Mustang com acessórios para comemorar 60 anos

Versão “60th Anniversary” terá carroceria cupê e conversível nos EUA Exatamente nesta data, em 1964,…

1 semana ago

This website uses cookies.